EMPREGADO QUE RECEBEU ALTA DO AUXILIO DOENÇA

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por Renilson quadra e silva, 23 de Março de 2005.

  1. Sou contador de uma empresa de confecções, teve uma funcionária que próximo ao termino do contrato de experiênica, conseguiu entar em beneficio no INSS.
    Motivo alegado: strees isso aconteceu 05/04/2004. A partir de amanhã 24/03/2005 ela estará de alta. Minha dúvida é:

    1 - Posso demiti-la, a partir de amanhã sem problemas para a empresa?

    2 - Ela tem estabilidade? O motivo alegado para o auxilio foi strees, esgotamento, coisa que não foi ocasionada pelo trabalho, pois ela trabalhou pouco mais de 30 dias.

    Atenciosamente


    Renilson Quadra e Silva
  2. Mario Emerenciano

    Mario Emerenciano Advogado - Moderador

    Mensagens:
    280
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Renilson,




    Não posso te precisar o tempo de estabilidade que a referida funcionaria tem, mas com certeza ela tem estabilidade.Aconselho a esperar um pouco enquanto vc obtenha o tempo correto,sob pena de ter que indenizá-la.Vou fazer uma pesquisa nesse feriado e volto a te responder.


    Mario Emerenciano
  3. Mario Emerenciano

    Mario Emerenciano Advogado - Moderador

    Mensagens:
    280
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Renilson,


    Leia isso:

    artigo 118, da Lei nº 8.213/91.

    Exame médico demissional que atesta aptidão do empregado. Concessão pelo INSS de auxílio-doença-acidentário após a rescisão. Persistência da enfermidade. Dispensa nula. Encontra-se a empresa impossibilitada de demitir empregado portador de moléstia profissional ou do trabalho que se equipara ao acidente para todos os efeitos (artigo 20, I e II, da mesma Lei), e, estabelecido o nexo de causalidade através de perícia médica, deve ser reconhecida a estabilidade, porquanto, no momento da dispensa o contrato laboral se encontrava suspenso. Se tratasse de acidente típico o trabalhador estaria afastado do trabalho e somente poderia ser demitido doze meses após, conforme artigo 118, da Lei nº 8.213/91. Mas o afastamento, nos casos da doença profissional ou do trabalho não é importante para fixação esse direito, pois acomete o trabalhador e se instala aos poucos, não exigindo, por vezes, que o empregado se ausente para o tratamento de saúde. (TRT 2ª R. – RO 36251 – (20030212299) – 10ª T. – Relª p/o Ac. Juíza Sônia Aparecida Gindro – DOESP 20.05.2003)JLBPS.118


    ESTABILIDADE PROVISÓRIA DO ACIDENTADO – NÃO-CARACTERIZAÇÃO DE DOENÇA PROFISSIONAL – Afastamento em auxílio-doença comum no curso do aviso prévio indenizado – Demonstrado que a doença que acometeu a autora não teve origem nas suas condições de trabalho, descaracterizada está a ocorrência de doença profissional e, por conseguinte, não há que se cogitar da estabilidade provisória do art. 118 da Lei n8.213/91

    Espero ter te ajudado


    Mario Emerenciano
  4. cloroc

    cloroc Visitante

    Caro colega,

    Em nosso humilde entendimento, o empregado(a) que durante o contrato de experiência, afasta-se por motivo de doença ou acidente de trabalho, tem seu contrato de experiência interrompido.
    Ao retornar ao trabalho, recomeça a contagem do período de experiência interrompido, considerando os dias que faltavam para o término do contrato de experiência no dia do afastamento.
    Em razão do exposto, inferimos que não há o que se falar em estabilidade no período de experiência por se tratar de contrato por prazo determinado.

    Veja Jurisprudência nesse sentido:

    "CONTRATO DE EXPERIÊNCIA. ACIDENTE DE TRABALHO. ESTABILIDADE PROVISÓRIA. O contrato de experiência é forma de contrato por tempo determinado, encerrando-se quando do seu termo (art. 443, § 2º, "c", da CLT). Dessa forma, inexistindo pactuação no sentido de transformá-lo em contrato por prazo indeterminado ao seu término, o acidente de trabalho ocorrido durante o período de experiência não confere ao obreiro o direito à estabilidade provisória prevista no art. 118, da Lei nº 8.213/91. (TRT 9ª R - TRT-PR-RO-9133/1999-PR-AC 00954/2000-4a.T-Relator ROSEMARIE DIEDRICHS PIMPÃO - DJPr.)"

    Esperamos ter colaborado.

    Cloroc
  5. Caro colega,

    Conforme afirmou o colega Cloroc o afastamento do empregado do trabalho è considerado interrupção do referido contrato, sendo que os primeiros quinze dias, s.m.j., são computados para todos os efeitos, inclusive para avaliar a possibilidade de rescisão. Observe que a CLT ao regular o contrato de experiência fala em 90 dias e não tres meses, o que dá diferença, portanto observe a contagem. Se a demissão se der antes de completar 90 dias a empresa deverá pagar indenização para a empregada demitida; caso venha a ser excedido este prazo de 90 dias o contrato automaticamente passará a vigorar como por tempo indeterminado.
    Ressalto ainda que segundo o magistário de Sergio Pinto Martins, in Direito do Trabalho, pag. 303, até seis meses de auxílio doença, mesmoque de forma ininterrupta é caso de (sic) interrupção do contrato de trabalho e portanto, conta-se o referido prazo para todos os efeitos.
    Estou com um caso em que o cliente acidentou-se faltando 15 dias para expirar o prazo do contrato de experiência e após o retorno do benefício previdenciário ficou a disposição do empregador por mais 13 dias, diante disto pergunto: Se meu raciocínio acima exposto estiver correto o referido empregado é estável???

    Espero ter ajudado os colegas e aguardo retorno a minha indagação.



    Alexsandro Oliveira
  6. Ely

    Ely Visitante

    Não vislumbro a mencionada estabilidade neste tipo de contrato por tempo determinado.
  7. Guest

    Guest Visitante

    Colega Ely,

    mesmo na hipótese em que o contrato tenha se prorrogado?
Tópicos Similares: EMPREGADO QUE
Forum Título Dia
Direito do Trabalho Empregado que se tornou sócio 07 de Agosto de 2017
Direito do Trabalho Empregado perdeu CTPS que não havia sido assinada pelo empregador 07 de Outubro de 2015
Direito do Trabalho Valores roubados - Empresa cobrando do empregado. Demissão há mais de 2 anos. O que fazer? 12 de Maio de 2015
Direito do Trabalho Empregador Falecido, Polo Passivo Quem Colocar? 02 de Julho de 2012
Arquivos antigos Empregador que não assinou carteira de trabalho 14 de Abril de 2007