Alimentos - Executado Alega ter pago pensão com presentes dados pelo ano.

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por AugustoM, 22 de Fevereiro de 2017.

  1. AugustoM

    AugustoM Membro Pleno

    Mensagens:
    167
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Uma cliente me procurou informando que o pai de seu filho não estava realizando o pagamento das prestações mensais referente a pensão.

    Posto isto, fora proposta ação de Execução, onde o Executado apresentou defesa alegando ter pago os valores em forma de presentes, e agrados a seu filho.

    Observando isto, me deparo com a seguinte questão. A Sentença homologatório do acordo anteriormente firmado, descreve a obrigação de pagar um valor XX por mês, na conta da genitora, não com bens.

    Posto isto, e pela necessidade da Autora em receber os valores em atraso, como os colegas poderiam me auxiliar?

    Existe jurisprudência neste sentido?

    Fico agradecido por todas respostas, e no aguardo.

    Att.
  2. Milton Levy de Souza

    Milton Levy de Souza Membro Pleno

    Mensagens:
    629
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Pensão alimenticia?? Presentes e outros pode ser descontado?



    NÃO - Pensão de Alimentos trata-se de valores ( dinheiro ) e não, de outros benefícios -> viagens, presentes, passeios , etc , que é espontaneidade da pessoa que paga a pensão de alimentos, já que esta foi calculada para suprir todas as necessidades do pensionado,os gastos extras – viagens, presentes, alimentação – não podem ser descontados do valor da pensão alimentícia.




    Na teoria, a pensão alimentícia é para suprir as necessidades básicas da criança. Alimentação, moradia, vestuário, educação etc. Mas uma vez estipulada o pagamento da pensão em espécie, isto é, em dinheiro, ela deve ser paga em dinheiro e não em mercadorias.

    NÃO SÃO MINHAS!! ACHEI EM PESQUISAS.
  3. AugustoM

    AugustoM Membro Pleno

    Mensagens:
    167
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Obrigado pela Resposta Dr. Milton, fico agradecido.

    Estive pesquisando ontem o dia todo, e cheguei a mesma conclusão, mas tua resposta fora de muita valia.
Tópicos Similares: Alimentos Executado
Forum Título Dia
Direito de Família Exoneração de Alimentos 15 de Novembro de 2023
Direito de Família EXECUÇÃO DE ALIMENTOS 08 de Março de 2023
Direito de Família Alimentos: cumprimento provisório indeferido 01 de Agosto de 2021
Direito de Família 2º Grau: alimentos indeferidos 12 de Junho de 2021
Direito de Família Acordo de alimentos homologados num processo e não homologados em outro com as mesmas partes 09 de Novembro de 2020