Art. 306 Cpp Alterado Pela Lei 11.449/07

Discussão em 'Direito Penal e Processo Penal' iniciado por dannyrose, 02 de Janeiro de 2009.

  1. dannyrose

    dannyrose concurseira obstinada

    Mensagens:
    5
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Prezados colegas concurseiros

    Trago a debate uma questão que, devido a pertinência temática, poderia perfeitamente ser objeto do próximo concurso da PF e pegar alguns de nós de "calça curta" (confesso que a mim pegaria!). Por essa razão, estou trazendo a balia para que possamos nos preparar.

    Questão:

    O art. 306 do CPP, alterado pela lei 11.449/07, passou a prever a remessa do auto de flagrante para a defensoria pública. A partir dessa alteração indaga-se: O Inquérito Policial continua sendo inquisitivo? É posssível aplicar a súmula 343 do STJ no IP?

    R: De acordo com o entendimento do STJ, a participação da defensoria pública se limita à verificação da regularidade (ou não) do flagrante, razão pela qual entende-se que se trata de contraditório limitado, restrito. Assim, a lei 11.449/07 não descaracterizou a natureza inquisitiva do IP.

    Entretanto, cumpre destacar que o tema chegou até o Supremo, no HC 92599 MT, e o Ministro Gilmar Mendes, liminarmente, inaugurou posicionamento que, se acompanhado pela maioria do Tribunal, irá aniquilar a caracteristica inquisitiva do IP, eis que Sua Exa. deferiu a juntada de laudo pericial pela defesa ao IP, entendendo, pois, que há sim contraditório nessa fase pré-processual.

    No que tange a aplicação do verbete 343 do STJ, tanto a jurisprudencia quanto a doutrina são uníssonas no sentido de que esse entendimento se aplica apenas nos casos de processos administrativos, conforme o próprio texto explicita, haja vista que IP é procedimento (e não processo) e se destina a apurar infração penal (e não falta administrativa).

    Espero ter contribuido de alguma forma.
    Um forte abraço a todos e boa sorte!
Tópicos Similares: Art 306
Forum Título Dia
Modelos de Petições Habeas Corpus Trancamento Ação Penal - Art. 306 Do Código De Trânsito - Ausência De Teste Do Bafômet 20 de Novembro de 2009
Direito de Família STF e artigo 1641 do cc 10 de Fevereiro de 2024
Direito de Família Partilha de Bens e Sucessão 19 de Janeiro de 2024
Direito de Família Artigo 1523 cc, I 05 de Janeiro de 2024
Notícias e Jurisprudências Banco indeniza por demora em bloqueio de cartão 22 de Maio de 2023