Ação de Cobrança Seguro Morte por Qualquer Causa

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por jtancredi, 07 de Agosto de 2018.

  1. jtancredi

    jtancredi Membro Pleno

    Mensagens:
    29
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia prezados senhores deste Forum.

    Foi apresentado a mim uma situação peculiar quanto a Contrato de Vida por Morte de qualquer causa.

    Acontece que determinada pessoa, meu cliente, filho do falecido/segurado, contratou com empresa um seguro de vida de morte por qualquer causa em data desconhecida e seu conteúdo também desconhecido (cláusulas e apólice do seguro), uma vez que o segurado faleceu sem avisar os herdeiros sobre o seguro.

    Ocorreu que ao encerrar a conta bancária de titularidade do Segurado, que descobriram casualmente que havia descontos períodicos de R$ 60,00 a titulo de seguro da determinada empresa.

    Ao contactar via Central de Atendimento a empresa seguradora, foi informado via telefone, que o contrato era justamente de Seguro de Vida por morte de qualquer natureza.

    Fora enviada toda documentação solicitada, porém, para o infortúnio do herdeiro beneficiário, a resposta da empresa seguradora foi no sentido que o procedimento administrativo havia terminado, uma vez que tratou de contratação de seguro de vida por morte acidental.

    Ao que parece a empresa ré sabendo da condição dos herdeiros, não possuir nenhum documento relativo a contratação de vida por morte de qualquer causa, simplesmente responderam que tratava de seguro diverso, qual seja o de morte acidental.

    A única prova que temos é a ligação telefônica, na qual a atendente consultou o sistema e verificou que o segurado tinha contratado seguro de vida por morte de qualquer causa.


    Indago ao senhores a opinião de vocês quantoa busca pela via Judicial.

    Pensei em entrar com uma Ação de Produção antecipada de provas em face das ligações telefonicas e a juntada do contrato apolice de seguro, ou já entrar com a ação principal e pedindo incidentalmente a juntada das referidas provas em virtude da relação de consumo.

    Se os senhores tiverem maiores ideias quanto ao problema, agradeço.
  2. Lady

    Lady Membro Pleno

    Mensagens:
    42
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Boa tarde,

    eu faria uma ação exibitória antecedente solicitando os contratos e apólice de seguro.

    Att,
    Fernando Zimmermann curtiu isso.
  3. cleide_ldo

    cleide_ldo Adv. São Paulo/SP

    Mensagens:
    186
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Prezado Jtancredi,

    Acredito q deve promover diretamente uma ação de indenização securitária , munindo-se de todos os docs q possui (estratos bancários comprovando os débitos), mais as informações minuciosas dos contatos telefônicos.... detalhes como: dt da ligação e do atendimento, nome da atendente, n.protocolo...diálogo...etc .
    Seja minucioso.
    Importante destacar a recusa da Seguradora em indenizar.
    Nos autos, peça a inversão do ônus da prova para q a Seguradora junte aos autos a apólice e suas especificações, sob pena de revelia.
    Não se esqueça de pedir a gratuidade processual.
    Essa é minha humilde contribuição.
    jtancredi e Fernando Zimmermann curtiram isso.
Tópicos Similares: Ação Cobrança
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Ação de regresso ou ação de cobrança? 23 de Julho de 2021
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Ação de arbitramento de honorários advocatícios c/c ação de cobrança 19 de Setembro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Ação de arbitramento de honorários c/c ação de cobrança 02 de Setembro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Cobrança de honorários em homologação de sentença estrangeira 23 de Agosto de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Modelo de ação para cobrança de Estadia de Caminhoneiro. 20 de Março de 2019