Advogado Entra Com Hc Para Locomoção Virtua Em Sites

Discussão em '"Causos" Jurídicos' iniciado por Rudolf, 11 de Agosto de 2009.

  1. Rudolf

    Rudolf Membro Pleno

    Mensagens:
    194
    Estado:
    Brasília-DF
    Nossa... Essa pra mim foi demais!!!

    Mais uma pérola

    ****


    HC não serve para locomoção virtual em sites



    A proibição imposta pela Justiça do Distrito Federal ao jornal O Estado de S. Paulo de veicular reportagens sobre investigações da Polícia Federal envolvendo o filho do senador José Sarney (PMDB-AP), Fernando Sarney, gerou um pedido incomum ao Supremo Tribunal Federal. Em um Habeas Corpus, o advogado Miguel Arcanjo César Guerrieri alegou que a restrição criada pelo desembargador Dácio Vieira, do TJ-DF, o impedia de se locomover livremente pelos sites de informação. O ministro Celso de Mello, relator do caso, negou o pedido na sexta-feira (7/8). “Como se sabe, a ação de ‘habeas corpus’ destina-se, unicamente, a amparar a imediata liberdade de locomoção física das pessoas”, disse o ministro no despacho.

    O autor do pedido alegou que a liminar concedida por Dácio Vieira foi uma “censura geral e irrestrita”. Vieira concedeu uma decisão no dia 31 de julho impedindo o jornal de publicar reportagens sobre a Operação Boi Barrica da Polícia Federal, que corre sob segredo de Justiça. Motivo da liminar: as conversas telefônicas grampeadas entre Fernando Sarney e seu pai foram vazadas à imprensa. A multa por descumprimento da decisão é de R$ 150 mil por reportagem. Entidades condenaram a atitude do desembargador e viram “censura prévia” em sua decisão.

    Segundo Guerrieri, a restrição justificaria o Habeas Corpus diante do abuso de poder. “O paciente deseja apenas a sua liberdade de locomoção pelos sítios informativos, sem nenhuma restrição”, diz o pedido.

    Para o ministro Celso de Mello, porém, o HC só cabe quando uma ação estatal cause “ofensa, atual ou iminente, à liberdade de locomoção física”, o que não se confunde com a navegação pela internet. Além disso, segundo o ministro, o Supremo não é a corte originária correta para julgar o ato do desembargador, que deveria ser contestado no Superior Tribunal de Justiça, imediatamente superior ao TJ-DFT na hierarquia judicial.

    O pedido também coloca na posição de autoridade coatora o presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes. O motivo alegado é que ele “é o guardião maior da Constituição”. Celso de Mello rejeitou o argumento. “Inexiste qualquer ato concreto que, imputável ao excelentíssimo senhor ministro-presidente desta Suprema Corte, guarde relação de pertinência com o processo em que proferida a decisão emanada do senhor desembargador Dácio Vieira”, disse.

    O ministro Gilmar Mendes e o ministro da Justiça, Tarso Genro, já afirmaram que não é possível dizer que há censura na decisão do desembargador Dácio Vieira. "Claro que não há censura. Trata-se de uma decisão judicial, que ainda é um ato monocrático do juiz e precisa ser analisado mediante recurso", afirmou o presidente do Supremo ao jornal Folha de S.Paulo. Para Tarso Genro, também não se pode falar em censura. "Não acho que seja censura. É uma decisão que juridicamente não se sustenta. O que está sendo obstado ali seria, segundo o despacho, a divulgação de fatos que podem ser inverídicos", afirmou o ministro.

    O caso ainda deve chegar por outros caminhos — além dos recursos das próprias partes envolvidas — ao presidente do Supremo. O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), afirmou que entraria no dia 3 de agosto com uma reclamação no Conselho Nacional de Justiça contra o desembargador Dácio Vieira. Gilmar Mendes também é presidente do CNJ. Para Virgílio, o desembargador deveria ter se declarado impedido de decidir a ação devido a sua ligação com Sarney e com o ex-diretor-geral do Senado, Agaciel Maia. “Ele arranjou uma confusão da grossa. Ele poderia ter se declarado impedido, passar ao largo disso, mas devido a essa relação tão antiga já foi assinando qualquer ilegalidade”, disse o senador ao site G1.

    Medida Cautelar em Habeas Corpus 100.231-9

    Fonte: Conjur http://www.conjur.com.br/2009-ago-10/hc-nao-serve-locomocao-virtual-sites-decide-celso-mello
  2. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Putz! :D

    Movido para a seção "Causos" Jurídicos.
  3. Rudolf

    Rudolf Membro Pleno

    Mensagens:
    194
    Estado:
    Brasília-DF
    Vixi....

    não tinha visto essa seção aqui!!!
  4. HeryckDM

    HeryckDM .∙.

    Mensagens:
    221
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Norte
    Matrix, alguém?!
  5. Fábio Jr

    Fábio Jr A Vida é Um Fator Incontrolável

    Mensagens:
    420
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rondônia
    mas como dizem:

    VAI QUE COLA! - Ele bem q tentou!! - Nesse universo jurídico, vemos cada coisa absurda q as vezes não custa tentar!


    KKKKKK - q foi interessante foi!
  6. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia

    Ele deveria tentar agora um HC coletivo!

    Muito hilário! Criativo, também!
Tópicos Similares: Advogado Entra
Forum Título Dia
Modelos de Petições Oab Entra Com Reclamação Contra Juízes Por Bisbilhotagem A Preso E Advogado 13 de Julho de 2010
Notícias e Jurisprudências Trabalhador Entra Com Ação De Danos Morais Contra Advogado Que Perdeu Prazo Para Ajuizar Processo Tr 17 de Maio de 2010
Modelos de Petições Advogado entra com Ação contra Revista Veja 06 de Julho de 2006
Modelos de Petições Advogado entra com novo pedido de impeachment 30 de Maio de 2006
Direito de Família Dúvidas - Conduta de Advogado e Herdeiro 13 de Janeiro de 2024