A Inclusão Do Sócio Na Certidão Da Dívida Ativa E Suas Consequencias No Âmbito Da Responsabilidade T

Discussão em 'Direito Tributário' iniciado por bentojr, 21 de Junho de 2010.

  1. bentojr

    bentojr Membro Pleno

    Mensagens:
    66
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    O redirecionamento da execução fiscal para o sócio-gerente, diretor ou administrador quando da impossibilidade de recebimento pelo sujeito passivo, é previsto no art. 135 do código Tributário Nacional, quando ocorrem as seguintes hipóteses:



    - ato praticado com excesso de poderes;

    - ato praticado por infração à lei;

    - ato praticado em infração ao contrato social ou estatuto e;

    - dissolução irregular da pessoa jurídica.





    Assim, para a responsabilização das pessoas citadas no art. 135 do CTN, o fisco deve provar a ocorrência de uma das situações acima.



    O problema ocorre quando a certidão da dívida ativa, título hábil para a propositura da ação de execução fiscal, é incluído o nome das pessoas físicas na CDA com base apenas com a informação contida no contrato social da empresa executada, sem qualquer fundamentação das hipóteses acima previstas.



    O Superior Tribunal de Justiça consolidou entendimento que nestes casos não se trata de redirecionamento da ação, o que obrigaria o fisco a fazer prova das hipóteses, mas o caso de competir ao sócio fazer prova negativa da inexistência de responsabilidade pessoal, uma vez que, nos termos do art. 204 do CTN e art. 3º da lei de execuções fiscais, a CDA goza de presunção de certeza e liquidez.



    Contudo, o STJ vem sistematicamente inadmitindo as execuções de pré-executividade com fundamento que a comprovação de inexistência de conduta com infração à lei, contrato ou estatuo social ou ainda dissolução irregular da sociedade demandaria de dilação probatória, o que não é admitido neste meio de defesa, sendo matéria reservada aos embargos do devedor, que precede obrigatoriamente da garantia do juízo, mas que muitas vezes a pessoa física não consegue cumprir pelos altos valores discutidos na ação.



    Contudo, entendemos que se a Fazenda pretende imputar a responsabilidade tributária também aos sócios pela configuração das hipóteses previstas no art. 135 do CTN, além da necessidade demonstrar e motivar a ocorrência das situações ali prevista é de rigor a regular notificação do sócio para que possa exercer o seu direito de defesa.



    Caso uma dessas duas situações não ocorra, a exceção de pré-executividade poderá ser admitida como meio defesa, sem afastar a posição consolida do STJ quando a inadmissibilidade por necessidade de dilação probatória, podendo o executado juntar na sua manifestação, por exemplo, cópia do processo administrativo que deu origem à CDA.



    Desse modo, somente poderá ser aplicada a jurisprudência do STJ quando preenchido os requisitos obrigatórios da formação do título executivo tributário. Caso contrário, a exceção de pré-executividade será possível para demonstrar que a responsabilidade do sócio não foi realizada nos termos do art. 135 do CTN, e precedida da devida notificação.

    Vinicius Brandão
    Advogado
    Bento Jr. Advogados
    Tel.: (11) 3037-8500
Tópicos Similares: Inclusão Sócio
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Inclusão indevida em cadastros gera indenização 22 de Maio de 2023
Notícias e Jurisprudências Inclusão indevida em cadastros gera indenização 22 de Maio de 2023
Direito de Família Advogar em causa própria para inclusão de sobrenome de padrasto 01 de Julho de 2019
Direito de Família Inclusão da ex mulher em plano de saúde 04 de Dezembro de 2014
Direito do Trabalho Possibilidade de inclusão do cônjuge no polo passivo da RT. 13 de Outubro de 2014