Duas Dúvidas De Iniciante

Discussão em 'Regras' iniciado por darossa, 03 de Setembro de 2009.

  1. darossa

    darossa Em análise

    Mensagens:
    25
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Olá!
    Acabo de me registrar neste forum, que parece muito interessante!

    Então, dentro da área de debates jurídicos, temos seções sobre Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil, Direito Empresarial, ... mas não sobre Direito Autoral. Esse assunto (regulado pela lei 9610) e outros específicos devem ser debatidos aonde? A área mais próxima que eu encontrei foi o "papo furado", mas a regra é que não haja, lá discussões sobre Direito.

    Sobre perguntas relacionadas a casos concretos: o que exatamente qualifica uma pergunta como sendo de um caso concreto? A presença de personagens e os tempos verbais? Pergunto porque, num caso concreto em que o sujeito pretenda perguntar: "Meu pai faleceu, e era casado com uma nova esposa, que não minha mãe. Ele adquiriu patrimônio durante esse segundo casamento. Terei direito a algo? " poderá perguntar, ao invés disso, "A, filha de B, idoso falecido recentemente e casado com C, veio e descobrir que o pai adquirira bens na duração de seu segundo casamento. De acordo com a melhor doutrina em Direito das Sucessões, terá A direito a parte desse novo patrimônio de B?"
  2. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Saudações Ross,

    Você pode formular sua pergunta sobre direito autoral na área "Direito Civil, Empresarial e do Consumidor".

    Sobre criação de tópico sobre casos concretos, dê uma olhada nesse tópico: http://www.forumjuridico.org/topic/7362-criacao-de-um-topico-sobre-casos-concretos/

    Abraços,
  3. darossa

    darossa Em análise

    Mensagens:
    25
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Certo, li o post inicial do tópico mais algumas das opiniões dos membros que postaram em seguida, e compreendo a razão de ser das normas éticas ali expostas. Inclusive postei também a minha opinião lá sobre elas.
    Mas, o caso narrado hipoteticamente é considerado caso concreto para os efeitos daquelas normas? Continuo a perguntar porque o relato de um caso concreto em geral é muito mais complicado do que uma situação-problema narrada em uma ou duas linhas, usando-se A, B e C como sujeitos. Eu mesmo, quando fui escrever meu problema pessoal, gastei uma página inteira, buscando não deixar nada de fora. Aquilo sim entendo como caso concreto por envolver aspectos históricos das pessoas envolvidas e também detalhes que podem nada ter a ver com contenda.
    Obrigado!
Tópicos Similares: Duas Dúvidas
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Juíza defere desacolhimento e concede guarda provisória para adoção de duas crianças 07 de Março de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Basta uma ou duas ações? 15 de Agosto de 2020
Direito Previdenciário Duas aposentadorias 28 de Outubro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Imóvel vendido para duas pessoas distintas 04 de Maio de 2018
Direito do Trabalho Cliente propõe duas RTs com patronos diferentes. 09 de Abril de 2018