Corte Eleitoral rejeita referendo de Morales

Discussão em 'Política' iniciado por Fernando Zimmermann, 03 de Setembro de 2008.

  1. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Corte Eleitoral rejeita referendo de Morales

    A Corte Nacional Eleitoral (CNE) da Bolívia rejeitou, nesta segunda-feira, o decreto do presidente Evo Morales que convoca para o dia 7 de dezembro um referendo sobre a nova Constituição do país.

    O anúncio de Morales foi feito na semana passada em meio a crescente disputa com a oposição e após ter sido ratificado no cargo, no referendo do dia 10 de agosto, com 67,4% dos votos.

    Nesta segunda-feira, o presidente da CNE, José Luis Exeni, comunicou a decisão por carta ao presidente interino do país, Álvaro García Linera. Ele ocupa o cargo enquanto Morales visita o Irã.

    Mais tarde numa entrevista à imprensa, em La Paz, Exeni disse: "Mandamos uma carta ao senhor presidente da República, explicando que não podemos administrar o processo (eleitoral) enquanto não forem solucionadas questões legais ainda pendentes."

    Ele afirmou que o decreto presidencial foi um dos principais impedimentos para a realização do referendo. Segundo o presidente da Corte, o correto teria sido que o Congresso Nacional tivesse definido sobre este plebiscito, através de uma lei.

    O decreto de Morales – chamado de "Decreto Supremo 29691" – marcou a data do referendo sobre a nova Carta aprovada no ano passado, na Assembléia Constituinte. Aprovação que contou com os votos dos integrantes do seu partido, o MAS (Movimento ao Socialismo), mas com a rejeição da oposição.

    O mesmo texto do decreto presidencial convoca eleições para prefeitos (governadores) de La Paz e Cochabamba – dois dos nove departamentos (Estados) do país cujos prefeitos perderam os cargos no referendo do mês passado.

    A CNE argumentou que nestes dois casos não seriam cumpridos os prazos de 120 dias entre a convocação da eleição e o pleito. A nova Constituição é uma das principais bandeiras da gestão de Morales. Mas para que o novo texto entre em vigor precisa da ratificação eleitoral, num referendo.

    "Refundação"

    Quando assumiu o poder, em janeiro de 2006, ele disse que a Carta Magna representaria a "refundação" do país. Os artigos da nova Constituição tratam de questões como reforma agrária, direitos dos indígenas e recursos naturais.

    O texto constitucional tem o apoio, principalmente, dos políticos e eleitores da região andina – também chamada de Ocidente (La Paz, Oruro, terra de Morales, e Potosí). Mas este projeto da Carta é rejeitado pela oposição (concentrada, principalmente, na região conhecida como "meia lua" (Santa Cruz, Tarija, Beni e Pando).

    Nos últimos dias, após o anúncio do decreto de Morales, foram registrados novos casos de violência entre opositores do governo e seus seguidores. Essa disputa política envolve pelo menos três braços: o texto da nova Constituição; a determinação de Morales de cortar o repasse de verbas do setor petroleiro aos departamentos; e os processos de autonomia das regiões governadas pela oposição, que querem se distanciar política e administrativamente do governo central.

    Na semana passada, Morales foi obrigado a entrar, por breve período, no território brasileiro diante dos fortes protestos contra ele em Beni. O governo boliviano alegou "questões de segurança".

    Petrobras

    Nesta segunda-feira, um grupo de opositores bloqueou o acesso ao campo San Alberto, no departamento de Tarija, administrado pela Petrobras.

    A notícia, publicada na Red Erbol, dizia que a manifestação era contra o corte no repasse de verbas do setor petroleiro – medida adotada por Morales para pagar benefício a aposentados.

    Segundo a Agência Boliviana de Informação (ABI, que é oficial), Santa Cruz e Tarija registram escassez de combustíveis devido aos efeitos destas manifestações.

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbb...referendo.shtml

    Mapa da Bolívia com as divisões regionais:
    [​IMG]
Tópicos Similares: Corte Eleitoral
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Corte de água de inquilino inadimplente gera indenização 22 de Maio de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Corte de energia elétrica numa sexta-feira... 29 de Maio de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Cobrança De Condomínio E Corte De Agua 06 de Novembro de 2013
Direito do Trabalho Insalubridade - Corte De Alumínio 18 de Junho de 2013
Direito Administrativo Mandado De Segurança E 'data-Corte' 03 de Março de 2013