Créditos em celular pré-pago não podem ter prazo

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por Fernando Zimmermann, 13 de Junho de 2004.

  1. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Operadoras de celular estão proibidas de fixar prazos para uso de créditos no pré-pago
    Fonte: Tribunal de Justiça - DF

    O Desembargador convocado da 1ª Turma Cível, João Egmont, negou no dia, 9/6, liminar em recurso interposto pela Tele Norte Celular e outros contra decisão do juízo da 4ª Vara Cível de Brasília, que proibiu as operadoras em questão de estabelecerem prazo de validade nos créditos inseridos pelos consumidores no sistema móvel celular do tipo pré-pago, sob pena de multa diária de R$ 50 mil. A decisão é provisória e vale até o julgamento do mérito do recurso, que ainda não tem data prevista para ocorrer.

    Em seu julgamento, o Desembargador destaca que a decisão de primeiro grau no sentido de assegurar ao consumidor a utilização de seus créditos independentemente do prazo de validade estipulado pelas operadoras está perfeitamente correta. Segundo ele, se prevalecesse a tese das operadoras em sentido contrário os consumidores estariam pagando por um serviço não prestado, o que configuraria uma situação injusta.

    Ainda segundo o magistrado, as operadoras, ao fixarem prazo de validade para um produto não perecível e em desfavor do consumidor, subtrai do mesmo a opção de reembolso da quantia já paga pelos créditos e que não serão utilizados com a expiração do prazo.

    A Ação Civil Pública foi movida por Anadec - Associação Nacional de Defesa da Cidadania e do Consumidor em face de TeleNorte Celular Participações S/A e outros.
Tópicos Similares: Créditos celular
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Habilitação de créditos em recuperação judicial - custas 07 de Dezembro de 2017
Direito de Família Reserva de Créditos Trabalhistas de Pensão Alimentícia 21 de Agosto de 2017
Direito de Família Créditos Alimentares? 29 de Agosto de 2016
Direito do Trabalho Créditos Trabalhistas e Sucessão de companheira 27 de Fevereiro de 2015
Direito do Trabalho Recuperação Judicial - Créditos Trabalhistas 14 de Janeiro de 2015