Aumento Dos Venimentos Dos Servidores Da Saúde!

Discussão em 'Direito Constitucional' iniciado por souzaadvocacia, 25 de Outubro de 2013.

  1. souzaadvocacia

    souzaadvocacia Membro Pleno

    Mensagens:
    274
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Prezados colegas, vejam o causo ou melhor, a coisa abaixo:

    Em um municipio do interior de Estado de Mato Grosso, o prefeito municipal, sob a justificativa de que muitos profissionais da saúde (médico) não se disponibilizam a trabalhar no município, pois os vencimentos são baixos (média de R$ 16.000,00 ), apresentou um projeto de lei elevando os vencimentos destes e de todos aqueles de nivel superior na área da saúde em 90%, exigindo, contudo, exclusividade no atendimento.

    Assim, pergunto: seria legal este aumento desordenado? Gostaria de que os colegas se manifestassem, juntado, inclusive, alguns julgados para que eu possa realizar um parecer juridico pela ilegalidade.
  2. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia Dr.
    O Prefeito poderia resonder no sentido de que  mandamento constitucional reza que cuidar da saúde é dever do Estado.
    Se o ordenado médio de mais de 22 salários mínimos se mostra insuficiente para atrair os profissionais da saúde para o respectivo rincão, não vislumbro ilegalidade em oferecer salario maior aos médicos, pra que a população possa ser atendida.
    Se não me engano, a linha mestra do program "mais médicos", do governo Federal.
    Agora, "
  3. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Desculpe, problemas na edição, mas, continuando:
    Agora, estender os beneficio de salário quase dobrados aos demais cargos da área da saúde, parece ser um abuso indefensável.e inominável, de gritante ilegalidade,
    Com a palavra os demais integrantes do Forum
  4. rafaelnparanagua

    rafaelnparanagua Advogado Correspondente em Brasília

    Mensagens:
    100
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
  5. skuzam

    skuzam Membro Pleno

    Mensagens:
    55
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Santa Catarina
    Existem limites que devem ser respeitados, no caso aumentado em 90% a remuneração dos médicos eles passariam a ganhar cerca de 30 mil reais.

    Porem a constituição federal impõe limites, veja o art. 37, XI:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    XI - a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicando-se como li-mite, nos Municípios, o subsídio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsídio mensal do Governador no âmbito do Poder Executivo, o subsídio dos Deputados Es-taduais e Distritais no âmbito do Poder Legislativo e o sub-sídio dos Desembargadores do Tribunal de Justiça, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento do subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tri-bunal Federal, no âmbito do Poder Judiciário, aplicável este limite aos membros do Ministério Público, aos Procuradores e aos Defensores Públicos;
Tópicos Similares: Aumento Dos
Forum Título Dia
Artigos Jurídicos Desigualdade Social- Aumento Salarial- Deputados E Senadores 29 de Dezembro de 2010
Modelos de Petições ADIN contestando o aumento para os Deputados 18 de Dezembro de 2006
Direito de Família DESPACHO EM AÇÃO DE ALIMENTOS QUE AUMENTOU A PENSÃO 14 de Janeiro de 2016
Notícias e Jurisprudências Pgfn - Aumento Do Limite Mínimo Para Execuções Fiscais 29 de Março de 2012
Modelos de Petições Ação Direta De Inconstitucionalidade Do Dem Questionando A Validade Do Aumento De Ipi Para Carros Im 26 de Setembro de 2011