Advogado sem PhD é Doutor?

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por Jorge, 25 de Maio de 2005.

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.
  1. Jorge

    Jorge Visitante

    Você acha que advogado sem PhD deve ser chamado de Doutor????? :eek:
  2. Naiara

    Naiara Visitante

    Pode ser chamado sim. Desde que tenha o Doutorado.

    O termo Doutor, é utilizado pra quem tem DOUTORADO, independente da profissão.

    No entanto, os médicos (em geral) e os advogados são chamados de Doutores, mesmo sem ter o doutorado, em decorrência do costume da sociedade.
  3. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Recebi uma mensagem muito interessante certa vez, a qual legitima o uso da palavra "doutor" antes do nome dos Advogados.

    De acordo com a mensagem, a profissão de Advogado é a única a que uma lei, da época do Império, autoriza o uso da expressão, mesmo a quem não tenha feito doutorado.

  4. Jussara

    Jussara Em análise

    Mensagens:
    21
    Estado:
    Brasília-DF
    Advogado é Doutor?

    Essa questão tem sido tema em diversas listas de discussão. Em pesquisa, descobrimos que tal afirmativa tem fundamento. Um Decreto Imperial (DIM), de 1º de agosto de 1825, pelo Chefe de Governo Dom Pedro Primeiro, deu origem a Lei do Império de 11 de agosto de 1827, que: Cria dois cursos de Ciências Jurídicas e Sociais; introduz regulamento, estatuto para o curso jurídico; Dispõe sobre o título (grau) de doutor para o advogado. - Dec. 17874A 9/08/1927: Declara feriado o dia 11/08/1827 - Data em que se comemora o centenário da criação dos cursos jurídicos no Brasil.
    O silogismo é simples: A Lei do Império criou o curso e em seu bojo afirmou que os acadêmicos que terminassem o curso de Direito seriam bacharéis. O título de Doutor seria destinado aos habilitados nos estatutos futuros (como o Estatuto da OAB, hodiernamente usado). Acrescenta que somente Doutores poderiam ser Lentes Professores - do Latim Legente - em linguagem obsoleta). Assim, tendo o acadêmico completado seu curso de Direito, sido aprovado e estando habilitado em Estatuto competente teria o Título de Doutor. Então, Advogado é DOUTOR !

    Fonte: http://www.oab-sc.com.br/oab-sc/revista/re...3/intervalo.htm
  5. Jorge

    Jorge Visitante

    Interessante a posição dos nobres colegas, mas a Justiça não vê com os mesmos olhos...

    Justiça nega a magistrado tratamento de ‘doutor’

    Doutor é título acadêmico O juiz Alexandre Eduardo Scisinio, da 9 Vara Cível de Niterói, julgou improcedente o processo movido pelo juiz Antônio Marreiros da Silva Melo Neto, da 6 Vara Cível de São Gonçalo, contra a síndica Jeanette Granato e o Condomínio Luiza Village, no Ingá, em Niterói. Melo Neto, que mora no condomínio, moveu uma ação por danos morais, com pedido de indenização, e também para ser tratado por “senhor” ou “doutor” pelos funcionários do prédio.

    Melo Neto entrou com o processo no dia 10 de setembro do ano passado, alegando ter sido desrespeitado pelos porteiros e pela síndica quando solicitou ajuda para resolver um problema de infiltração em seu apartamento.

    Advogado do condomínio elogia decisão da Justiça

    A causa foi indeferida liminarmente, em primeira instância, pela juíza Simone Ramalho. Mas Melo Neto recorreu ao Tribunal de Justiça e conseguiu que o desembargador Gilberto Dutra concedesse uma liminar atendendo a seu pedido de ser tratado por “senhor” ou “doutor”.

    A decisão da Justiça foi comemorada no condomínio:

    — A sentença é muito acertada. Eu diria que é muito precisa ao assinalar que a forma não tem amparo legal. No tribunal, a liturgia jurídica obriga até mesmo o uso da expressão excelência para se referir a juízes — disse o advogado Geraldo Lemos, que defende a síndica e o condomínio.

    Em sua sentença, o juiz Alexandre Scisinio observou que o autor da ação é um juiz digno e merecedor de todo o respeito da sociedade. Segundo ele, não se justifica a publicidade que o caso ganhou. O juiz afirmou ainda “ser plausível sua conduta (Melo Neto), na medida em que atribuiu ao Estado a solução do problema”.

    Doutor é título acadêmico, afirma o juiz na sentença

    Mas, ao explicar os motivos que o levaram a negar o pedido do colega, Scisinio esclareceu que “doutor não é forma de tratamento, e sim título acadêmico utilizado apenas quando se apresenta tese a uma bancada e esta julga merecedora de um doutoramento”.
  6. Deró

    Deró Membro Pleno

    Mensagens:
    120
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasil
    Existe no Brasil Lei que determina o uso do Dr. para graduados em enfermagem, datada de 2004 se não me engano.

    sucesso a todos
  7. Caros Colegas,

    este é um tópico recorrente em listas de discussao brasileiras...simplesmente pelo fato de que o que acontece no Brasil é algo único no mundo. Algum tempo atras postei a mensagem anexa no forum da OAB-RJ. Essa mensagem cabe como uma luva aqui neste topico...

    _________

    Caros Colegas,

    Acompanhando a discussao deste tópico, tenho até vergonha de dizer que sou
    Brasileiro !
    Um país que tem uma "lei" que dá direito a bachareis em direito se autodenominarem "Doutores", nao pode ser lavado a sério....
    Doutor é um titulo academico, conferido aqueles que, apos completarem curso superior (e muitas vezes Mestrado), gastam 3 a 5 anos de suas vidas trabalhando em pesquisa. Resultado desta pesquisa é uma TESE de Doutorado, que deve ser defendida em banca pública, constituída de ao menos 5 outros doutores, na maioria das vezes, professores universitarios. Somente apos este sacrifício todo, é que alguem tem o direito de carregar o titulo de DOUTOR.
    Em qualquer outro país do mundo isso funciona. Nos países mais civilizados, quem se entitular Doutor, e nao tiver concluido um doutorado, pode ser processado por fraude ou falsidade ideologica ! Mesmo Medicos, que nao tenham doutorado, nao podem se chamar de doutores !!!!
    Nestes países, quem se chama de Doutor, tem o devido respeito da comunidade, que sabe reconhecer o arduo caminho percorrido pelo detentor desse titulo.
    Agora, a hipocrisia nacional leva quase qualquer pessoa com titulo superior, a ser chamado de "doutor" (ou dotô...)...médicos, dentistas, fisioterapeutas, farmaceuticos, advogados, engenheiros...enfim, qualquer pessoa "estudada"....
    Os advogados, é claro, tendo a lei como ferramenta de trabalho, tinham que se apoiar em algo mais sólido que a tradicao popular para carregarem o titulo de doutor, sem medo do resto do mundo....Uma lei de Dom Pedro ??! Por favor....Um texto completamente ultrapassado e obsoleto, de uma época que "lentes" nao eram apenas parte dos óculos....
    Se fossemos desenterrar, e seguir a risca todas as leis de D. Pedro, que ate hoje nao foram revogadas ou alteradas, com certeza teriamos que fazer algumas coisas muito estranhas....Qualquer pais tem leis ultrapassadas: Na inglaterra, apenas pouco tempo atras revogaram algumas leis centenarias, que ordenavam que era proibido entrar de armadura no congresso, ou que mandava, para cada baleia cacada, que a cabeca do animal fosse remetida para o rei, e as barbatanas, para a Rainha ! Voces acham que algum ingles cumpria essas leis ???
    Para isso existem reformas.....e o Brasil já passou da hora de reformar muitas leis obsoletas....

    Por favor....deixem a hipocrisia de lado, e reflitam sobre isso....
  8. Acho que essa questão de Advogado ter o Título já está bem clara !

    Uma Lei continua vigindo até que seja Revogada por outra! O Alvará Régio está em pleno Vigor!

    Acho que infelismente, como este Sr., José Eduardo F. C. Gardolinski, muitos tem inveja do Título de Doutor, e ficam indignados por não terem o mesmo título !

    Tome vergonha, ao invés de ter inveja e querer tirar o crédito da Profissão, estude para ter o mesmo título.

    Fora isto, CALE-SE SEU HIPÓCRITA!

    Advogado é DOUTOR !
  9. Acho que essa questão de Advogado ter o Título já está bem clara !

    Uma Lei continua vigindo até que seja Revogada por outra! O Alvará Régio está em pleno Vigor!

    Acho que infelismente, como este Sr., José Eduardo F. C. Gardolinski, muitos tem inveja do Título de Doutor, e ficam indignados por não terem o mesmo título !

    Tome vergonha, ao invés de ter inveja e querer tirar o crédito da Profissão, estude para ter o mesmo título.

    Fora isto, CALE-SE SEU HIPÓCRITA!

    Advogado é DOUTOR ! [/quote]
    Fernando K Marques.

    Realmente não dá pra ser chamaado de DOUTOR alguém que nãos sabe sequer como escrever INFELIZMENTE. A palavra raiz é feliz. Com "Z". Todos os derivados levarão esse radical.

    Washington C Silva,
    Rio de Janeiro.
  10. Caro Sr. Fernando Kraemer S. Marques,

    Como um sábio homem já ensinou a muito tempo atras, se alguem lhe der um tapa na cara, ofereca tambem a outra face....
    Apesar do baixo nível intelectual de sua mensagem, e da ofensa pessoal a mim dirigida sem a menor necessidade, peco desculpas se ofendi sua mentalidade limitada...
    Devo corrigi-lo, pois nao tenho inveja alguma do título de Doutor. Muito pelo contrario, o título "Doctor rerum naturalia" me foi concedido pela universidade onde realizei meu doutorado na Alemanha. Mesmo tendo trabalhado arduamente por este título durante 4 anos, nao o ostento inutilmente. Assim como nao insisto para que outros se dirijam a minha pessoa como Sr. Mestre Doutor Gardolinski, pois também possuo o titulo de Mestre em Engenharia, concedido pela UFPR.
    Infelizmente, na sociedade brasileira esses titulos nao refletem nada do conteudo que esta por tras deles. Sao pessoas com uma mentalidade tupiniquim como a sua, e de muitos outros bachareis em direito (que chegam ao ridículo de moverem acoes judiciais para que seus vizinhos dirijam-se a eles como Ex. Sr. Dr. Fulano de Tal) que fazem com que o real valor de um titulo academico seja deturpado e perdido.
    O tal alvará régio em questao nao é plenamante claro na questao do titulo de doutor aos bachareis em direito. Ja ouvi muitos advogados interpretarem o texto de 200 anos atras de maneiras completamente diferentes...
    Mesmo assumindo que a tal lei de o suposto direito do uso do titulo aos advogados, nunca coube ao governo dizer quem deve carregar um TITULO ACADEMICO. Tal direito cabe unica e exclusivamente as instituicoes de ensino superior cadastradas junto ao MEC (consulte o manual de redacao do governo federal, diga se estou errado...). Neste sentido, faco questao de nao cumprir esta lei! Porocesse-me !

    Nunca invejei profissao alguma, nunca tive motivos para tal, posso dizer que sou uma pessoa realizada profissionalmente, pois estudei o que sempre quis, e trabalho com o que gosto. Meu trabalho me dá muito prazer, e sinto no máximo, pena dos que nao podem dizer o mesmo.
    Da mesma maneira, nunca quis tirar o credito de profissao alguma, advogados sao tao necessarios quanto lixeiros, medicos, engenheiros, vendedores, carpinteiros ou economistas. Todas as profissoes tem um papel na sociedade, e somente quando aprendermos a reconhecer o papel de cada um é que estaremos nos respitando mutuamente. O que nao suporto sao profissionais que se acham mais importantes, ou superiores do que os demais. Infelizmente vemos disso todos os dias na nossa sociedade...Por muitas razoes, muitos advogados e medicos sao alguns dos que notadamente tentem a este tipo de exagero...

    Hipócrita é aquele que quer colocar seu papel na sociedade acima dos outros, seja por esnobar titulo de Dr. ou por qualquer outro modo ....

    Saudacoes,


    JEFCG
  11. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    É importante observar uma discussão com vários pontos de vista, assim como a que ocorre neste tópico.

    No entanto, falta de urbanidade não será tolerada. A mensagem do Sr. Fernando Kraemer S. Marques foi por demais agressiva. Um discussão deve ser democrática, respeitando todas as opiniões. Pedir que alguém se cale simplesmente por possuir uma opinião diferente da sua não é condizente com a proposta do site. Por gentileza, não volte a adotar tal conduta.


    Direção do Fórum Jurídico.
  12. - Atenção, a mensagem abaixo foi alterada pela Direção do Fórum Jurídico, mas seu contexto permanece o original -

    Sr. Fernando K. Marques: esse é seu segundo e último aviso. Por favor, modere as palavras, ou será bloqueado seu acesso ao site.


    Primeiramente gostaria de desculpar-me se fui um tanto " agressivo " em minhas palavras, mas achei o site por mero acaso, e lendo tais textos, realmente quis provocar os autores de tais comentários sobre tal tema.

    E agora vejo que realmente os colegas, estão debatendo seriamente sobre o assunto ... merecendo em próxima ocasião, uma esplanação melhor de minhas idéias sobre o assunto discutido.

    Mas deixo primeiramente uma resposta ao Sr. Washington C. Silva .. que mencionou um erro ortográfico, e posteriormente responderei ao Sr. Mestre Doutor Gardolinski, em ocasião próxima ... mas não neste momento por escassez de tempo necessário para tal resposta.

    Como muitos sabem, não é difícil encontrarmos em sites, jornais, revistas, e até mesmo ( mais raramente ) em livros, erros ortográficos.

    É " comum ", principalmente em salas de bate-papo ou Sites de discussão, cometermos um erro ou outro ... devido a alta velocidade de digitação, acontecendo o mesmo com abreviaturas de palavas, tais como: Vc ( Você ); Tb ( Também ); Kd ( Cadê ), e etc ....

    Mas nem por isto, devemos interpretar um erro de digitação ... como um erro gramatical sério.

    Os colegas que participam do tema em discussão, não devem achar por exemplo que o Sr. Washington C Silva ache que a palavra " NÃO " seja escrita corretamente como ( nãoS ), ou que a palavra " CHAMADO " seja escrita como ( chamaAdo ); bem como não devem acreditar que o Sr. José Eduardo F. C. Gardolinski, não saiba escrever o nome dele corretamente ... pois por erro de DIGITAÇÃO, o escreveu como José EDURADO F.

    Entendo que não seja o caso, e que seja simplesmente para agilizar sua escrita ... podendo passar suas idéias para o texto.
  13. Glauber

    Glauber Visitante

    já ouviram falar em costumes ???

    já ? alguma vez ??? são tão importantes que em alguns países, são eles que regem o Direito....

    os DR. ADVOGADOS, são assim conhecidos, desde o Brasil Imperial....

    Portanto, se você é contra este costume, tente modificá-lo.... tente convencer a todos acerca do seu ponto de vista....afinal, são apenas 500 anos de tradição.
  14. Pensei que este fosse um fórum democrático, onde as pessoas pudessem botar suas idéias e comentar sobre os temas abertamente !

    Se me retirar do Fórum, entrarei com outros nomes e continuarei a expressar minhas idéias, já que nem mesmo sabe se entrei com meu nome Verdadeiro, como todos os outros participantes !

    Este Sr. " Fernando Zimmermman " editou minha mensagem, que não tinha nada de agressivo, apenas ressaltando para os outros LEITORES, a idéia do que é um erro Ortográfico !

    Agora, já que esta atitude anti-democrática, de editar meu texto escrito, e cortar Frases minhas escritas ... sem contexto ofensivo algum, é repugnante !

    Se me tirar do Site, entrarei com outros nomes ... e continuarei a opinar livremente, como o fiz agora, sem ofensas ! E ninguém, poderá me proibir disto !

    Então fique claro Sr. " Zimmermman ", NÃO TOME POSIÇÕES EM UMA DISCUSSÃO ABERTA SOBRE DETERMINADO TEMA !

    VOCÊ ESTÁ TOMANDO O LADO DE UMA PARTE, E ISTO É CLARAMENTE UM FATO DANOSO A OUTRA PARTE, JÁ QUE DEVERIA MANTER-SE NEUTRO NAS OPINIÕES, APENAS OCULTANDO OFENSAS!

    POR QUE NÃO DELETOU A FRASE FINAL DO TEXTO DO SR. GARDOLINSKI, ONDE CHAMA AS PESSOAS DE HIPÓCRITAS ... " DIZENDO PARA NÃO SEREM HIPÓCRITAS ...

    E QUANTO A MENSAGEM DO SR. WASHINGTON, PORQUE NÃO RETIROU A MENSAGEM, QUANDO O MESMO FEZ EXATAMENTE IGUAL AO QUE FIZ, MENCIONAR OS ERROS ORTOGRÁFICOS DOS OUTROS ????

    PARE DE PALHAÇADA, E FIQUE NEUTRO NOS DEBATES ENTRE OS LEITORES.

    ISSO É RIDÍCULO PARA UM ADMINISTRADOR DE UM FÓRUM, AINDA MAIS JURÍDICO.

    * HOUVE VÁRIOS ERROS DE ACENTUAÇÃO PELO SR. MESTRE DOUTOR JOSÉ EDUARDO F. C. ......., E QUALQUER UM QUE LEIA, PODE COMPROVAR ISTO !
    E OUTROS MAIS PELO SR. WASHINGTON ... ENTÃO CADA UM TOME SUA OPINIÃO !
  15. Uma letra "s" no final da palavra "não" é claramente um erro de digitação. Da mesma forma, uma letra "a" a mais na palavra "chamado".

    No entanto, escrever "infelismente" não é perdoável nem para quem tem o ensino médio, quanto mais alguém com curso superior, ainda mais quando se pretende doutor.

    Mas acabemos agora com essa discussão. Isso já deu muito pano pra manga. Voltemos ao bom nível do debate, que é o propósito do site.

    abraços.

    Washington Carlos Silva
    Advogado no Rio de Janeiro.
  16. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Como se verifica, o Sr. Fernando K. Marques extrapolou o limite do aceitável em um debate. Aliás, é uma coisa debater seriamente um assunto, outra completamente diferente é brigar, discutir, incitar a discórdia.

    Apesar de ter sido avisado por 2 vezes, o Sr. Fernando K. Marques novamente utilizou expressões agressivas, inclusive imputando a este administrador conduta que ele denominou de "palhaçada".

    Em razão destes fatos, e por ser incapaz de manter uma discussão em bom nível de respeito para com os demais integrantes, o Sr. Fernando K. Marques é o 1º caso de expulsão do Fórum Jurídico.

    Direção do Fórum Jurídico.
  17. Mario Emerenciano

    Mario Emerenciano Advogado - Moderador

    Mensagens:
    280
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Caros Colegas,


    Brilhante este tópico iniciado pelo colega Jorge.

    Respondendo ao mesmo, acho que advogado deve sim ser chamado de Doutor,pois como já foi exaustivamente discutido acima,existe costume e uma Lei da época do Império que nos garante o direito de usar tal prerrogativa.

    Quanto ao nosso colega que dedicou anos de sua vida, tendo inclusive se Doutorado na Alemanha, dou-lhe os meus parabéns, fez por merecer e se um dia nos conhecermos, terei o prazer de lhe chamar de Doutor.

    O que não pode é achar ser hipócrita os advogados usarem seu direito, concedido desde o império, também conquistamos esse direito.

    Abraços
  18. Flávia

    Flávia Visitante

    ;) Em pesquisa sobre o questionamento referente ao fato de o advogado poder ser chamado de doutor, o ato legal que cria tal prerrogativa ao advogado data de 09 de agosto de 1827. Foi exatamente dois dias depois em que foi instituiído o "feridado jurídico" de 11 de agosto, para comemorar a data da criação dos cursos jurídicos no Brasil...
    Um abraço.
  19. Deró

    Deró Membro Pleno

    Mensagens:
    120
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasil
    Alguem teve aceso ao conteúdo da setença que não atendeu ao pedido do Juiz que queria ser chamado de doutor em seu condomínio.

    Muito interessa os argumentos alegados pelo judiciário ao negar o pedido do juiz, quem sabe não estamos deixando passar alguma coisa.


    Boa sorte.
  20. Thiago Fani

    Thiago Fani Em análise

    Mensagens:
    20
    Estado:
    Rio de Janeiro
    A todos os Doutores e a quem mais interessar possa:

    Os autos em questão, são os de n.º 2005.002.003424-4, que tramitou junto à 9ª Vara Cível da Comarca de Niterói - RJ.

    O andamento do mesmo pode ser consultado através do site do Tribunal de Justiça deste estado, a saber: www.tj.rj.gov.br

    Atenciosamente

    Thiago Fani
Tópicos Similares: Advogado sem
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor ADVOGADO SUBSTABELECEU PODERES SEM ESTAR HABILITADO NO TJ/GO 05 de Fevereiro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Posso pagar uma execução sem contratar advogado? 23 de Agosto de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Acordo Extrajudicial Sem A Participação De Advogado Constituído No Processo Pode Ou Não Ser Homologa 14 de Outubro de 2013
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Prazo Para Revel Sem Advogado, Em Sentença Sem Registro 17 de Setembro de 2013
Direito do Trabalho Audiência Sem Advogado 14 de Dezembro de 2012

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.