Agenciamento De Bem Móvel - Icms

Discussão em 'Direito Tributário' iniciado por rnto123, 21 de Março de 2012.

  1. rnto123

    rnto123 Visitante

    Bem pessoal,

    estou precisando de ajuda no seguinte caso:

    FATOS:
    Sou advogado de uma ME atuante, principalmente, no comercio varejista de automóveis, camionetas e utilitários novos e usados.

    A referida empresa foi surpreendida com a visita no seu estabelecimento de auditores fiscais pertencentes ao quadro da SEFAZ, acompanhados de Policiais Civis e militares encapuzados, para suposto cumprimento de diligencia motivada por uma ordem de serviço.

    Durante a visita, os fiscais detectou a presença de 8 veículos automóveis supostamente expostos à venda em situação irregular. sem apontar com nitidez quais vícios assolavam cada automóvel, lavrou o auto de apreensão para cobrança de ICMS e multa aproximadamente em R$90.000,00.

    Ai é onde está o problema. Este automóveis não estava à venda. Eles são agenciados, portanto como é cediço não há incidência de ICMS para agenciamento ou corretagem dos bens aqui em discussão. Mas infelizmente a empresa não tinha o Contrato de Agenciamento, e foi imputados pelos auditores que isso era meio de burlar o fato gerador do ICMS. Mas a empresa tem procurações para o agenciamento dos referidos automóveis.

    Essas procurações para agenciamento dos veículos, não estão autenticadas e sem reconhecimento de firma, porque para a empresa não seria necessário entre eles esse tal reconhecimento se o proprio estava presente na hora do fechamento do contrato de agenciamento. Ela não deu relevância.