Desembargador Determina a Impenhorabilidade de Imóvel Bem de Família

Discussão em 'Notícias e Jurisprudências' iniciado por Thales de Menezes, 16 de Agosto de 2015.

  1. Thales de Menezes

    Thales de Menezes Membro Pleno

    Mensagens:
    187
    Estado:
    Goiás
    No dia 28 de maio de 2015, o desembargador Alan Sebastião de Sena Conceição, ao julgar a Apelação Cível de nº 51856-37.2012.8.09.0137, confirmou a sentença do processo de nº 201290518564, no sentido de não permitir a penhora de um imóvel por se tratar de bem de família.

    O demanda se tratava de uma Ação de Execução Fiscal onde o imóvel dos executados fora indicado para penhora a fim de garantir o crédito do Exequente, o Estado de Goiás.

    Em sua petição de defesa, os Executados alegaram que o imóvel indicado se tratava de um bem de família, logo, não poderia ser penhorado, como bem determina o artigo 1º e 5º da Lei de nº 8.009/90.

    Por lei, o imóvel residencial próprio do casal, ou da entidade familiar, é impenhorável e não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam proprietários e neles residam, salvo exceções.

    Entretanto, é importante mencionar que para os efeitos de impenhorabilidade, de que trata esta lei, considera-se residência um único imóvel utilizado pelo casal ou pela entidade familiar para moradia permanente.

    Em contrapartida, o Procurador do Estado afirmou que o imóvel em questão não se tratava de bem de família, uma vez que os Executados não residiam no local, usando-o para auferir renda através de alugueis.

    Entretanto, pela documentação juntada no processo, o desembargador, em consonância com o entendimento do juiz de primeiro grau, concluiu que o imóvel servia sim de moradia para os executados e, tendo eles apenas este bem imóvel, ele seria tratado como bem de família, logo, não seria possível a penhora do mesmo.

    Fonte: http://www.advocaciaimobiliariagoias.com/
Tópicos Similares: Desembargador Determina
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Desembargador Confirma Sentença que Determinou Sobrepartilha de Imóvel 14 de Setembro de 2015
Artigos Jurídicos Quem são os desembargadores de nossos tribunais ? 24 de Setembro de 2014
Notícias e Jurisprudências Advogado E Desembargador Em Mg São Presos Por Venda De Decisões Em Hc 01 de Julho de 2011
Artigos Jurídicos Homenagem Ao Desembargador Drº:irineu Antonio Pedrotti 15 de Outubro de 2010
Direito do Trabalho Decisão Do Desembargador, Não Entendi Nada 28 de Agosto de 2010