Dúvida Sobre Baixa Na Ctps E Guia De Seguro Desemprego

Discussão em 'Direito do Trabalho' iniciado por Nubia All, 24 de Março de 2014.

  1. Nubia All

    Nubia All Em análise

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Estou com a seguinte dúvida: uma cliente foi dispensada sem justa causa e a empresa não pagou nenhuma verba rescisória dela, não deu baixa em sua CTPS e também não entregou as guias de seguro desemprego. Foi interposta uma ação trabalhista com pedido liminar mas a audiência só foi marcada para daqui há 3 meses, e o juiz não se manifestou sobre a liminar. Qual medida eu poderia tomar para ela ter a CTPS baixada e receber as guias de seguro antes dessa audiência?
  2. Diego Emmanuel F. Pinheiro

    Diego Emmanuel F. Pinheiro Ex-advogado. Oficial da PMMG e investidor

    Mensagens:
    170
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Boa noite, prezada Doutora Nubia.

    Infelizmente acredito que não há muito o que fazer. Salvo melhor juízo, não me recordo de haver na CLT, nem no CPC, dispositivos obrigando o magistrado a se manifestar, em determinado tempo, sobre pedidos liminares e cautelares feitos pelas partes. 

    Também já tive problemas assim na esfera cível e a magistrada demorou 9 meses para decidir sobre meu pedido liminar. Resultado que encontrei: digitalizar os autos integralmente e enviar ao CNJ. Acredito que essa magistrada não vai mais demorar tanto tempo para apreciar uma liminar.

    No âmbito trabalhista acredito que vale a mesma infeliz situação. Como não há norma obrigando os magistrados a analisarem, de imediato, as liminares e pedidos de antecipação de tutela, deixam para se manifestar em audiência ou ao final da fase instrutória.

    Em tese os magistrados que são submetidos a este tipo de pedido da parte deveriam se manifestar o quanto antes, a fim de evitarem prejuízos à parte requerente, mas parece que muitos magistrados, atrás de suas mesas nos Juízos espalhados por esse Brasil afora, se esquecem que a realidade para a pessoa de bem, para o menor, para o idoso, para o trabalhador e tantas outras pessoas é bem outra.

    Sugiro, por fim, que a colega aguarde considerações de outros membros do fórum mais experientes que eu na esfera trabalhista.

    Cordialmente.
  3. Léia Sena

    Léia Sena Membro Pleno

    Mensagens:
    498
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Concordo com o Colega  Diego, do qual não há muito o que se fazer. Eu apenas tentaria uma petição ao juiz no intuito de sensibilizá-lo demonstrando a precariedade vivida pelo reclamante ao ter sido demitido e estar sem o recebimento de verbas essenciais ao seu sustento.
    Utilizaria como fundamentação o direito constitucional do Trabalho, no sentido de que o não recebimento imediato poderia concretizar um desrespeito aos direitos humanos e que tal situação além de inconstitucional, afrontaria o Estado Democrático de Direito.
  4. fmbaldo

    fmbaldo Editores

    Mensagens:
    844
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Aconselho embargos auriculares para despachar a liminar.
Tópicos Similares: Dúvida Sobre
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Dúvida sobre reparo em caixa d'agua de casa alugada (quem paga nesse caso?) 11 de Janeiro de 2024
Notícias e Jurisprudências Dúvidas sobre ação no cejusc 05 de Janeiro de 2024
Direito do Trabalho Dúvida sobre Dissidio 12 de Julho de 2022
Direito de Família Dúvida sobre inventário extrajudicial 30 de Setembro de 2021
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor DÚVIDA SOBRE HABILITAÇÃO DE CRÉDITO CONTRA EMPRESA FALIDA 03 de Agosto de 2021