Carga Tributária

Discussão em 'Política' iniciado por Mario Emerenciano, 02 de Julho de 2009.

  1. Mario Emerenciano

    Mario Emerenciano Advogado - Moderador

    Mensagens:
    280
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Carga tributária é mais pesada para os mais pobres, diz Ipea

    por Eduardo Rodrigues

    BRASÍLIA - Os brasileiros trabalharam em média 132 dias em 2008 somente para pagar impostos, que segundo estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Avançada (IPEA) chegaram a 36,2% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país). De acordo com o estudo, a carga tributária é mais pesada para quem tem menor renda.

    Enquanto os trabalhadores que ganham até dois salários mínimos (R$ 930) precisaram trabalhar 197 dias em média no ano passado para pagar tributos ao governo, aqueles que recebem remuneração mensal de 30 ou mais salários (R$ 13,95 mil) alcançaram a conta em apenas 106 dias, ou três meses a menos. Os cálculos que mostram o desequilíbrio na cobrança de tributos fazem parte do estudo Receita pública: quem paga e como se gasta no Brasil, divulgado nesta terça-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Receita Federal.

    Segundo o Ipea, como a distribuição da carga tributária no Brasil não é equânime, alguns setores da população acabam fazendo um esforço maior para financiar o funcionamento do Estado e das políticas públicas. Na mesma comparação, o pagamento de impostos abocanhou 53,9% da renda das famílias mais pobres em 2008, enquanto onerou apenas 29% dos rendimentos dos mais abastados.

    O estudo ainda mostra para onde é destinado o valor dos dias trabalhados que não vão para a mesa dos contribuintes. Considerando a média global de 132 dias de labuta para a quitação de impostos em 2008, cerca de 24 dias arcaram com os benefícios da Previdência Social e outros 7,7 dias foram destinados às pensões e aposentadorias dos servidores públicos federais.

    Enquanto o pagamento de juros da dívida foi responsável por comer 20,5 dias de trabalho dos cidadãos, os gastos nas três esferas governamentais da área de saúde consumiram apenas 13 dias. Ainda na área social, foram gastos 15,7 dias para a educação e a distribuição do Bolsa Família demandou 1,5 dia.

    Os economistas do Ipea também estimaram a renda gasta com impostos por pessoas que tinham ou não propriedades no ano de 2006. Segundo o estudo, os proprietários de algum bem (empresa, casa, automóvel) comprometaram 13,6% de sua renda com o pagamendo de tributos. Quem só recolhe a contribuição previdenciário e o Imposto de Renda (IR) foram classificados como `não proprietários` e usaram 24,4% de seus rendimentos na quitação de tributos.

    Fonte: O Globo, 30 de junho de 2009. Na base de dados do site www.endividado.com.br.
Tópicos Similares: Carga Tributária
Forum Título Dia
Arquivos antigos AUMENTO NA CARGA TRIBUTÁRIA 23 de Agosto de 2005
Direito Administrativo Redução da Carga Horária em razão de filho com TEA 20 de Janeiro de 2020
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Carga dos autos e carta precatória para outra comarca 07 de Junho de 2018
Direito de Família Carga Dos Autos Do Processo 13 de Janeiro de 2012
Direito Previdenciário Concurso Público - Carga Horária 20 H - Previdência 40 H 13 de Julho de 2011