Ação Civil Pública - Autismo

Discussão em 'Direito Constitucional' iniciado por Citímia, 24 de Fevereiro de 2010.

  1. Citímia

    Citímia Membro Pleno

    Mensagens:
    57
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Brasil
    Boa tarde Colegas,

    Não sei se o tópico está no tema certo, mas de qualquer forma, como trata-se de um direito à saúde (CF), acredito estar no tópico correto.

    O caso é o seguinte: Minha cliente tem um filho com Síndrome de Asperger, uma ramificação do autismo.

    Em abril/2009, saiu uma sentença favorável aos autistas, obrigando o Estado a arcar com as custas integrais do tratamento (internação especializada ou regime integral ou não), da assistência, da educação e da saúde.
    E nesta, o juiz concede um prazo de 30 (trinta) dias para que a Secretaria de Estado da Saúde providencie instituição adequada para o tratamento do autista, sob pena de aplicação de multa diária de 50 mil reais.

    Minha dúvida é: No caso, a Secretaria de Saúde não cumpriu o prazo para indicação de entidade, nem tampouco aprovou a entidade indicada pela minha cliente (escola que o filho já se adaptou).

    Com qual ação devo ingressar? Busquei algumas jurisprudências e alguns ingressaram com execução de título coletivo, mas gostaria do parecer dos colegas, sobre o assunto.

    No aguardo e agradeço!!
Tópicos Similares: Ação Civil
Forum Título Dia
Direito Penal e Processo Penal Juizados Especiais Criminais - transação penal e composição civil dos danos 30 de Março de 2023
Direito de Família Retificação de Assento (Registro Civil - sobrenome errado de genitora falecido) 20 de Julho de 2022
Direito de Família Ajuda - Sucessão Processual em Ação de Retificação de Registro Civil 24 de Agosto de 2021
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Como Realizar a Identificação do Autor para Responsabilização Civil? 26 de Setembro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor "DOS PEDIDOS" em Ação de Responsabilidade Civil Médica 03 de Agosto de 2018