Embargos de declaração protocolo

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por freitas, 01 de Dezembro de 2015.

  1. freitas

    freitas Membro Pleno

    Mensagens:
    239
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Ola ! estou aqui com uma dúvida cruel:

    Os embargos de declaração contra acordão da Turma Recursal deve ser protocolados na vara do Juizado Especial Federal ou no Tribunal ?

    A parte mora no interior de Minas e o recurso está sendo julgado na capital
  2. Lucio D. de Medeiros

    Lucio D. de Medeiros Membro Pleno

    Mensagens:
    8
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Prezado Freitas, bom dia.

    O protocolo deve ser feito na Turma Recursal do JESP Federal, portanto em Belo Horizonte, eis que deve ser dirigida ao Relator e não ao juiz de primeira instância.

    Vide art. 536 do CPC e 48 da Lei 9099/95, abaixo colacionados:

    Art. 536. Os embargos serão opostos, no prazo de 5 (cinco) dias, em petição dirigida ao juiz ou relator, com indicação do ponto obscuro, contraditório ou omisso, não estando sujeitos a preparo.

    Art. 48. Caberão embargos de declaração quando, na sentença ou acórdão, houver obscuridade, contradição, omissão ou dúvida.

    Att.
  3. freitas

    freitas Membro Pleno

    Mensagens:
    239
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Ok. Dr. Lúcio, entendi, mas a minha dúvida é se tenho que ir a Belo horizonte protocolar a petição de embargos ou se posso enviar por carta ou então protocolar no juiz de primeira instância para que seja remetido ao Relator ?
    Advogado do interior, ir a capital para peticionar é mais uma dificuldade.
  4. Lucio D. de Medeiros

    Lucio D. de Medeiros Membro Pleno

    Mensagens:
    8
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Entendo Dr. O protocolo deve ser feito Em Belo Horizonte. Agora eu não sei lhe informar se é possível enviar por protocolo postal (correios), é possível que sim. Entretanto eu lhe aconselho a entrar em contato com Justiça Federal e se informar diretamente no setor de protocolo. Tenho certeza de que o Sr. terá as suas dúvidas sanadas. Se for necessário o protocolo ser feito fisicamente, não podendo enviar por correio, acho menos dispendioso o Sr contratar uma diligência aqui na capital, ou talvez utilizar o serviço da OAB/MG, eis que possui uma sala no interior da justiça federal.

    Att.
  5. freitas

    freitas Membro Pleno

    Mensagens:
    239
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
Tópicos Similares: Embargos declaração
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor DESISTÊNCIA EMBARGOS DE DECLARAÇÃO E DO PRAZO RECURSAL RESTANTE 13 de Dezembro de 2022
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor JEF - Embargos de Declaração sem pronunciamento. Preliminar de Contrarrazões 04 de Fevereiro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Embargos de Declaração? 26 de Setembro de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Manifestação aos Embargos de Declaração 21 de Setembro de 2018
Direito do Trabalho Cabimento embargos de declaração Instrução Normativa 40 TST 01 de Março de 2018