ADIN Cofins Sociedades de Profissionais

Discussão em 'Modelos de Petições' iniciado por Herison Eisenhower Rodrigues do Nascimento, 23 de Abril de 2008.

  1. Herison Eisenhower Rodrigues do Nascimento

    Herison Eisenhower Rodrigues do Nascimento Membro Pleno

    Mensagens:
    577
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Espírito Santo
    PSDB questiona pagamento de Cofins por sociedades profissionais

    Por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4071, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) o artigo 56 da Lei 9.430/96, que determina o recolhimento da Cofins por parte das sociedades civis de prestação de serviços de profissão regulamentada.

    O PSDB afirma que a Lei Complementar (LC) 70/91, que instituiu a Cofins, isentou da contribuição as sociedades civis. Para o partido, tal isenção se explica pelo fato de as sociedades profissionais terem natureza distinta das sociedades mercantis, que devem recolher a Cofins. Por isso, caberia às sociedades civis o mesmo tratamento tributário dado às pessoas físicas – a isenção, uma vez que esse tipo de associação possuiria “caráter meramente acessório”.

    As pessoas físicas – profissionais liberais, que prestam os mesmos serviços profissionais em caráter autônomo – não pagam a Cofins, “daí a razão pela qual a lei complementar exonerou essas sociedades”, pondera o autor da ação.

    O partido também sustenta que uma lei complementar não pode ter sua competência “invadida e sobrelevada por uma lei ordinária”. Isenção de tributos é norma estrutural e, portanto, matéria de lei complementar, alega o PSDB, lembrando que esse tipo de norma exige quorum qualificado no Congresso para ser aprovada. A matéria, uma vez disciplinada por lei complementar, sustenta a agremiação, não pode ser alterada por lei ordinária, que pode ser aprovada por maioria simples no parlamento.

    O PSDB pede a declaração de inconstitucionalidade do artigo 56 da Lei 9.430/96, por violação aos artigos 69, 146 e 154 da Constituição Federal, que dispõe sobre a lei complementar. Alternativamente, se a Corte negar o pedido, o partido requer que as sociedades profissionais somente tenham como obrigatório o pagamento da Cofins após o trânsito em julgado da decisão definitiva do Plenário.
Tópicos Similares: ADIN Cofins
Forum Título Dia
Artigos Jurídicos Benfeitorias, acessões e puxadinhos 09 de Maio de 2017
Direito do Trabalho casadinha no processo trabalhista 23 de Julho de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Nome Indevidamente Inscrito No Cadin Paulista... 24 de Janeiro de 2012
Modelos de Petições Adin Do Governo Do Rj Contestando No Stf Distribuição De Royalties De Petróleo 16 de Novembro de 2010
Modelos de Petições Adin Da Oab Requerendo A Declaração De Inconstitucionalidade Do Artigo 265 Do Código De Processo Pen 23 de Março de 2010