Contrato Parceira Agricola

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por consultorfelix, 27 de Outubro de 2008.

  1. consultorfelix

    consultorfelix Em análise

    Mensagens:
    1
    Estado:
    Goiás
    Olá, boa tarde a todos!

    Trabalho com um grupo de produtos rurais que arrendam terras para cultivar cereais, batata e cebola

    Eles sempre fizeram contrato de arrendamento, mas os proprietários das terras arrendadas precisam declarar as receitas do arrendamento e, por isso, pagam imposto de renda, o que tem dificultado e encarecido o custo de arrendamento. Agora estão querendo substituir o contrato de arrendamento por contrato de parceria.

    Neste contexto, tenho as seguintes dúvidas que gostaria de compartilhar:

    1) Contrato de Arrendamento pode ter o preço estipulado em produto agrícola (soja, por exemplo)? Todos os contrato firmados até agora são fixado em soja, do tipo: dá-se a este o contrato o valor de 4.000 sacas de soja... Pelo que me disseram este contrato não tem validade, pois só pode ter seu preço estipulado em moeda, não em produto;


    2) O contrato de PARCERIA pode ter seu preço fixado e pago em dinheiro, em vez de cota (certa porcentagem do fruto/produto agrícola)?;

    3) O contrato de PARCEIRA pode ter seu preço estipulado em produtos, mas diferentes aquele cultivado na área objeto? Exemplo: vou cultivar batata inglesa, então, firmo um contrato de parceria cujo valor está estipulado em 4.000 sacas de soja? Isso é válido?


    Pediram-me para redigir estes contratos, mas não tenho certeza, pois na lei (E.T.), li condições diferentes e fiquei com dúvidas.


    Conto com a ajuda de vocês


    Obrigado!


    Deusimar Félix
    Administrador
Tópicos Similares: Contrato Parceira
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Lei do Superendividamento: banco é condenado a indenizar cliente que contratou cartão de crédito con 27 de Março de 2023
Notícias e Jurisprudências Consumidor é condenado por litigância de má-fé ao pedir indenização mesmo tendo assinado contrato de 07 de Março de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Contrato de aluguel 18 de Março de 2022
Direito de Família Contrato de doação 10 de Março de 2022
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Atraso na finalização do contrato de compra e venda, de quem é a culpa? 17 de Janeiro de 2022