Aposentados-Empréstimo c/ Desconto em folha

Discussão em 'Artigos Jurídicos' iniciado por Mario Emerenciano, 09 de Abril de 2005.

  1. Mario Emerenciano

    Mario Emerenciano Advogado - Moderador

    Mensagens:
    280
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Aposentados: HSBC vai realizar empréstimos com desconto em folha


    SÃO PAULO - O banco HSBC é a mais nova instituição financeira autorizada pelo governo a operar linhas de crédito para aposentados e pensionistas com desconto consignado na folha de pagamento do benefício.

    Para oficializar a liberação, um convênio será assinado pelo ministro da Previdência Social, Romero Jucá, nesta quinta-feira (7). Com a autorização, o HSBC se torna o 21o banco que oferece empréstimos consignados aos beneficiários do INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social).

    Mercado promissor

    O crescente interesse dos bancos por estas linhas de crédito consignado se justifica pelo mercado formado por 19 milhões de aposentados e pensionistas, dos quais apenas 2 milhões já solicitaram os empréstimos. Desde maio do ano passado, quando o governo Lula criou este programa de financiamento, cerca de R$ 4,87 bilhões já foram liberados.

    Além do mercado potencial, os bancos se interessam pelos empréstimos consignados também porque a transação representa um risco praticamente zero às instituições financeiras, já que a quitação das parcelas emprestadas é feita automaticamente na folha de pagamento do INSS aos aposentados e pensionistas.

    Esta maior segurança na solvência do débito faz com que as taxas de juros desta modalidade de crédito sejam mais baixas que a média do mercado, o que também beneficia aos tomadores dos empréstimos. Em geral, o custo da operação varia 1,6% a 4,5% ao mês, dependendo do banco, do prazo e do valor solicitado. O prazo máximo para quitação é de 36 meses.

    Mais bancos participam
    Antes da entrada do HSBC, as três últimas incursões no grupo de instituições autorizadas a operar os financiamentos foram feitas pelo Banco do Brasil, pelo Lemon Bank, que atua em parceria com o Banco BGN, e pelo banco Real ABN Amro, que se associou ao Banco Cacique para oferecer os empréstimos.

    A Caixa Econômica Federal é líder de mercado, com mais de 614 mil operações realizadas a partir de março do ano passado, número que equivale a 43% do total de transações. Em segundo lugar aparece o banco BMG, respondendo por cerca de 42,6% da categoria.

    Para quem se interessar nos empréstimos consignados basta procurar uma agência de bancos e financeiras autorizados a operar a linha de crédito. Não é necessário nenhum comprovante de renda além do número da aposentadoria ou pensão do INSS. Basta apresentar documentos pessoais.


    Fonte: InfoMoney, 7 de abril de 2005
Tópicos Similares: Aposentados-Empréstimo Desconto
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Aposentada que teve desconto indevido no benefício será indenizada 25 de Abril de 2023
Notícias e Jurisprudências Banco terá de indenizar aposentada que teve descontos indevidos em seu salário 27 de Março de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Desconto Indevido 11 de Fevereiro de 2020
Direito Previdenciário Desconto Imposto de Renda 05 de Dezembro de 2019
Direito de Família Desconto em folha de pensão alimentícia 18 de Janeiro de 2016