Divórcio E Separação Consensuais Extrajudiciais

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por Dr. Gustavo, 23 de Fevereiro de 2010.

  1. Dr. Gustavo

    Dr. Gustavo Em análise

    Mensagens:
    14
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Caros colegas alguém poderia me explicar quais os procedimentos do processo extrajudicial consensual?sou advogado das partes então, qual o procedimento? tendo em vista que nunca fiz nenhum divorcio!!!quais os requisitos?quais documentos devo ter em mãos?
  2. Léia Sena

    Léia Sena Membro Pleno

    Mensagens:
    498
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Dr. Gustavo,
    Você precisa ter:
    1) consenso sobre todas as questões da separação
    2) a inexistência de filhos menores/incapazes
    3) escritura pública lavrada por tabelião de notas
    4) observância do prazo de um ano da celebração do casamento para a separação/ ou de dois anos de separação de fato para o divórcio

    Segue sugestão de leitura:

    http://cnbsp.org.br/portal/atos_07.asp
    Fernando Zimmermann e Dr. Gustavo curtiram isso.
  3. Dr. Gustavo

    Dr. Gustavo Em análise

    Mensagens:
    14
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
  4. Dr. Gustavo

    Dr. Gustavo Em análise

    Mensagens:
    14
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    vamos supor que o casal já tem 3 anos de casamento e ainda vivem sobre o mesmo teto!!!enfim eles desejam se divorciarem minha pergunta é, todo casal que quer se DIVORCIAR deve se SEPARAR antes, ou já pode entrar com o divorcio diretamente?
  5. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Dr. Gustavo, você é advogado?
  6. Dr. Gustavo

    Dr. Gustavo Em análise

    Mensagens:
    14
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF