A Crise Financeira

Discussão em 'Direito do Trabalho' iniciado por Kdão, 08 de Janeiro de 2009.

  1. Kdão

    Kdão Em análise

    Mensagens:
    2
    Estado:
    São Paulo
    A CRISE E OS MEIOS ALTERNATIVOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS

    Eliana Tenório

    A crise financeira, tão comentada, já está trazendo prejuízo às empresas brasileiras, atingindo a produção, reduzindo o crédito e causando a dispensa de empregados.
    Considerando a gravidade da crise e o risco a que as empresas estão sujeitas, medidas preventivas devem ser tomadas.
    Agora é tempo de rever o orçamento, cortar despesas e renegociar os débitos existentes, não deixando de cumprir com nenhum deles.
    Os meios alternativos de solução de conflitos merecem destaque neste contexto, precisamos aprender utilizá-los a nosso favor.
    Qualquer pendência financeira é possível ser renegociada, pendências trabalhistas poderão ser solucionadas, basta utilizar a ferramenta correta.
    A Mediação, Conciliação e Arbitragem são armas valiosas que deverão ser exploradas para auxilio e solução dos problemas, de uma simples mediação na troca de um material comprado com defeito até a uma sentença definitiva homologada por um árbitro através da arbitragem.
    Consultando uma câmara arbitral é possível saber a arma apropriada a ser utilizada, a câmara irá apreciar o problema indicando o melhor meio de solução.
    Pode-se fazer a prevenção dos problemas, como por exemplo, chamar para uma conciliação os credores de uma empresa, o que será vantajoso para todos. Estes credores sabem que, com a crise, alguns devedores param de pagar e se não negociarem enquanto se tem fôlego, acabarão por não receber o que lhes é devido, tendo uma longa jornada no judiciário à sua frente, com a incerteza do recebimento.
    Outro exemplo é a conciliação e a arbitragem utilizadas na negociação entre empregado e empregador, sem tirar ou restringir direitos do trabalhador. Ganham todos, o empregado recebe seus direitos e o empregador consegue pagar sem onerar mais seu financeiro.
    Os preços dos serviços dependem da câmara escolhida, consulte antes para não ter surpresas desagradáveis, resultando em mais uma dívida.
    As boas câmaras existem, examine os serviços oferecidos, compareça pessoalmente ao endereço fornecido, verifique a qualidade e confiabilidade da câmara e de seus componentes.
    Tomando as devidas precauções, agindo rapidamente e com sabedoria, utilizando-se dos meios alternativos de solução de conflitos, você e sua empresa continuarão firmes e fortes, atravessando a atual crise econômica, sem dívidas e dissabores pessoais que tanto aborrecem e tiram o sono e, em alguns casos, até mesmo a vida.


    Eliana Tenório, Advogada, professora, graduada em Ciências Estatísticas, pós graduada em Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos Humanos pela Escola Paulista de Magistratura – EPM, diretora da LAUDUM – Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem.
Tópicos Similares: Crise Financeira
Forum Título Dia
Empreendedorismo na Advocacia Greves no horizonte por conta da crise no país - se protejam financeiramente 23 de Setembro de 2015
Notícias e Jurisprudências Devedores Só Começam A Pagar ''refis Da Crise'' Em Fevereiro De 2011 09 de Junho de 2010
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor A Crise 08 de Janeiro de 2009
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Defesas Após a Consolidação de Propriedade em mãos da FInanceira 02 de Junho de 2020
Artigos Jurídicos O CONSUMIDOR E AS FRAUDES BANCÁRIAS: RESPONSABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 18 de Julho de 2018