Divórcio demorado demais

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por Summer, 20 de Janeiro de 2005.

  1. Summer

    Summer Visitante

    Senhores,

    Estou com dúvida com relação ao tempo que demora para conseguir o divórcio minha audiência de conversão da separação judicial em divórcio estava marcada para 21/10/2004, tanto eu como minha ex-esposa assinamos o acordo de conversão porém na hora da audiência o Juiz comunicou que não é mais feita a conversão do divórcio na hora da audiência o Juiz precisava analisar o processo e depois "se" necessário agendaria uma data para a audiência ou então simplesmente averbaria e finalizava o processo, porém até o presente momento não tenho resposta e muito menos existe um prazo para que isso finalizar.

    Pergunto : Todo esse tramite realmente existe ? O Juiz pode determinar quando e como ele vai assinar ? Existe alguma forma de agilizar todo esse processo ?

    Agradeço a todos
  2. gilberto lems

    gilberto lems Membro Pleno

    Mensagens:
    251
    Estado:
    Minas Gerais
    Summer,

    Prazos para poder requerer:
    A exigência de 1(um) ano no mínimo somente é exigida para a conversão de separação de fato para divórcio direto, como prova da ruptura da vida em comum. Ou, da separação consensual: 2 anos. (Lei 6.515/77)
    Prazos para decisão:
    Se foram cumpridos os requisitos acima, não há mais o que esperar.
    Os prazos para decisão da conversão de separação em divórcio: 5 dias
    Prazo para Ministério Público: 5 dias
    Sentença: 10 dias. (CPC -Código de Processo Civil - Lei 5869/73)

    É bom que fale com o seu advogado para verificar o que está acontecendo.

    Saudações
    gilberto
  3. Summer

    Summer Visitante

    Gilberto,

    Agradeço a sua ajuda vou conversar com meu Advogado pois segundo consta a demora esta por parte do Juiz em não ter assinado pois depende da boa vontade.

    Agradeço a ajuda e com certeza estarei conversando com Advogado para ver quais as medidas que poderemos entrar para solucionar essa novela que já tem 3 meses


    Abraços
  4. FAF

    FAF Em análise

    Mensagens:
    38
    Estado:
    São Paulo
    :eek: Summer, qual foi o fim da história.
    Tenho o mesmo problema.
    Quero denunciar o juiz junto a OAB.
    Afinal para tudo existe prazo.
    Grato,
  5. Andréia

    Andréia Visitante

    Será melhor denunciá-lo junto à Corregedoria do Tribunal de Justiça, ou fazer uma queixa junto à Ouvidoria, já que o Juiz não está submetido à Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, mas ao Tribunal.
  6. xandajunqueira

    xandajunqueira Visitante

    Olá!

    Também tenho dúvida a respeito do assunto, mas gostaria de compartilhar o que traz a LOMAN:

    Dos Deveres do Magistrado
    Art. 35 - São deveres do magistrado:
    I - Cumprir e fazer cumprir, com independência, serenidade e exatidão, as disposições legais e os atos de ofício;
    II - não exceder injustificadamente os prazos para sentenciar ou despachar;
    III - determinar as providências necessárias para que os atos processuais se realizem nos prazos legais;
    IV - tratar com urbanidade as partes, os membros do Ministério Público, os advogados, as testemunhas, os funcionários e auxiliares da Justiça, e atender aos que o procurarem, a qualquer momento, quanto se trate de providência que reclame e possibilite solução de urgência.
    V - residir na sede da Comarca salvo autorização do órgão disciplinar a que estiver subordinado;
    VI - comparecer pontualmente à hora de iniciar-se o expediente ou a sessão, e não se ausentar injustificadamente antes de seu término;
    VIl - exercer assídua fiscalização sobre os subordinados, especialmente no que se refere à cobrança de custas e emolumentos, embora não haja reclamação das partes;
    VIII - manter conduta irrepreensível na vida pública e particular.

    Outra dúvida seria por que os juízes possuem prazos impróprios?

    Um abraço, Alexandra Junqueira.
  7. ismar_schein

    ismar_schein Membro Pleno

    Mensagens:
    234
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Prazo próprio. Prazo para as partes.
    Impróprios dizem-se os prazos para o juiz, porque não sendo obedecidos só acarretam sanções disciplinares.

    Apesar dos Magistrados terem pzs impróprios, geralmente eles despacham no processo tipo. "por estar acumulando as varas x e y ou vara x e respondendo pela adm do foro, devolvo sem manifestação, etc.

    E n dá nem sanção disciplinar, pois é sabido q os juízes tem excesso de processos, o q acarreta atrasos. Por exemplo aqui em minha comarca os juízes cíveis possuem 13.500 processos(cada).
  8. Visitante_FAF

    Visitante_FAF Visitante

  9. ismar_schein

    ismar_schein Membro Pleno

    Mensagens:
    234
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    visitante FAF

    Entre no site do Tribunal de Justiça de seu Estado e clique em "acompanhamento processul" ou correlato.

    Aí vc deverá colocar o número do processo. Se vc n o tiver deverá ter uma opção p consultar pelo nome.

    Ai aparecerá em q pé anda o processo.

    Alegrete-RS
  10. FAF

    FAF Em análise

    Mensagens:
    38
    Estado:
    São Paulo
    :wacko:

    A comarca de Penapolis não permite consulta via internet. Não tem a opção deste Forum...

    Caí na estaca zero novamente.

    Só resta esperar???? A boa vontade do juiz assinar, eles tiram férias em julho?

    Grato,

    FAF
  11. Andréia

    Andréia Visitante

    Estes processos correm em segredo de justiça, assim não há consulta pela internet. O ideal seria ir até o fórum e pedir o andamento.
  12. FAF

    FAF Em análise

    Mensagens:
    38
    Estado:
    São Paulo
    Prezados Drs.,

    Ir até o Forum e verificar o andamento não faz parte do trabalho do advogado que paguei?

    Ele simplesmente diz que foi e que está na mesa do juiz? É assim mesmo??

    Moro em SP e o advogado e o processo de meu divórcio em Penápolis/SP.

    Mas agradeço à todos a atenção, muito obrigado.

    FAF ^_^
  13. FAF

    FAF Em análise

    Mensagens:
    38
    Estado:
    São Paulo
    Prezados Dr.,

    Agora meu caso está indo para 3 meses para o Juiz assinar.

    Meu advogado já foi ao fórum e eles informam que está para assinar.

    Eu mesmo liguei e fui mal tratado pela pessoa ao telefone.

    Mandei um e-mail para a OAB de Penápolis, mas ainda aguardo retorno, informando o número do processo e a vara.

    Meu receio é o juiz se irritar e deixar meu processo de lado por mais tempo ainda.

    O que fazer??? Recorrer ao Tribunal de Justiça?? Resolveria meu problema??

    Muito obrigado à todos,

    FAF
  14. ismar_schein

    ismar_schein Membro Pleno

    Mensagens:
    234
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Se nada resolve entre no site do TJ do Estado e faça um resumo de seu caso à Corregedoria do TJ, mas com dados bem completos, nomes se possível de quem o atendeu, etc
  15. FAF

    FAF Em análise

    Mensagens:
    38
    Estado:
    São Paulo
    :lol:

    Prezados Srs.,

    Muito obrigado pelas orientações, fiz uma queixa na Ouvidoria do Tribunal de Justiça de SP, e meu processo foi assinado pelo juíz.

    FAF
  16. ismar_schein

    ismar_schein Membro Pleno

    Mensagens:
    234
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Parabéns por sua persistência em buscar informações e seguir as sugestões dos colegas de fórum.

    Alegrete-RS(Terra de Mário Quintana)
  17. FAF

    FAF Em análise

    Mensagens:
    38
    Estado:
    São Paulo
    ^_^ Prezados Drs.,

    Realmente segui as orientações do Fórum, a OAB local até hj não deu retorno.

    Mas a ouvidoria do Tribunal de Justiça de SP é um orgão MUITO sério e competente que responde de imediato.

    O meu advogado foi até o Fórum e o processo realmente foi assinado pelo juiz, agora o advogado disse que falta o Promotor assinar, porque o processo envolve criança, devido a eu ter filho, mas que isto é rápido, de 2 a 3 dias. Isto procede e é rápido mesmo??

    Mais uma vez, MUITO obrigado à todos,

    Abraços,

    FAF
  18. ismar_schein

    ismar_schein Membro Pleno

    Mensagens:
    234
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Esperamos q seja rápido como afirmado. caso contrário é só dar um "alôzinho" p a corregedoria do MP.

    Abraços

    Alegrete-RS (1ª Capital Farroupilha)
Tópicos Similares: Divórcio demorado
Forum Título Dia
Direito de Família Dúvidas em divórcio consensual 06 de Novembro de 2022
Direito de Família Análise ética: dúvida sobre parcialidade do advogado de família em partilha de divórcio consensual 15 de Dezembro de 2020
Direito de Família Partilha de bens em divórcio 06 de Dezembro de 2020
Direito de Família Divórcio cumulado com pensão e guarda 02 de Novembro de 2020
Direito de Família Divórcio: documentação 20 de Outubro de 2020