Agravo De Instrumento - Cópias Simples

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Adv Lmt, 13 de Fevereiro de 2009.

  1. Adv Lmt

    Adv Lmt Membro Pleno

    Mensagens:
    2
    Estado:
    Brasil
    Distribuí Agravo de Instrumento no TRF da 3ª Região e instruí o mesmo com cópias simples. Foi negado seguimento ao recurso, pois o Relator entendeu que deveria ter instruído a peça com cópias autenticadas, tendo ressaltado que mesmo se houvesse declaração do advogado de autenticidade das peças, não admitiria o Recurso. Entendo que posso entrar com Agravo Interno contra essa decisão. Entretanto, minha questão é a seguinte: tento agravar dessa decisão juntando as cópias autenticadas?
    Pensei também em outra hipótese, mas não sei se é possível: peticionar desistindo do prazo recursal e interpor novo Agravo de Instrumento e aí juntar as cópias autenticadas, pois, se no primeiro Recurso não houve julgamento de mérito, entendo que nada obsta a interposição de novo Agravo, desde que tempestivo.
    Aguardo opiniões, especialmente quanto à parte final da questão.
  2. Cjardim

    Cjardim Membro Pleno

    Mensagens:
    207
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Colega
    A autenticação exigida pelo acórdão não tem amparo legal. Nesse sentido, vide nota 2 ao art. 525 pelo CPC do Negrão. Caso não tenha, confira REsp 451.234-RS e 710.165.

    Já quanto à segunda hipótese, creio não seja possível, pois, se não me engano (não pesquisei) a interposição do recurso implica na desistência do prazo restante, de forma que um segundo agravo de instrumento seria intempestivo. Eu, no seu caso, interporia o agravo interno.

    Boa sorte!!
  3. drrafaelfeliciojr

    drrafaelfeliciojr Membro Pleno

    Mensagens:
    468
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Certíssimo o colega acima.
Tópicos Similares: Agravo Instrumento
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Contraminuta de agravo de instrumento 28 de Dezembro de 2020
Direito de Família Inventário: Apresentação de Novo Esboço de Partilha - Agravo de Instrumento 21 de Junho de 2020
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor PERDIDO PRAZO DE AGRAVO INTERNO. BUSCA E APREENSÃO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. 12 de Agosto de 2019
Direito do Trabalho Recurso de revista negado - Agravo de instrumento 19 de Fevereiro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Posso entrar com agravo de instrumento contra despacho? 19 de Outubro de 2018