Ação Cominatória Para Município Realizar Obras De Contenção De Encostas

Discussão em 'Direito Administrativo' iniciado por Sara T, 07 de Fevereiro de 2013.

  1. Sara T

    Sara T Em análise

    Mensagens:
    3
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    É cabível uma ação cominatória contra município, para que este realize obras para conter encostas com risco de deslizamento. Em caso positivo, quais artigos embasam esse direito.
  2. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde Dra.
    Ja considerou a possibilidade da Ação de Obrigação de Fazer, prevista no CPC art. 461 e paragrafos?
  3. Sara T

    Sara T Em análise

    Mensagens:
    3
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia Dr. !

    Primeiramente muito obrigada pela ajuda. Com relação a ação cominatória imaginei que seria melhor nesse caso, pois se houver o descumprimento da obrigação o Município ficará obrigado a pagar uma multa. Porém, não sei quais as vantagens e desvantagens da obrigação de fazer comparados com a ação cominatória. Se o Dr. puder me orientar nesse sentido. A questão que eu tenho em mãos é a seguinte: Nos fundos do terreno da minha cliente existe um morro onde na época das chuvas há deslizamento de terras, sendo que a defesa civil a orientou a não construir no fundo do terreno. Assim, além do risco do deslizamento, ela perdeu aproximadamente 60 metros quadrados no fundo do terreno. Desta forma, além de correr risco de morrer ela teve o prejuízo material de não poder dispor da totalidade de seu terreno. Desde já agradeço a atenção .
  4. Roberto César

    Roberto César Membro Pleno

    Mensagens:
    583
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Bom dia, Sara

    A ação de obrigação de fazer já é revestida com preceito cominatório para forçar o Poder Público, no caso, a realizar as obras necessárias na encosta.

    Importante lembrar que se a construção for ilegal ou não tiver sido autorizada, o pedido será julgado improcedente.
Tópicos Similares: Ação Cominatória
Forum Título Dia
Direito de Família Modelo Ação Declaratória de União Estável Post Mortem 15 de Abril de 2024
Direito de Família Regularização 21 de Fevereiro de 2024
Direito de Família Direito de representação e testamento 09 de Fevereiro de 2024
Direito de Família Apropriação indebita - dúvida 15 de Janeiro de 2024
Notícias e Jurisprudências Dúvidas sobre ação no cejusc 05 de Janeiro de 2024