ADI questiona crédito bilionário a BNDES

Discussão em 'Modelos de Petições' iniciado por Fernando Zimmermann, 11 de Março de 2008.

  1. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Em anexo, ADIN questionando a abertura de crédito bilionário ao BNDES.



    Dr. Eisenhower



    DEM questiona a abertura de crédito bilionário ao BNDES

    O partido político Democratas (DEM) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4041, com pedido de medida cautelar, contra a Medida Provisória (MP) 420/2008, que autorizou a abertura de crédito extraordinário de R$ 12,5 bilhões ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

    Na ADI, o Democratas afirma que a MP não observou o descrito no artigo 62, parágrafo 1º, inciso I, alínea “d” da Constituição Federal (CF). O dispositivo veda edição de medida provisória sobre matéria relativa a diretrizes orçamentárias e créditos adicionais, exceto em casos extraordinários previstos no artigo 167, parágrafo 3º, também da CF. O artigo 167 permite a abertura de créditos em casos de despesas imprevisíveis, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública.

    Para o Democratas, não está caracterizada necessidade urgente e relevante na realização de operação de crédito para o BNDES. “No crédito constante desta MP, não há como contemplar tal necessidade premente e imprevisível que exija a abertura de créditos extraordinários. Merece, portanto, ser fulminada por inconstitucional”, requer o partido.

    Ao final, o partido denúncia que há no Brasil “estado de inconstitucionalidade flagrante” na edição abusiva de medidas provisórias irrelevantes e sem urgência. E pede a suspensão da eficácia da MP impugnada até o julgamento final da ADI 4041.

    O relator da ação é o ministro Carlos Alberto Menezes Direito.

    ADI 4005

    Em janeiro passado, o Democratas impetrou no Supremo a ADI 4005, com pedido de liminar, a fim de impugnar a Medida Provisória 414/2008, que autorizou à União conceder crédito bilionário ao BNDES. A ação ainda está em trâmite no STF, aguardando informações da Advocacia Geral da União e da Procuradoria Geral da República.

    Arquivos Anexados:

Tópicos Similares: ADI questiona
Forum Título Dia
Modelos de Petições ADIN do PTB questionaldo à Lei de Interceptação 24 de Julho de 2008
Modelos de Petições ADIN do PTB questionando a constitucionalidade 16 de Julho de 2008
Modelos de Petições ADI da AMB questionando forma de composição do STJ 26 de Maio de 2008
Modelos de Petições ADIN questionando repasse de 10% da contribuição 09 de Abril de 2008
Modelos de Petições ADI questiona isenção de contribuição sindical 11 de Março de 2008