SEPARAÇÃO; PRÉ-ACORDO; VALIDADE

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por DI, 07 de Dezembro de 2004.

  1. DI

    DI Visitante

    Um casal tem urgência na separação e querem saber da possibilidade de se formalizar um pré-acordo de separação, estipulando a partilha de bens, visitas aos filhos, etc. até providenciarem a documentação para propositura da ação. Tal acordo, se assinado por duas testemunhas, tem validade jurídica perante o juiz que homolgar a separação a ser proposta?
  2. gilberto lems

    gilberto lems Membro Pleno

    Mensagens:
    251
    Estado:
    Minas Gerais
    O procedimento judicial de requerimento conjunto é simples, bastando à observância do disposto no CPC, arts. 1120 a 1124, sob pena de nulidade; os consortes devem requerê-la em petição assinada por ambos, por seus advogados ou por advogado escolhido de comum acordo (art. 34, § 1º da Lei 6515/77), comunicando a deliberação de pôr termo à sociedade conjugal, sem necessidade de expor os motivos, convencionando as cláusulas e condições em que o fazem; essa petição deverá ser instruída com os documentos e dados exigidos; verificando que a petição preenche todos os requisitos legais, o magistrado ouvirá ambos os consortes, separadamente, esclarecendo-os, verificando que estão plenamente conscientizados de seus atos e das condições avençadas, mandará reduzir a termo suas declarações e depois ouvir o representante do MP, no prazo de 5 dias homologará o acordo para que produza efeitos jurídicos; transitada em julgado, a decisão homologatória deverá ser averbada no Registro Civil competente e, se a partilha abranger bens imóveis, deverá ser averbada no registro imobiliário; a separação consensual só terá eficácia com a homologação judicial, que não é mero ato de chancela de um acordo, mas de fiscalização e controle da convenção firmada pelos cônjuges, visto que a separação do casal envolve também interesses da prole.

    Se haverá a renuncia de alimentos por parte do cônjuge esta fará parte do acordo que após lavrado nos autos tem força de coisa julgada.
Tópicos Similares: SEPARAÇÃO PRÉ-ACORDO
Forum Título Dia
Direito de Família Dúvida? converter a separação judicial em divórcio ou seria ação divórcio 03 de Março de 2020
Direito de Família SEPARAÇÃO DE FATO x VENDA DE IMÓVEL 23 de Janeiro de 2019
Direito de Família Prazo para registro de Acordo homologado pelo juízo em separação judicial? 13 de Dezembro de 2018
Direito de Família Dúvida sobre união estável, pacto antenupcial e casamento civil com separação total de bens 26 de Julho de 2018
Direito de Família Experiência - Divórcio Extrajudicial - 20 anos após separação 23 de Outubro de 2017