Duplicata Protesto

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por emanuelleg, 23 de Outubro de 2008.

  1. emanuelleg

    emanuelleg Em análise

    Mensagens:
    4
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia!

    Tenho duvida no seguinte caso, se alguém me puder esclarecer fico grata.

    O caso é que, tinha algumas duplicatas que foram protestadas e não pagas, o credor então entrou com uma ação judicial, na qual foi feito um acordo, tal acordo fora cumprindo, porém as duplicatas continuam no cartório de protesto.

    Dai pergunto! De quem é obrigação de tirar as duplicatas do cartório do
    Devedor ou do credor?

    Se do credor o que devo fazer, pois o mesmo não retirou e nem quer tirar tenho que entrar com algum tipo de ação que o faça?
  2. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Se o acordo foi silente quanto a esta situação, a obrigação é do devedor, que de posse de cópia autenticada pelo Tribunal do acordo e decisão homologatória, provará a quitação perante o cartório, operando a baixa. Só lembrando que provavelmente haverá custas cartorárias a serem recolhidas em razão do protesto.
  3. emanuelleg

    emanuelleg Em análise

    Mensagens:
    4
    Estado:
    São Paulo
    Obrigado pela resposta.

    Mas tenho mais uma duvida, é necessario esperar até o fim do acordo processual para retirar o nome do cartorio? ou posso tirar no começo do acordo o nome do cartório?

    Outra duvida é se essa situação cabe tambem para nota promissoria?

    Obrigado desde ja.
Tópicos Similares: Duplicata Protesto
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Ação Buscando Anulação De Duplicatas E Protestos 18 de Maio de 2010
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor ENDOSSO DE DUPLICATA ELETRÔNICA 23 de Fevereiro de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Prescrição de duplicata 09 de Maio de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Duvida Qto Duplicatas E Cheques 12 de Novembro de 2010
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Duplicata Mercantil De Frete 04 de Agosto de 2009