Não comparecimento da audiência de menor infrator.

Discussão em 'Direito Penal e Processo Penal' iniciado por DoctorMarcos, 20 de Setembro de 2016.

  1. DoctorMarcos

    DoctorMarcos Membro Pleno

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Doutores Advogados, senhores, peço eximia licença para poder tirar uma dúvida que está ocorrendo, com um cliente que acompanho.

    O menor infrator estava em medida socioeducativa, cumprindo liberdade assistida
    e interrompeu a medida, e não compareceu a segunda audiência de justificação,
    agora tenho que apresentá-lo, e fazer com que ele não regresse ao centro socioeducativo

    Alem disto já consta mandado de busca pelo não comparecimento.
  2. Milton Levy de Souza

    Milton Levy de Souza Membro Pleno

    Mensagens:
    627
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    DoctorMarcos:
    Requeira a(o) JUIZA DE DIREITO DO DEPARTAMENTO DE EXECUÇÃO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DA .....,conforme modelo anexo.

    EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA JUIZA DE DIREITO DO DEPARTAMENTO DE EXECUÇÃO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DA CAPITAL,DO ESTADO DE .......



    Rua Piratininga, nº 105

    CEP 03042-000









    Autos n.º 00000-56.2014.8.26.0000

    Execução de Medida Socioeducativa

    Adolescente: AAAAAAAAA DOS A AAAAA AAAAAAAA





    AAAAAAAAA DOS A AAAAA AAAAAAAA, portador da cédula de identidade Registro Geral número 000000000-2, bem como do Cadastro de Pessoa Física do Ministério da fazenda número 000-000-000-00 menor assistido por seu pai AAAAA AAAAA AAAAA1, portador da cédula de identidade Registro Geral número 00.000.000-0, bem como do Cadastro de Pessoa Física do Ministério da fazenda número 000-000-000-50, ambos residentes e domiciliados à Rua Antônio AAAAAA AAAAAAA, nº 25,no Núcleo Residencial VAI QUERERl, CEP 000-000, XCSXCSXCS, Estado de ....., vem a presença de VOSSA EXCELÊNCIA, na ação em destaque, para solicitar e expor o que se segue:





    Meritíssima Juiza:


    Trata-se de execução de medida de SEMILIBERDADE concedida, pela prática, em tese, do crime de tráfico.


    Ocorre que o jovem, mesmo supostamente, havia descumprido a medida.


    Nesse ínterim, o adolescente tem permanecido junto à residência paterna, município do estado de ............., cumpre observar que o mesmo conta com promessa de emprego, fruto de conquista de seu pai, revelando de plano a seriedade com que tem enfrentado o problema deste jovem, que todos querem ver bem, além disso está estudando, em estabelecimento de ensino estadual, na cidade e comarca de XCSXCSXCS, Estado de .....,.


    Atente-se, EXCELÊNCIA, para o que preconiza os arts.227 e 229, da Constituição Federal:


    TÍTULO VIII - DA ORDEM SOCIAL

    CAPÍTULO VII - DA FAMÍLIA, DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE E DO IDOSO


    Art. 227

    - É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.



    Art. 229

    - Os pais têm o dever de assistir, criar e educar o s filhos menores, ...



    Data venia, em primeiro lugar, é de se observar que o artigo 122, inciso III, do Estatuto da Criança e do Adolescente, prevê os requisitos para aplicação de sanção ao adolescente pelo descumprimento da medida, sendo imprescindível que haja a oitiva do adolescente em observância ao princípio do contraditório e da ampla defesa; e, ainda, que o descumprimento ocorra de forma reiterada,


    Este entendimento é pacífico, havendo inclusive súmula do Superior Tribunal de Justiça de nº 265 que dita:


    É necessária a oitiva do menor infrator antes de decretar-lhe a regressão da medida socioeducativa.”



    Desta forma, para a aplicação da internação-sanção, deve-se, respeitando o contraditório e a ampla defesa, ter a oitiva do mesmo antes do prosseguimento do feito.


    Nessas situações, deve-se tentar designar a audiência, eventualmente com uma tentativa da condução com liberalidade do adolescente para que ele possa dar sua versão sobre o suposto descumprimento da medida socioeducativa, não sendo necessária sua condução coercitiva ,bastando que designe-se a oitiva do mesmo para apresentar-se na audiência de justificação, sendo ,portanto, desnecessário a sua busca e apreensão(DETERMINANDO A EXPEDIÇÃO DE CONTRAMANDADO DE BUSCA E APREENSÃO).





    Nesse sentido, jurisprudência do nobre Tribunal de Justiça se manifestou:




    “Habeas Corpus – Execução de medida socioeducativa de semiliberdade – Descumprimento – Jovem não localizado para oitiva judicial – Aplicação de internação-sanção – Impossibilidade – Violação à disposição contida no artigo 122, inciso III, do ECA – Necessidade de prévia oitiva do adolescente – Aplicação da súmula nº 265 do Superior Tribunal de Justiça – Ordem parcialmente concedida” (HC 176.032-0/6-00, Rel. Des. Maria Olívia Alves, J. 25.05.2009);




    “HABEAS CORPUS – Imposição de medida de internação sanção por descumprimento de medida de semiliberdade, anteriormente imposta, sem o comparecimento da adolescente a audiência de justificação. Inadmissibilidade. Aplicação do art. 111, inciso V, do ECA. Não se pode aplicar internação sanção sem a oitiva do adolescente, dando-lhe o direito de justificar o não cumprimento de medida anteriormente imposta. O r. Decisório será anulado com respeito a aplicação da internação sanção. Entretanto, a busca e apreensão do jovem será mantida, para que seja conduzido a audiência de justificação, que em não sendo plausível, poderá acarretar a internação-sanção, no máximo por três meses. Ordem parcialmente concedida” (TJSP, HABEAS CORPUS Nº: 128.095-0/6-00, Rel. Des. Eduardo Gouvêa, 13/02/2006).




    Ainda, nesse diapasão, importante salientar que esse Tribunal em situação idêntica a narrada nesse remédio de égide constitucional decidiu que:



    HABEAS CORPUS – Internação – Sanção – Descabimento – Não há que se falar em decreto de internação-sanção antes da oitiva do paciente, que poderá ser conduzido coercitivamente para a audiência de justificação – Decisium reformado – Ordem Concedida – TJSP, HABEAS CORPUS Nº 2006446-34.2013.8.26.0000, Rel. Des. Samuel Júnior, 26/08/2013).



    Assim, requeiro seja declarada a nulidade da representação do Ministério Público, bem como redesignada audiência de justificação com a expedição de mandado de busca e apreensão do adolescente, a fim de que o mesmo possa ser ouvido.


    Pede deferimento.


    XCSXCSXCS, Estado de .....,, 25 de abril de 2016.



    ADVOGADO

    OAB/....

  3. DoctorMarcos

    DoctorMarcos Membro Pleno

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    MILTON MUITO OBRIGADO, VOCÊ AJUDOU-ME BASTANTE, OBRIGADO MESMO DOUTOR.


Tópicos Similares: Não comparecimento
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Efeitos do não comparecimento na Semana de Conciliação 19 de Novembro de 2014
Direito do Trabalho Afastamento Doença - Processo Na Justiça Federal - Não Comparecimento Na Perícia 20 de Maio de 2013
Direito Previdenciário Autor - Não Comparecimento A Perícia Judicial - Ajuda 25 de Abril de 2013
Direito do Trabalho Não Comparecimento Do Trabalhador Para Recebimento De Verbas 07 de Novembro de 2010
Direito do Trabalho Clausula de Não concorrência 12 de Julho de 2023