Dispensa sem justa causa - Aviso prévio - Pedido de demissão

Discussão em 'Direito do Trabalho' iniciado por Ronnielly, 14 de Maio de 2014.

  1. Ronnielly

    Ronnielly Membro Pleno

    Mensagens:
    25
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Boa tarde!

    Um dos meus clientes recebeu comunicação de dispensa sem justa causa em 13/01/2014. O aviso seria trabalhado, porém em 14/01/2014 ele comunicou para empresa que tinha conseguido um novo emprego.

    Ele me informou que foi coagido a pedir demissão (com liberação imediata) e acabou escrevendo uma carta de comunicação onde consta claramente tal pedido.

    As verbas rescisórias foram pagas dentro do prazo, porém o sindicato se recusou a fazer a homologação. Tal fato ocorreu porque no dia marcado o empregado levou a comunicação de dispensa sem justa causa e a empresa apresentou o pedido de demissão.

    Estava verificando a jurisprudência e pelo que li o empregado tem que provar que ocorreu a coação. Os únicos documentos que ele possui são o aviso dado pela empresa e a cópia do pedido de demissão.

    Ainda estou analisando a situação e gostaria da opinião dos colegas.

    Desde já agradeço.
  2. Ronnielly

    Ronnielly Membro Pleno

    Mensagens:
    25
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Acho que encontrei a resposta:

    “Art. 477. §1º. O pedido de demissão ou recibo de quitação de rescisão do contrato de trabalho, firmado por empregado com mais de 1 (um) ano de serviço, só será válido quando feito com a assistência do respectivo Sindicato ou perante a autoridade do Ministério do Trabalho”
  3. loginManoel

    loginManoel Membro Pleno

    Mensagens:
    106
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Norte
    .
    Última edição: 19 de Agosto de 2014
Tópicos Similares: Dispensa sem
Forum Título Dia
Direito do Trabalho Dispensa Sem Justa Causa - Urgente 07 de Junho de 2013
Direito do Trabalho DISPENSA DE FUNCIONARIO AFASTADO EM ESPECIE DE BENEF. ERRADA 27 de Janeiro de 2021
Direito de Família Dispensa de Colação em Testamento 02 de Março de 2018
Direito do Trabalho Custas pelo reclamante, dispensadas na forma da lei. 10 de Maio de 2017
Direito do Trabalho Dispensa durante gozo de Auxílio Doença 15 de Julho de 2016