Agravo de Instrumento - Divergência

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por Wander.Barbosa, 24 de Março de 2016.

  1. Wander.Barbosa

    Wander.Barbosa Advogado - Pós Graduado em civil e Direito Penal

    Mensagens:
    38
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Prezados,
    Impetrei um Agravo de Instrumento no Tribunal (SP) contra liminar de Reintegração de Posse. Dois votos foram no sentido de que o pedido de Justiça Gratuita haveria de ser por meio de petição autônoma (isso foi modificado no Novo CPC) , enquanto o terceiro, permite fazê-lo na própria inicial do AI.

    A publicação do acórdão ocorrerá dia 29/03/2016, abrindo prazo para Embargos e demais recursos.

    Estou com muitas dúvidas. O Novo CPC admitiria o pedido de gratuidade no corpo da petição, contudo, quando a decisão foi proferida ainda vinculava o CPC/73.

    A decisão proferida será publicada em 29/3, ou seja, dentro do prazo de vigência do novo código. Em tese, essa decisão só começa a valer no dia 30. Existe nulidade por contrariar a nova legislação processual, vez que o Art. 99 prevê a possibilidade de fazê-lo na própria petição?

    Não existe mais os Embargos Infringentes e não consigo ver aplicação do Art. 942, II do Novo CPC por não ter tido reforma da decisão de primeiro grau.

    Além dos Embargos de Declaração, REsp e Rex, cabível algum outro procedimento?
  2. Marcia Adriane Pelegrine

    Marcia Adriane Pelegrine Membro Pleno

    Mensagens:
    5
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Mato Grosso
    Boa Tarde,

    Não fiz um estudo aprofundado do que vc esta perguntado, mas vou lhe passar uma experiencia que tive em um julgamento recente, no TJ/MT, no dia 21/03, ou seja, o CPC novo já estava vigente.

    Em julgamento de apelação o presidente da sessão se justificou dizendo que embora o CPC estivesse vigente, aquele processo em julgamento estaria submetido ao antigo CPC, tendo em vista que o julgamento dele se iniciou pelas normas do antigo CPC. Após dizer isso, ele repetiu da seguinte forma " ressalto mais uma vez, que este processo se submeterá as normas do antigo cpc tendo em vida que seu julgamento foi iniciado antes da vigencia do novo codigo."

    desta forma, Dr., sobre a informações analise onde melhor se encaixa a sua situação.

    Espero ter ajudado.
Tópicos Similares: Agravo Instrumento
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Contraminuta de agravo de instrumento 28 de Dezembro de 2020
Direito de Família Inventário: Apresentação de Novo Esboço de Partilha - Agravo de Instrumento 21 de Junho de 2020
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor PERDIDO PRAZO DE AGRAVO INTERNO. BUSCA E APREENSÃO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. 12 de Agosto de 2019
Direito do Trabalho Recurso de revista negado - Agravo de instrumento 19 de Fevereiro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Posso entrar com agravo de instrumento contra despacho? 19 de Outubro de 2018