Direito De Passagem / Servidão De Trânsito

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por JarbasJr, 11 de Outubro de 2012.

  1. JarbasJr

    JarbasJr Em análise

    Mensagens:
    3
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Olá pessoal do fórum, recém me cadastrei e este é meu primeiro tópico.
    Espero que possa gerar uma boa discussão, e também colaborar dentro do fórum de uma forma geral.
    Pois bem, sou advogado inscrito na OAB/RS e estou atuando há cerca de 2 meses, porém já me apareceu um caso que me chamou alguma atenção por ser uma situação atípica, e que passo a relatar logo abaixo.

    Meu cliente, já de outra ação litigiosa, está querendo assegurar o direito de passagem para o cemitério da sua família (bastante comum aqui no sul do RS). Acontece que o cemitério está dentro de uma propriedade rural, que pertencia à família até o começo deste ano. Ao vender o imóvel, não tinha preocupação com o assunto, tendo em vista que mantivera boa relação com o comprador. No último mês, houve ajuizamento de uma ação em que as partes são o comprador do imóvel e o meu cliente (ação em que sou procurador), acabando com a amizade entre as partes, e consequentemente acabando com o acesso livre do meu cliente ao cemitério da família.
    Chegando o feriado de finados, a família do cliente que é muito religiosa, está preocupada em não conseguir ter acesso ao cemitério (que se encontra dentro de propriedade privada alheia), e me procuraram novamente, desta vez para ajuizar ação que lhes garanta o direito de passagem para ter acesso ao cemitério, tendo em vista que não há hipótese de gravar o imóvel de forma consensual e amigável.
    Este é o meu 'problema', agora passo a lhes apresentar a conclusão que cheguei, mesmo sem ter me aprofundado muito no assunto, e já aproveitando para procurar uma certa ajuda, pois já percebi que não terei muita firmeza na minha decisão.