INVENTÁRIO OU USUCAPIAO - ESCRITURA DE COMPRA E VENDA SEM REGISTRO

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por FAADVOCACIA2017, 14 de Fevereiro de 2018.

  1. FAADVOCACIA2017

    FAADVOCACIA2017 Membro Pleno

    Mensagens:
    7
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Boa Tarde Doutores!!!
    Gostaria da ajuda dos amigos.
    Tenho em mãos documentos para entrar com inventário de um bem que encontra-se na posse de 5 herdeiros.
    o autor da herança faleceu deixando um imóvel adquirido no ano de 1956 cuja escritura de compra e venda não foi registrada.
    um dos herdeiros reside na casa em posse precária autorizada pelos demais herdeiros.
    Ocorre que o imóvel foi atingido por uma tragédia e a empresa responsável pelo dano destruiu o imóvel e o reconstruiu somente coma autorização do herdeiro que residia na casa ignorando os outros. O herdeiro que reside na casa também recebeu parte da indenização da empresa sem repassar aos demais herdeiros suas cotas partes. Ainda tem uma parte da indenização a ser repassada. Os demais herdeiros informaram a empresa que o imóvel não era só do herdeiro da casa, mas a e empresa não repassou o recibo do valor pago ao herdeiro residente na casa e diz não se responsabilizar pela parte da indenização repassada. o herdeiro que reside da casa repassou o imóvel em seu nome e não deixa os demais herdeiros
    se aproximarem da casa. Os 4 herdeiros querem entrar com o inventário mas só possuem a escritura de compra e venda sem registro e o herdeiro que reside na casa não quer entregar os demais documentos. O que devo fazer, entrar requerendo a usucapião do imóvel ou inventário? o que devo fazer e como? agradeço se puderem me ajudar.
  2. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa noite doutor:
    É uma situação complicada...
    Tenho para mim que como a Escritura é de 1956, anterior a existência de CPF, hoje não teria agasalho no campo registral.
    Entretanto, continua sendo um titulo público translativo de propriedade, ungido de fé pública e gerador de direitos, ainda que sem registro.
    E qualquer direito do autor da herança é transmissivel a seus herdeiros, por meio do inventario/arrolamento.
    O prognostico da usucapião penso não ser dos melhores, eis que apenas 01 dos 05 herdeiros vem exercendo efetivamente a posse física da coisa.
    Passo adiante, com o inventario já em andamento. seria o momento de solicitar uma Certidão de Objeto e Pé, identificando o imóvel e os 05 herdeiros.
    Próximo passo, notificação extrajudicial dos fatos ao herdeiro que detém a posse física, instruída com a certidão de objeto e pé, estipulando um valor locatício do imóvel , por exemplo aluguel de 1.000,00, onde caberia 200,00 a cada um dos 5 herdeiros.
    Outra notificação extrajudicial a empresa causadora do dano, também instruída com a Certidão de Objeto e Pé, levando ao conhecimento dela que os herdeiros do imóvel são 05, e que a indenização total deve ser distribuída entre todos eles, bem como ao mesmo tempo solicitando o comprovante do pagamento já efetuado, com a identificação do recebedor.
    Adriane Meira curtiu isso.
  3. cleide_ldo

    cleide_ldo Adv. São Paulo/SP

    Mensagens:
    186
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Muito bom dr Gonçalo. Quantas diretrizes!
Tópicos Similares: INVENTÁRIO USUCAPIAO
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor inventário de direitos possessórios e usucapião 24 de Outubro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Cessão de direitos - inventário ou usucapião? 07 de Fevereiro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Terreno em processo de usucapião pode ser incluído no inventário? 04 de Junho de 2018
Direito de Família Ação de Usucapião ou Inventário de posse de bem imóvel sem documentação 05 de Abril de 2016
Arquivos antigos Dúvida Inventário/Usucapião 20 de Maio de 2005