Documentos Do Falecido Extraviado,o Que Fazer Para Conseguir Segunda Via?

Discussão em 'Direito Previdenciário' iniciado por valdirene nery, 01 de Fevereiro de 2012.

  1. valdirene nery

    valdirene nery Membro Pleno

    Mensagens:
    279
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia!

    Tenho comigo a seguinte duvida: primeiro a pensaão por morte é devida aos dependentes se na epoca do falecimento o de cujus ja se encontrava desempregado ha mais de dois anos?
    em segundo lugar gostaria de saber como proceder para conseguir segunda via dos documentos dele,ja que foram extraviados em um escritoriod e advocacia que estava cuidando do caso,afinal acredito que para dar inicio ao pedido de pensão, vamos precisar dos documentos originais...
  2. otreborsolarc

    otreborsolarc Consultoria em Saude e Segurança do Trabalho

    Mensagens:
    98
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Saudações,

    Se o segurado na época do óbito possuía mais 120 contribuições sem interrupção que caracterizasse a perda da qualidade de segurado, seu período de graça é de 24 meses, se o mesmo recebeu seguro desemprego em seu ultimo vinculo este período é dilatado para 36 meses.

    Verifique se os familiares alguma vez deram entrada no pedido de pensão, digo diretamente no INSS, caso afirmativo com o nome e data de nascimento é possível em qualquer agencia do INSS rastrear este processo mesmo que tenha sido indeferido, localizando o processo junte a cópia da documentação dos dependente ao requerimento de um novo pedido de beneficio incluindo nesse requerimento uma solicitação para apensar ao mesmo o processo anterior.

    O processo anterior certamente terá cópia de todos os documentos necessários para requerer o novo beneficio, inclusive o numero do NIT do segurado, numero de inscrição esta que possibilitara a retirada de um extrato do CNIS onde consta todos os vínculos e recolhimentos do segurado.

    Caso a agencia dificulte entre com um pedido Judicial.
Tópicos Similares: Documentos Falecido
Forum Título Dia
Direito do Trabalho Falta de análise de documentos 20 de Maio de 2019
Direito Penal e Processo Penal Quais documentos devem instruir o protocolo de uma apelação? 27 de Setembro de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor JUNTADA DE DOCUMENTOS(PROVA) NOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO, JUIZADO ESPECIAL 21 de Fevereiro de 2018
Direito Tributário ANEXAR DOCUMENTOS EM PROCESSO ADMINISTRATIVO ELETRÔNICO 11 de Outubro de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Juntada de documentos nas contrarrazões JEC 22 de Novembro de 2015