Consultoria Jurídica

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por cesarmello, 02 de Março de 2006.

  1. cesarmello

    cesarmello Visitante

    Olá.

    Sou novo no fórum, mas tenho notado vários tópicos com perguntas sobre questões em concreto.

    Acredito que responder a tais questões fira as regras Deontológicas da Advocacia.

    Gostaria então de pedir aos colegas, que caso concordem com a minha opinião, denunciem tais tópicos para que o moderador os retirem.

    Afinal de contas, estudamos muito para obter o conhecimento que possuímos, que é em verdade a nossa ferramenta de trabalho.

    Gosto particularmente de uma Frase ouvida na faculdade:

    "Não tenham vergonha de cobrar por seus serviços, pois quando levamos nossos filhos no médico, este nos cobra apenas para passar a mão na cabeça dele e dizer: Mãe, tudo certo com seu filho."
  2. fermanzi

    fermanzi Fermanzi

    Mensagens:
    50
    Estado:
    Mato Grosso do Sul
    Caro colega,
    Ouso discordar do seu posicionamento.
    A uma porque um Fórum tem a finalidade de discutir assuntos, tirar dúvidas e informar os menos avisados...
    A duas porque só contribui quem quer.
    O fato de nos depararmos com questões em concreto aqui, questões reais, partem dos próprios necessitados (clientes), que certamente necessitarão da ajuda do profissional. Partindo desse último (advogado), você nada mais estará do que contribuindo com um colega de profissão, nem sempre menos estudado que Vossa Excelência.
    Se algum colega se sentir no direito de ajudar ao outro você quer proibi-lo?
    E por último, sua frase é bem capitalista, no meu ponto de vista...
    Nunca passou pela sua mente um dia agir de forma dativa em favor de alguém?
    Agora, se você iniciasse uma campanha para aumentar as discussões de temas, eu o apoiaria, porque isso sim está um pouco, senão bastante, precário em nosso fórum.
    É minha opinião.
  3. cesarmello

    cesarmello Visitante

    Olá.

    Quanto ao dativo, ainda não o faço por ainda não ter a Ordem.

    Porém já realizo trabalho voluntário, e assim que obter a Ordem já está acertado os dias em que atenderei dativamente a comunidade de areia branca e fazenda rio grande.

    Realmente, a frase é capitalista, pois é o regime em que vivemos atualmente. Afinal de contas, se dinheiro não traz felicidade, me dê o seu e seja feliz.

    Gostaria de deixar claro, que a minha posição é a de não discutir casos em concreto, como por exemplo "Posso interditar a minha sogra?" ou: "Posso cobrar um amigo meu que não tem dinheiro nem emprego?"

    O porque de eu ser contra responder esse tipo de tópico, é o que segue:

    1- Se a pessoa tem acesso a internet, não podemos assumir que seja paupérrima. Também não deve ser um completo obtuso.

    2- As pessoas não escrevem todo o caso em seus tópico, e tenho visto respostas muito definitivas contendo expressões como "Com certeza" e "é certo que".

    Ora, se mesmo tendo uma audiência ao vivo com clientes por vezes somos surpreendidos por fatos que nos foram omitidos, que prejudicam o "ganhar" ou "perder" a causa, imagine em um caso meio explicada via um fórum.

    Dizer com certeza como a pessoa deve proceder nestes casos é agir com negligência.

    Além do que, ao perder a "causa" a pessoa terá o descrétito nos profissonais.

    3-O fórum, como pude ver, é voltado para pessoas do ramo jurídico, que têm condições de tratar de casos abstratos, sem necessitar das minúcias do caso concreto para uma conclusão satisfatória.

    4-Do ponto de vista capitalista, ao responder casos concretos "de graça" por meio de um fórum você pode estar roubando seus proprios clientes. Eu lhe pergunto: se a pessoa que fez a pergunta não obtiver uma resposta, ela pagará cerca de 150 a 350 reais em um livro que a contenha e se dedicará a estudar e procurar esta resposta?

    Afinal de contas, todas as respostas estão, ou na internet, ou em livros de doutrina ou jurisprudência algumas até expressas na lei.

    Aplaudiria de pé Internautas que se dedicassem a esse nível p/ obter suas repostas.

    Não acho justo nós juristas termos de estudar tanto para então responder tudo "mastigadinho" só porque estamos na internet.

    Acredito que pelo menos o esforço mental de moldar a questão em abstrato ao seu caso concreto é exigível dos frequentadores do fórum.
  4. Oi, pessoal ... Bem, eu postei poucas perguntas por aqui e mais algumas respostas aquando procurava o que me interessava ... Aliás, assim foi que procurando que cheguei até aqui ...

    Quanto à esta questão de perder Clientes por causa das consultas aqui, eu acho que isto não procede ... O máximo que alguém vai perder vai ser o preço duma simples Consulta ... Já um cliente para a Causa não até porque ninguém pode entrar na Justiça sem um Advogado ...

    Exemplo disto sou eu, a minha Família tem algumas pendengas na Justiça que até hoje não foram resolvidas por causa de mais Profissionais ... Há quase um ano, eu estudo os assuntos e, afora alguns procedimentos processuais, a matéria em si, eu tenho a certeza que domino mais do que muito Advogado ... Frise-se: domino 03 ou 04 casos apenas ... Para o resto, mais a fundo, sou um ignorante ...

    Assim, por mais que eu tenha o conhecimento, contratei 02 advogados para as minhas Causas ... Não tirei o serviço de ninguém ... Aliás, como os Profissionais não cuidam só do meu caso, me tornei Amigo deles e tudo que eu descubro, de Leis à Jurisprudência, eu passo pra eles ... No final, eu e eles saímos ganhando!!!

    Até já fiz perguntas aqui ... Mas antes de perguntar, eu pesquiso a beça na Jurisprudência e na Internet em geral ... Eu, sem ser Advogado, estou aqui pra perguntar e tb pra responder, pois, embora Vcs saibam mais do que eu, por razões óbvias, creio que existam coisas que eu sei que Vcs não saibam ... Bem, podemos contribuir uns com os outros mutuamente ... O conhecimento não tem fronteiras; penso eu assim!!!

    Um abraço do Historiador Carioca!!!
  5. Deró

    Deró Membro Pleno

    Mensagens:
    120
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasil
    Caros,

    Entendo esse tópico em duas visões básicas:

    1) o ponto de vista do conhecimento puro, da matéria jurídica enquanto ciência, doutrina, do pensar jurídico, dos princípios que extrapolam fronteiras, extrapolam as classes, os gêneros, as idades, os interesses, extrapolam o corporativismo, os monopólios, as castas, os governos, as corporações de ofício, as seitas secretas, as tentativas de controle, direcionamento e censura.

    2) por outro lado o ponto de vista do conhecimento aplicado à advocacia, aplicado áquelas pessoas que fizeram juramento perante às associações de advogados, áqueles que estão eticamente obrigados ao cumprimento do código de ética da profissão de advogado e aos seus estatutos, àqueles que fizeram juramento perante estas associações.


    Ora o fórum é espaço aberto a todos os citados acima debaterem o direito, os casos concretos, os casos em tese, os casos omissos, os cassos mais improváveis, as leis, a doutrina, a jurisprudência, os costumes jurídicos, o direito natural, etc.

    O fórum é espaço para compartilhar o conhecimento, promover a troca de informações jurídicas, o enfoque é de doação de informações e conhecimento, o despreendimento, nunca o contrário, caso contrário não seria um fórum e sim uma seita ou uma coorporação secreta.

    Partindo desse princípio seria simplesmente inconcebível tentar imputar a todos pretensa prerrogativa e pretenso dever exclusivo de profissional juramentado ás normas, estatutos e códigos de ética exclusivos dos advogados.

    Tendo nesse fórum juizes trabalhistas, promotores, jurisconsultos, doutrinadores do direito, estudiosos do direito, PHDs, pós graduados, mestrados, delegados, bacharéis, nenhum desses estaria obrigado sequer a uma vírgula dos estatutos, normas e códigos de ética da advocacia, justamente por não fazerem parte dela, por não terem prestado juramento, por não serem fiscalizados por ela, por não terem nada com a advocacia, nada, nothing, niente, nihil.

    É comum no dia a dia explicar para a população em geral que quem se torna bacharel em direito não necessariamente vai virar advogado, como uma lagarta que tem que virar borboleta, mas pode ser também um juiz trabalhista, um jurisconsulto, um doutrinador do direito, um promotor, um delegado, um procurador, etc. vários deles não tem necessariamente que ter vínculo algum com a entidade que representa os advogados, mas ter que explicar isso para quem já é do ramo jurídico...


    Boa sorte a todos
Tópicos Similares: Consultoria Jurídica
Forum Título Dia
Empreendedorismo na Advocacia Empresa de consultoria - Advogado 13 de Maio de 2017
Classificados Jurídicos Assessoria, Consultoria E Advocacia De Apoio Em Campos - Rj 12 de Setembro de 2013
Classificados Jurídicos Consultoria Para Advocados. 16 de Maio de 2012
Fórum dos Neófitos Consultoria Para Advogados, Existe? 20 de Abril de 2010
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor JEC - Pessoa Jurídica extinta antes da citação 13 de Janeiro de 2020