Cidadania x direito sucessorio

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por wilsont, 16 de Julho de 2006.

  1. wilsont

    wilsont Visitante

    Olah a todos,

    Resido nos EUA ha 8 anos e por decisao propria solicitei a perda de cidadania brasileira (ha 3 anos). Minha mae faleceu ha alguns meses e meus irmaos disseram-me que o fato de nao ser brasileiro iria ser um problema para o andamento do inventario de minha mae e, ainda, para o recebimento de qualquer porcentagem que advenha da venda dos bens constantes no inventario.

    Por favor, gostaria de saber se o fato de nao ser mais brasileiro, nao contar com passaporte, CPF e RG, constitui um problema, pois no inventario de meu pai consta que sou "...gerente de vendas, brasileiro, solteiro...".

    Grato a todos,

    Wilson T.
  2. Karine Romero Althaus

    Karine Romero Althaus Membro Pleno

    Mensagens:
    83
    Estado:
    Paraná
    Em minha humilde opinião... não obsta seu direito de herança não...
    Afinal sua mudança de cidadania, não alterou sua filiação, não é!?
    Vc continua sendo filho de sua mãe, por hora, herdeiro necessário...
    O andamento do processo com certeza será mais lento... em virtude de vc não residir no país... mas isso não lhe tira o direito a sua quota parte na herança....

    Espero ter ajudado.
  3. wilsont

    wilsont Visitante

    Muito obrigado, Karine.

    Realmente voce tem razao, especialmente porque em meu passaporte americano (o brasileiro jah expirou mas mesmo assim nao serviria) conta a minha filiacao (mae e pai brasileiros).

    Grato,

    Wilson
Tópicos Similares: Cidadania direito
Forum Título Dia
Regras Direito e Cidadania 11 de Junho de 2018
Modelos de Petições ADI contestando Programa Territórios da Cidadania 10 de Março de 2008
Artigos Jurídicos Cidadania e Justiça Social 10 de Outubro de 2007
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor cessão de direitos hereditarios 12 de Março de 2024
Direito de Família Direito de representação e testamento 09 de Fevereiro de 2024