Aposentadoria por idade com pseudos advogados.

Discussão em 'Direito Previdenciário' iniciado por recastro, 17 de Outubro de 2008.

  1. recastro

    recastro Em análise

    Mensagens:
    2
    Estado:
    São Paulo
    Senhores estou com uma situação inusitada. Meu pai a uns 5 anos atrás foi procurada por uma prima sobre a aposentadoria, como é família e ela ofereceu em fazer. Ele havia contribuído 28 anos em carteira e mais de 10 como autônomo, porém perdeu os carnes que comprovaria esses pagamentos que daria mais que 35 anos necessários para aposentar, essa parente ofereceu seus serviços para poder regularizar a situação e poder aposentar normalmente com um valor maior do que o mínimo.

    Essa parente, uma pseudo "divogada" ou "dotora", passaram 5 anos, meu pai completou 65 anos e um belo dia em casa surge uma carta do INSS com aposentadoria por idade, avisando para ele comparecer em uma agência e receber.
    Bom ele foi e recebeu tudo, inclusive os atrasados. Porém essa prima nesse período abriu uma sociedade com outra advogada, e agora ela alega que meu pai esta devendo R$ 2600,00 por essa aposentadoria por idade (mal feita)...

    O que me faz pensar que ela poderia ter ficado com todo atrasado e recebido várias parcelas seguintes, para só depois chegar no meu pai e dizer que havia concluído e ele ainda teria que arcar com algumas despesas... (como um caso que presenciei no escritório dela, ela fez exatamente isso... pelo jeito é praxe desses "divogadus")

    O fato mais curioso nessa história é que ela firma um contrato bilateral (verbal ou não), não estipula preço, não diz que seria cobrado e de repente ela surge com esse valor absurdo!! Outro fato curioso é que ela não fez um contrato formal, escrito e assinado, pelo menos até onde eu sei ela não fez, e mesmo que tenha feito tal contrato, ela teria que ter dado cópia a ele. Meu pai é um sr idoso, não tem formação nenhuma escolar, só fez a primeira série primária. O máximo que ele sabe é escrever. Podendo ser facilmente ludibriado pela própria sobrinha...

    Como confiava nela e por ser da família eu deixei ela agir livremente durante esse período todo, mas cobrar 2600,00 por aposentadoria por idade, é um exagero!! Pelo que entendi ela esta cobrando 30% dos atrasados e 4 parcelas seguintes...

    Parece que a OAB se esquiva desse assunto, fui conversar na OAB e disseram que:" por não se tratar de atividade jurídica eles não poderiam fazer nada". Mas pergunto um de seus "pupilos" esta agindo ilicitamente, será que mesmo não sendo uma atividade regulamentada pela OAB, ela não tem mesmo nada haver com seus "pupilos"?

    Estranhamente andei pesquisando vários advogados sobre o valor que costumam cobrar, e parece não existir uma tabela de honorários para isso, eles cobram quanto querem, porém a maioria cobra 3 parcelas seguintes, dependendo o caso...

    Não seria o caso de existir uma regulamentação para isso? já que o próprio contribuinte pode requerer sua aposentadoria, e nisso dou razão a OAB em se esquivar alegando não ser atividade jurídica, realmente não é, a não ser que vire um processo. Se houvesse uma regulamentação séria, extinguiria essas fraudes contra os contribuintes...

    A minha dúvida é o que fazer com ela, não quero denunciar ela a Polícia Federal, porque os pais delas são velhos e não quero ser responsável por um eventual enfarto. Porém gostaria de exigir justiça nesse caso, já que ela virou as costas para família e parece estar empenhada em aplicar golpes em senhores (as) idosos.

    Para adiantar eu fui na Policia civil e fiz um boletim de ocorrência de preservação de direitos, onde fiz constar toda documentação que foi entregue a ela. Tal documentação ela vem usando para tentar receber os 2600,00 reais... Meu pai esta disposto a pagar, porém o justo, não é nem questão de valor monetário, mas sim uma questão de valor moral! Uma espécie de lição a ela...

    Caberia algum processo contra ela?

    obrigada!!
    Renata
  2. RECALCULO

    RECALCULO Em análise

    Mensagens:
    8
    Estado:
    São Paulo
    Cara Renata, nossa finalidade aqui, não é entrar no mérito em questionar os serviços e valores cobrados por um ou outro profissional, mas sim debater as duvidas relacionadas as áreas especificas.
    Um conselho é você procurar um Advogado que seja de sua confiança, para que ele possa esclarecer melhor as suas duvidas.
  3. recastro

    recastro Em análise

    Mensagens:
    2
    Estado:
    São Paulo
    Obrigada, realmente fizemos isso, através de um advogado, que conseguiu pela OAB (novamente) que um conselheiro abrisse uma representação e nos orientou a fazer boletim do ocorrência de preservação de direitos, o qual eu já tinha feito.

    Eu não queria, mas fatos novos surgiram e parece que serão investigadas até na esfera federal, gravei varias conversas, inclusive de funcionários do INSS que estão envolvidos, tenho dois senhores que elas receberam todos atrasados mais três parcelas seguintes que estão dispostos a testemunhar... O Bicho vai pegar..rs E bom que elas aprendem o sentido da palavra TRABALHO!! Talvez percam a tão sonhada "carteirinha cor de rosa" e vejam o sol nascer quadrado... Infelizmente fugiu do meu controle, já adiantei para meus tios o que poderá ocorrer, assim fico mais aliviada...

    Desculpe por postar aqui, mas não existe uma área neste fórum em que podemos discutir assuntos práticos e não doutrinários...
    Postei aqui por ser relacionado a área previdenciária, se existir alguma área que seja mais plausível esse tipo de postagem, por favor mova esse tópico para lá, até porque gostaria de ler opiniões a respeito...

    Obrigada,
    Renata
Tópicos Similares: Aposentadoria por
Forum Título Dia
Direito Previdenciário Aposentadoria por incapacidade 07 de Outubro de 2022
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Empréstimos consignados e aposentadoria por invalidez 28 de Novembro de 2021
Direito Previdenciário Recebe BPC mas cumpria os requisitos para aposentadoria por idade. 20 de Fevereiro de 2020
Direito Previdenciário DIFERENÇAS ENTRE AUXÍLIO DOENÇA E APOSENTADORIA POR INVALIDEZ 27 de Setembro de 2019
Direito Previdenciário CESSAÇÃO DE APOSENTADORIA POR INVALIDEZ 03 de Setembro de 2018