Desistência de Consórcio

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por guilherme vital, 12 de Fevereiro de 2016.

  1. guilherme vital

    guilherme vital Membro Pleno

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Prezados, Boa tarde

    Estou precisando da experiência dos (as) colegas.

    Pois bem, fui procurado por um cliente que informou o seguinte:

    que estava integrando um consórcio de imóveis, junto ao Itaú, no valor de aproximadamente R$ 337.056,55, na qual realizou o pagamento de 11/138 parcelas.
    Informou que em decorrência de sua vicissitude financeira, não mais conseguiu adimplir as parcelas, e que diante disso não viu outra alternativa senão desistir do consórcio.

    pergunto:

    1) Como devo proceder para restituir os valores já pagos: na via adm ou direto na via judicial?

    2) Qual o entendimento hodierno dos tribunais acerca da restituição de valores por desistência?

    Colegas, se possível, me enviem um modelo.

    desde já, agradeço a todos.
Tópicos Similares: Desistência Consórcio
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Litisconsórcio passivo - desistência de um dos réus pelo autor 14 de Maio de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Desistência De Consórcio: Valor A Ser Devolvivo. 18 de Março de 2013
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Desistência De Consórcio Pessoa Idosa 18 de Outubro de 2012
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor DESISTÊNCIA EMBARGOS DE DECLARAÇÃO E DO PRAZO RECURSAL RESTANTE 13 de Dezembro de 2022
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Desistência da arrematação 13 de Setembro de 2021