Ajuda aos colegas

Discussão em 'Regras' iniciado por Fernando Zimmermann, 27 de Agosto de 2008.

  1. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Saudações a todos,

    A idéia do Fórum Jurídico foi criar um local de debate de idéias, e não consultas gratuitas pela internet, o que inclusive é proibido de acordo com o Estatuto da OAB.

    Estou bastante satisfeito com o "Modelos de Petições" e Artigos Jurídicos", mas o que acontece no entanto, é que esta seção específica do site, "Debates Jurídicos", não está atendendo sua finalidade (debates de temas jurídicos) e encontra-se desvirtuado (consultório jurídico grauito on-line).

    Por ora, cogito a adoção da seguintes novas regras:

    7. É proibido fazer consultas sobre casos concretos em andamento.
    8. Todas as mensagens aqui somente serão incluídas após prévia análise.


    É evidente que uma dúvida ou outra sobre um caso em concreto não faria mal se fosse essa a realidade do site. Mas o caso é que estamos inundados de tópicos do tipo: "urgente! tomei uma multa de trânsito" ou "meu marido não paga pensão!".

    Gostaria que me ajudassem a resolver se implanto uma das regras propostas, as duas, ou alguma outra capaz de resolver o problema.

    Aguardo opiniões.

    Abraços,
  2. Rudolf

    Rudolf Membro Pleno

    Mensagens:
    194
    Estado:
    Brasília-DF
    Concordo com a 8!!! 80% das mensagens são sobre pensão alimentícia e de multa de trânsito. Já havia ate comentado isso há um tempo. Ninguém aguenta mais.

    Quanto a 7ª não concordo porque acredito que vale a pena discutir sobre processos em andamento... Mas deveria ser restrita a advogados e operadores do direito. às vezes temos dúvidas quanto a áreas em que não militamos e no caso, não seria uma consulta gratuita, seria mesmo uma ajuda em alguma dúvida.

    Desse modo, com a peneirada que você vai dar nas mensagens vai filtrar aquelas que não se enquadram.

    O que vejo, ainda, é que tem usuários que cairam de para-quedas no site, nunca viram um processo na vida, não passaram nem perto de uma faculdade e ficam dando 'pitaco' com se fossem profundo conhecedores do direito.

    Isso nao é bom nem pra nós (confesso que fico muito nervoso com isso) muito menos para aqueles que vem (ou vinham, caso sejam adotadas as novas regras) procurar ajuda (consulta gratuita).

    Abraço.
  3. Historiador Carioca

    Historiador Carioca Membro Pleno

    Mensagens:
    570
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Bem, ainda sem vir a opinar acerca da elaboração das regras para melhorar as postagens neste Fórum, mister se faz aqui esclarecer uma questão !!!

    No caso, fiz a faculdade de História e, atualmente, faço a faculdade de Direito na qual estou no 3° período !!!

    Mesmo sem ser advogado, por estar a trabalhar com outros Advogados desde o ano de 2005, digamos que sei alguma coisa e, quando tenho o conhecimento daí acerca de um dado assunto, tomo a liberdade daqui dar os meus pitacos !!! ... E creio eu que, quando opino, algum bom fundamento têm, pelo menos !!!

    Assim, quanto à estas pessoas tais como eu que detém algum conhecimento na seara do Direito sem serem Advogados, não custaria muito, se for o caso, vir a nos corrigirem quando for o caso !!!

    Pelo oportuno, ainda vou ver se troco de "nick" por este já estar bastante fora de contexto !!!

    Um abração para todos !!!
  4. Herison Eisenhower Rodrigues do Nascimento

    Herison Eisenhower Rodrigues do Nascimento Membro Pleno

    Mensagens:
    577
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Espírito Santo
    Boa tarde Dr. Fernando. Já não vejo a hora desse tópico ser excluído e/ou submetido a prévia análise dos moderadores, em virtude de que perdeu a sua finalidade no deocrrer desse período. Já havia comentado isso com o nobre colega no mês de dezembro e de lá pará cá, nada mudou, só piorou. Dessa forma sugiro o item 8. Todas as mensagens aqui somente serão incluídas após prévia análise.

    Abraços,

    Eisenhower
  5. Historiador Carioca

    Historiador Carioca Membro Pleno

    Mensagens:
    570
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Ah sim, realmente tais postagens de Pensão Alimentícia e de Multa de Trânsito são deveras entediantes !!!

    Não seria o caso de pegar todas elas, sempre que tiver uma postagem nova, daí as pondo numa única discussão ???
  6. bladoborges

    bladoborges Membro Pleno

    Mensagens:
    249
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    O ideal então seria a criação de regras específicas.

    Válido dizer tb que a maioria das respostas são em casos simples, pois quando o caso é mais complexo, ninguem arrisca uma ajuda, até mesmo por desconhecer.
  7. fmbaldo

    fmbaldo Editores

    Mensagens:
    844
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Prezado Eisenhower,

    Antes de tomar atitudes mais drásticas, o que acarretaria despendimento de tempo dos moderadores para filtrar/aprovar as perguntas, poderiamos padronizar as respostas para essas perguntas, no sentido de procurar um advogado ou a PGE.

    Creio que serviria como um desestimulo.
  8. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Saudações,

    Sem dúvidas o Historiador Carioca, bem como o odranoells (Leonardo Lima) são excelentes postadores, sem terem concluído curso de direito.

    Inclusive o Historiador Carioca possui na mente todos os detalhes sobre ações da poupança, oque prova que não é necesário ser bacharel em direito para opinar pertinentemente sobre os tópicos.

    A idéia é simplesmente barrar as consultas particulares.

    Caso adotemos o sistema de verificação prévia de postagens, alguém se habilitaria a ser moderador? Estou sempre acompanhando o site, mas creio que eu precisaria de ajuda.

    Abraços,
  9. Rudolf

    Rudolf Membro Pleno

    Mensagens:
    194
    Estado:
    Brasília-DF
    Posso ajudar.
  10. Herison Eisenhower Rodrigues do Nascimento

    Herison Eisenhower Rodrigues do Nascimento Membro Pleno

    Mensagens:
    577
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Espírito Santo
    Dr. Fernando, uma outra sugestão desse tópico "debates jurídicos", seria subdividir em mais ou menos 12 área do direito como Direito Constitucional, Internacional Público e Privado, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Ambiental, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Comercial, Direito Previdenciário, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito de Família, etc..., e ai ver se consegue encontrar moderadores capazes de filtrar alguma dessas áreas e responder os debates juridicos questionados quando possível.

    Pode ser talvez uma boa sugestão para ser avaliada. Não se esqueça se for implementar essa nova roupagem, dar um del nos tópicos anteriores postados, começando novamente do zero, seria de bom alvitre.

    Eisenhower
  11. Rudolf

    Rudolf Membro Pleno

    Mensagens:
    194
    Estado:
    Brasília-DF
    Boa idéia Eisenhower
  12. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Uma divisão desta forma?

    1. Direito Constitucional
    2. Direito Civil, Empresarial e Processo Civil
    3. Direito de Família
    4. Direito Penal e Processo Penal
    5. Direito Tributário
    6. Direito Previdenciário
    7. Direito Administrativo
    8. Direito Internacional
  13. Herison Eisenhower Rodrigues do Nascimento

    Herison Eisenhower Rodrigues do Nascimento Membro Pleno

    Mensagens:
    577
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Espírito Santo
    Excelente, melhor do que isso não tem.
  14. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Vou deixar como está até o final de semana, para lá implementar as modificações.

    Fiquem à vontade para dar idéias até lá.

    Abraços,
  15. odranoells

    odranoells Membro Pleno

    Mensagens:
    166
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Olá nobre Fernando e demais nobres participantes, acredito que o item (3) cairia no mesmo abismo. Volto a insistir sobre o que havia dito outrora, dar mais ênfase a ferramenta de BUSCA para que antes de ser criado um tópico este recurso possa ser usado.

    Em questão a “real função inicial” do fórum, tenho novamente que afirmar que o maior problema é a não criação de tópicos que possuam a finalidade de “discutição”, de embates jurídicos ou “filosóficos” e quando os mesmos emergem aqui no fórum na maioria das vezes ficam a deriva.

    Sinto-me lisonjeado pela referencia proferida pelo nobre, não me atrevo a contestar, pois se dirigida a minha pessoa, informo e carinhosamente corrijo: Realmente fui da brigada pára-quedista aqui no rio e sou pára-quedista, mesmo não atuando, esta é a informação, agora a correção é que nunca freqüentei um único dia se quer em uma faculdade ou universidade.

    Acredito que haja tópicos interessantes postado nesta grandiosa página que deveriam ser preservados.

    Ao nobre Historiador Carioca digo que grandioso seria se todos pudessem ter uma, duas, três,... Faculdades a mais. Preserve seu Nick.

    At.: Leonardo Lima (balconista)
  16. Têmisgrega

    Têmisgrega Em análise

    Mensagens:
    42
    Estado:
    Minas Gerais
    Prezado Colega Fernando, sou advogada e já tive a oportunidade de esclarecer alguns pontos jurídicos e processuais com outros colegas advogados, através deste maravilhoso fórum.
    Meu posicionamento seria um debate jurídico e esclarecimentos de dúvidas processuais entre os profissionais e conhecedores do Direito, bem como, lógico debates a respeito de assuntos jurídicos atuais.
    Gostei da dica do colega de responder as consultas de leigos com respostas tipo procure um Advogado ou a Defensoria Pública.
    Aproveito a oportunidade para parabenizá-lo pela iniciativa de criar um espaço de debates jurídicos que vem a acrescentar conhecimentos a todos nós.
    Atenciosamente, Dra Rute.
  17. Rudolf

    Rudolf Membro Pleno

    Mensagens:
    194
    Estado:
    Brasília-DF
    10. Não vamos fazer o seu dever de casa.
  18. bladoborges

    bladoborges Membro Pleno

    Mensagens:
    249
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Rudolf.

    Não entendi essa sua última mensagem...
  19. Rudolf

    Rudolf Membro Pleno

    Mensagens:
    194
    Estado:
    Brasília-DF
  20. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Hahaha :D

    Mas creio que a análise prévia dos tópicos já resolveria grande parte desse problema.
Tópicos Similares: Ajuda aos
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Ajuda Ausência de Dialeticidade extição do pedido 25 de Agosto de 2021
Direito de Família Ajuda - Sucessão Processual em Ação de Retificação de Registro Civil 24 de Agosto de 2021
Direito Penal e Processo Penal [Ajuda] Procuro livros sobre Direito Penal e Direito Processual Penal 29 de Maio de 2020
Direito de Família Processo problemático - carta rogatória - ajuda/conselhos por favor 10 de Setembro de 2019
Direito de Família AJUDA - EMENDA A INICIAL DE EXECUÇÃO 27 de Março de 2019