1. freitas

    freitas Membro Pleno

    Mensagens:
    239
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Contrato de compra e venda de imóvel, com cláusula de irretratabilidade o irrevogabilidade pode ser desfeito pelo comprador e pedir de volta parte do que já pagou ?
  2. AP Advocacia

    AP Advocacia Membro Pleno

    Mensagens:
    175
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Pergunta genérica, resposta genérica ok. Entendo que sim, notadamente em virtude da exceção de contrato não cumprido. Exemplo, se o vendedor não cumpre a sua parte na avença, embora tenha recebido valores, nada mais justo que se proponha ação para que o juiz declare a rescisão, ainda que não prevista no instrumento.

    Há apenas algumas peculiaridades em se tratando de loteamento regularizado, não regularizado, imóvel rural, mas aí teria que saber detalhes do caso.

    Sorte!
  3. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa noite doutor:

    Sublinhe-se que não existe Contrato Particular Quitado de Compra e Venda, isso porque se é quitado, não é compromisso e se é compromisso não é quitado.

    Por razoes legais, o único documento que autoriza a transmissão de propriedade é a, via de regra, a Escritura Pública e excepcionalmente, determinação judicial.

    Se for um Contrato de Compromisso de Compra e Venda, passível de agasalho no registro de imóveis, em que os contratantes deram cumprimento as suas respectivas obrigações, só pode ser cancelado se ambos estiverem de pleno acordo.

    Caso contrario, entendo que devam prevalecer as clausulas de irretratável e irrevogável, livremente pactuadas.
Tópicos Similares: Contrato
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Lei do Superendividamento: banco é condenado a indenizar cliente que contratou cartão de crédito con 27 de Março de 2023
Notícias e Jurisprudências Consumidor é condenado por litigância de má-fé ao pedir indenização mesmo tendo assinado contrato de 07 de Março de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Contrato de aluguel 18 de Março de 2022
Direito de Família Contrato de doação 10 de Março de 2022
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Atraso na finalização do contrato de compra e venda, de quem é a culpa? 17 de Janeiro de 2022