Corte de energia elétrica numa sexta-feira...

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Leandro Fagundes, 29 de Maio de 2016.

  1. Leandro Fagundes

    Leandro Fagundes Advogado

    Mensagens:
    18
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Caso: um cidadão teve a sua energia elétrica cortada pela concessionária de energia elétrica numa sexta-feira pela manhã (em horário comercial). Ele foi notificado com o aviso de corte com antecedência de 15 dias. Após a suspensão do serviço, ele pagou imediatamente o débito e a taxa de religamento, no que foi atendido. Acontece que existe uma lei municipal aqui em minha cidade, de 2011, que proíbe os cortes de energia elétrica e água nas sextas, sábados, domingos e feriados. E eu achei uma matéria sobre um projeto de lei estadual aqui na Bahia que proibiria as concessionárias de energia elétrica e água de cobrarem taxa de restabelecimento do serviço (não tenho a confirmação de que esta lei foi sancionada pelo governador da bahia). Acontece que a competência para legislar sobre serviços de energia elétrica é da União. Caberia uma ação no caso acima pelo corte ter sido feito numa sexta-feira? e pela cobrança da taxa de restabelecimento do serviço? Eu acredito que não, justamente pela inconstitucionalidade das leis municipal e estadual. Aguardo resposta dos colegas... grande abraço a todos!!!
  2. drmoraes

    drmoraes Advogado

    Mensagens:
    298
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Bom dia, Leandro. Se é apenas projeto de lei, e não uma lei, então não vejo como você possa usar como fundamento para sua ação.
Tópicos Similares: Corte energia
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor É Permitido O Corte No Fornecimento De Energia, Quando Descoberta Fraude Na Ligação? 05 de Abril de 2012
Arquivos antigos corte de energia 29 de Abril de 2008
Modelos de Petições corte no fornecimento de energia elétrica 27 de Outubro de 2005
Notícias e Jurisprudências Corte de água de inquilino inadimplente gera indenização 22 de Maio de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Cobrança De Condomínio E Corte De Agua 06 de Novembro de 2013