Ajuda - Conselho Dos Mais Experientes.

Discussão em 'Fórum dos Neófitos' iniciado por rmst, 09 de Fevereiro de 2013.

  1. rmst

    rmst Membro Pleno

    Mensagens:
    45
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Pernambuco
    Antes de mais nada, não consegui identificar o local adequado para postar esta dúvida.
    Caso esteja no local indevido, peço aos moderadores que remaneja para o local adequado.
    Boa noite pessoal,



    Pois bem, estou precisando tomar uma decisão e gostaria da opinião dos mais experientes quanto a seguinte situação:

    Sou novo advogado (sem experiência - recém-oab) e recebi duas propostas para trabalhar em escritório de advocacia.

    Escritório 01 (médio porte):

    - Escritório focado em adv. empresarial
    - Ser contratado como adv. júnior
    - Receber uma remuneração fixa
    - Os clientes que eu captar sera repassado 1/3 dos honorários pra mim e o restante para o escritório.
    - Para conseguir uma promoção para um cargo mais alto é necessário conquistar contratos com empresas que gerem mensalmente para o escritório o valor triplo do salário do cargo a ser promovido.

    Escritório02 (médio porte):

    -Escritório que atende todos os ramos do direito (tanto empresarial quanto pessoa física)
    - Receber uma remuneração fixa, mas um pouco abaixo do oferecido pelo Escritório 01.
    - Os clientes captados por mim, serão divididos em 50% pra mim e 50% pro escritório.


    Então caros colegas, recebi estas duas propostas e estou com muita dúvida sobre qual devo aceitar.
    Sou novo na área, com pouquíssima experiência e uma das maiores preocupações é saber a aprender como captar clientes, visto que sem a captação ficarei apenas a receber a remuneração fixa.

    Confesso que me interessei pelas duas propostas, o escritório 01, oferece melhor salário porém os honorários só serão de 1/3, terei que limitar os tipos de clientes e o foco seria fechar com empresas.

    O escritório 02, os honorários são divididos meio a meio, posso atender qualquer tipo de cliente porém a remuneração fixa é menor.

    Gostaria, se fosse possível, que o pessoal mais experiente me ajudasse nessa escolha, pois a dúvida pairou sobre minha cabeça, e como sou novo (recém-oab) não sei como vou fazer para captar clientes.
  2. Roberto César

    Roberto César Membro Pleno

    Mensagens:
    583
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    RMST, embora essas escolhas sejam bem pessoais, darei minha opinião, mas acreditando que deve seguir o seu instinto profissional.

    Como foi colocado, a opção 2 tem a base remuneratória menor, mas com um leque maior de chances de fazer uma carteira de clientes interessante para o escritório e, além disso, daria uma diretriz sobre qual área poderia se especializar a partir do contato prático com as matérias apresentadas pelos clientes, ou seja, chance de aprender mais, o que faria também com que ganhasse mais que na 1ª opção.

    Por isso, eu optaria pela 2ª proposta.
  3. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia Dr.
    Primeiramente, parabéns e boa sorte!

    Já considerou a possibilidade de enfrentar um concurso público?
    Pode ser uma boa ideia para o futuro...
    Bom, quanto as duas propostas, e levando em consideração que o doutor ainda carece de pratica na captação de clientes, eu me atrevia a recomendar a oferta 01, até porque o atrativo de 50% oferecido pela oferta 02 seria, por enquanto, irrelevante.
    Claro, é só um palpite descompromissado. E como dito por alguém, alhures, se palpite fosse bom seria comercializado.....
  4. Cjardim

    Cjardim Membro Pleno

    Mensagens:
    207
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    RMST, bom dia!

    Ajudaria os colegas a poder opinar saber o valor da parte fixa, até para poder sopesar prós e contras. Sem saber, me parece que o escritório 02 é mais vantajoso, especialmente porque o variável é percentual maior...

    boa sorte!
  5. rmst

    rmst Membro Pleno

    Mensagens:
    45
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Pernambuco
    Caros colegas, obrigado pela opinião de todos vocês!. Foi de grande valia para minha decisão.
    Acabei optando pela segunda opção, justamente por ser mais flexível quanto aos tipos de clientes e divisão de honorários.

    Ao colega CJARDIM, os fixos ficam dentro da variante de R$1.000.

    Obrigado.
Tópicos Similares: Ajuda Conselho
Forum Título Dia
Direito de Família Processo problemático - carta rogatória - ajuda/conselhos por favor 10 de Setembro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Ajuda Ausência de Dialeticidade extição do pedido 25 de Agosto de 2021
Direito de Família Ajuda - Sucessão Processual em Ação de Retificação de Registro Civil 24 de Agosto de 2021
Direito Penal e Processo Penal [Ajuda] Procuro livros sobre Direito Penal e Direito Processual Penal 29 de Maio de 2020
Direito de Família AJUDA - EMENDA A INICIAL DE EXECUÇÃO 27 de Março de 2019