Construção De Defesa

Discussão em 'Fórum dos Neófitos' iniciado por Jediel Leonardo da Cunha, 21 de Novembro de 2010.

  1. Jediel Leonardo da Cunha

    Jediel Leonardo da Cunha Em análise

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Ceará
    Olá,

    Pessoal, esse é o meu primeiro post, espero poder participar bastante do site juntamente com vocês,

    Nesse primeiro momento, preciso dizer que sou estudante de Direito do I Semestre, ainda não tenho
    muitos argumentos jurídicos e esse é um dos motivos que me levaram a pedir auxílio aos amigos do site.

    Bem, vamos agora a questão...

    Estou pagando uma cadeira de Introdução a Sociologia Jurídica e o professor vai nos avaliar com um seminário,
    onde temos que apresentar o tema: Prisão: Lugar de pobre? ... Para se posicionar no tema resolvemos utilizar como
    metodologia uma peça teatral, e farei o papel do Advogado do "RICO" e para apresentar a devida profundidade que
    o tema exige, preciso de informações especificas de como apresentar a defesa e não deixar o meu cliente ser preso ...
    por que segundo o nosso entendimento, rico não fica preso, cadeia é lugar de pobre ...

    No caso pensamos fazer o seguinte: o advogado do rico irá entrar com um pedido de liberdade provisória ou habeas corpus
    fundamentando seus argumentos no artigo 23 do código penal: excludente da ilicitude sobre o enfoque do inciso II- Estado de Necessidade
    , por que o rico da peça, no caso o reú, tem a necessidade de roubar por causa da doença "cleptomania"...

    O que acham ? poderiam me auxíliar com alguns argumentos para aprofundar mais a defesa e me dá o devido domínio do caso.
  2. ewerton_fr

    ewerton_fr Membro Pleno

    Mensagens:
    105
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Jediel,

    Acho meio dífcil a simulação de uma boa defesa "de rico" ainda mais pra vocês que estão começando o curso e tem pouco domínio do processo e de direito material também. Agora, o tema achei muito bom.

    Posso dá uma sugestão: faça um trabalho expositivo mesmo, pode utilizar trechos de documentários sobre o assunto (existem muitos) e dados sobre o perfil da população carcerária (não só brasileira, mas de todo o mundo!) para comprovar sua tese.

    Uma dica de documentário: "Justiça"(Maria Augusto Ramos, 2004) pode tirar dados e conclusões muito boas dele. Pode até passar um trecho na sua aula...

    Há um sociológo chamado Loic Wacquant que fala muito sobre esse tema. Existem alguns artigos bem didáticos dele:
    * A aberração carcerária à moda francesa

    * militarização da marginalização urbana

    O tema é inquietante. Espero que se aprofunde nele.

    abraços
Tópicos Similares: Construção Defesa
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Usucapião- Construção invade area publica 11 de Fevereiro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Construção de casa em terreno de terceiros 17 de Outubro de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Indenização por construção em terreno alheio 08 de Abril de 2015
Direito do Trabalho Direitos De Trabalhador Diarista Da Construção Civil 04 de Dezembro de 2012
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Indenização De Acessão Por Construção 13 de Julho de 2012