Condominio Atrasado

Discussão em 'Direito Constitucional' iniciado por Joice, 16 de Abril de 2012.

  1. Joice

    Joice Membro Pleno

    Mensagens:
    31
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Bom dia colegas,

    Uma situação nova e venho socorrer-me dos colegas para a melhor solução do conflito.
    Minha cliente vem pagando com dificuldades os condominios pois pagava junto financiamento. Quitou o apartamento e agora pode pagar.
    Ocorre que, durante 3 anos quando estavam atrasados os condominios ela negociava com o advogado da imobiliária. Só que cada vez que havia negociação ele cobrava os honorários (que não eram poucos) mais juros e juros.
    Ao todo fez 4 negociações e pagou honorários em todas. Em uma delas o valor dos honorários foi de 4 mil reais, sendo que o valor da divida era de 18mil e as parcelas de 300 reais. Os honorários tiveram que ser pagos a vista.
    Pergunto: a cliente ainda esta em débito, mas acho totalmente possivel uma discussão a cerca dos honorários excessivos e juros abusivos. Assim, pensei em uma consignatória ou uma revisional. mas não vi nenhum caso.
    O que acham?? Se alguem ja teve algum caso parecido me dê uma luz!
    Obrigada (joice.adv@terra.com.br)
  2. ef_garcia

    ef_garcia Em análise

    Mensagens:
    26
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Eu entendo que, se o Condomínio não havia proposto uma ação judicial, não há como cobrar honorários advocatícios.
    Joice curtiu isso.
  3. claudiolourenco

    claudiolourenco membro pleno

    Mensagens:
    45
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde.

    No seu caso eu ajuizaria uma ação consignatoria juntando planilha de débitos desde o inicio e os pagamentos efetuados, incluindo os honorários abusivos pagos.......

    Com relação aos honorários pagos ao advogado da imobiliária, s eentender que foram abusivos entre com uma represetnação na ordem.... e tbem pode intentar uma ação contra a imobiliária para ver ressarcido os honora´rios abusivos que foram cobrados pelo advogado desta.

    Acho que com as informações acima vc terá uma noção do caso.

    Abraços

    Claudio
    Léia Sena e Joice curtiram isso.
  4. Joice

    Joice Membro Pleno

    Mensagens:
    31
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Obrigada!!!!
  5. HeryckDM

    HeryckDM .∙.

    Mensagens:
    221
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Norte
    Caso se aplique o CDC, é ilegal a cobrança...

    rt. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:

    (...)

    XII - obriguem o consumidor a ressarcir os custos de cobrança de sua obrigação, sem que igual direito lhe seja conferido contra o fornecedor;

  6. Léia Sena

    Léia Sena Membro Pleno

    Mensagens:
    498
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Concordo com a proposta dos colega sobre o ingresso de consignação em pagamento.
Tópicos Similares: Condominio Atrasado
Forum Título Dia
Arquivos antigos Condominio atrasado 21 de Junho de 2007
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Sindico de Condomínio peticionar no juizado especial 26 de Janeiro de 2024
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Condomínio pode Desmembrar parte da Área de Lazer e vender lotes? 06 de Janeiro de 2021
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor COBRANÇA DE DESPESAS DE CONDOMÍNIO. 26 de Fevereiro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Dissolução de condomínio. 04 de Setembro de 2018