Dúvidas Sobre Eleição!

Discussão em 'Política' iniciado por Estagiario, 23 de Maio de 2010.

  1. Estagiario

    Estagiario Em análise

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Espírito Santo
    Olá doutores, estou com as seguintes dúvidas.

    Caso Na falta do Presidente, o vice tenha assumido o referido cargo, chegando até o final do mandato, questiona-se: se na legislatura seguinte, esse vice se candidatar a presidencia, tal fato configuraria reeleição, ou ele por ter sido simplesmente vice poderia se eleger duas vezes seguidas a presidencia?

    Caso o vice tenha simplesmente substituido o presidente por um unico espaço de tempo, voltando o presidente ao cargo posteriormente, , este vice, caso seja eleito na nova legislatura Presidente da República, tal fato configurará reeleição?

    Caso o indivíduo seja elito como vice e na legislatura seguinte seja reeleito como vicem poderá ele ser eleito presidente? e poderra ele ser eleito novamente vice?

    Obrigado.
  2. ewerton_fr

    ewerton_fr Membro Pleno

    Mensagens:
    105
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    As hipóteses de reeleição para mandato de cargo eletivo estão previstas todas na Constituição.

    CAPÍTULO IV
    DOS DIREITOS POLÍTICOS


    Art. 14.


    (...)

    § 5º O Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido, ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subseqüente.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 16, de 1997)

    § 6º - Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito.


    Quanto ao último questionamento seu, o vice-presidente, reeleito vice uma vez, pode sim candidatar-se presidente na legislatura seguinte desde que se desincompatibilize no prazo previsto no §6º.
  3. tiagod

    tiagod Membro Pleno

    Mensagens:
    158
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Nesse caso, o vice efetivamente assumiu o mandato no lugar do Presidente, de modo que, se ele se candidatar à presidência e for eleito, estará configurada a reeleição, não podendo ser eleito novamente, pois aí teríamos um terceiro mandato consecutivo, o que é vedado.


    Não se configura a reeleição, pois houve somente uma substituição por tempo determinado, voltando o titular ao exercício do mandato.

    Não poderá ser eleito presidente após dois mandatos como vice, sob pena de perpetuação no poder, o que é vedado!
Tópicos Similares: Dúvidas Sobre
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Dúvidas sobre ação no cejusc 05 de Janeiro de 2024
Direito de Família Dúvidas gerais sobre inventário, quem puder ajudar agradeço 03 de Abril de 2018
Direito de Família Dúvidas sobre Partilha de reclamatória trabalhista ex-conjugê! 24 de Janeiro de 2018
Direito Penal e Processo Penal Duvidas sobre Procuraçao 05 de Agosto de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Algumas dúvidas sobre Competência e pequenos procedimentos 29 de Julho de 2016