Emprestar O Nome Para Financiamento De Veículo

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por CRISTIAN GOMES, 27 de Março de 2012.

  1. CRISTIAN GOMES

    CRISTIAN GOMES Membro Pleno

    Mensagens:
    307
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa Tarde aos nobres colegas.

    Estou aqui diante de uma situação relativamente comum, mas estou com dúvida em qual procedimento adotar.

    Uma Cliente me procurou com a seguinte intenção, Ela está tirando um veículo 0KM para um amigo mas ele quem vai dar a entrada e também quem vai pagar o financiamento. Minha cliente está somente emprestando o nome e CPF para este financiamento.

    Quero fazer um contrato entre as partes para garantir a propriedade sobre este bem ao comprador, mesmo estando no nome da minha cliente, ela já é de idade e tem medo que se vier a falecer, seus filhos mesmo sabendo que ela só emprestou o nome e quem paga todas as despesa referente a este veículo é seu amigo, possam a vir a prejudica-lo posteriormente. Desta forma ela quer deixar tudo documentado para que após a devida quitação deste financiamento, ele possa transferir para seu nome. Vale lembrar que os filhos aceitaram assinar como testemunhas na procuração e tambem no contrato, ou seja, não ha objeção por parte deles.


    A dúvida é, qual seria a melhor maneira extrajudicial para formalizar este ato?
  2. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Sem filhos menores ou em desacordo com a situação, que tal uma Escritura Publica de Doação, com a concordância dos filhos?
  3. claudiolourenco

    claudiolourenco membro pleno

    Mensagens:
    45
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde.

    Já tive um caso semelhante, eu agi de forma simples.

    Em se tratando de CDC e não leasing , eu pedi ao meu cliente que fosse com o vendedor até o carório e preenchesse o recibo de venda - o DUT de tranferencia, reconhecendo a firma de ambos vendedor e comprador -

    Tudo bem que depois o seu cliente terá que pagar uma multa de averbação pelo atraso na transferencia, mas é garantido porque se a mulher morre a coisa fica complicada.

    Pense nisso. - é venda liquida e certa, concretizada e acabada, bastando, apenas, fazer a transferencia no final pagando a multa de 1% sobre o valor, só isso

    abraços

    Claduio
  4. CRISTIAN GOMES

    CRISTIAN GOMES Membro Pleno

    Mensagens:
    307
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Caro amigo claudio, já pensei nesta solução mas não aceitaram devido a multa pela averbação do documento.

    As partes querem realizar somente um contrato e na função de testemunhas vou arrolar os dois filhos. Agora que tipo de contrato posso celebrar?
  5. CRISTIAN GOMES

    CRISTIAN GOMES Membro Pleno

    Mensagens:
    307
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Estava aqui pensando, se neste caso fizesse uma declaração, qualificando as partes, e tambem o objeto(carro), relatando todo o histórico " que "A", só emprestou no nome e CPF para que "B" comprasse o veículo, já que "B" não tinha renda comprovada para liberação do financiamento. Mas na realidade o verdadeiro proprietário do veículo é "B" por que deu a entrada e paga pontualmente as parcelas do financiamento e assim que ocorrer a quitação da dívida "B" compromete-se a transferi-lo para seu nome, e claro "B" assume todas as responsabilidades sobre este veículo inclusive criminalmente. Colhendo assinatura das duas filhas de "A" como testemunhas, este documento teria valor para "B" comprovar sua propriedade sobre o veículo, mesmo o veículo estando em nome de "A"?
  6. fragoso

    fragoso Em análise

    Mensagens:
    32
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    CONTRATO DE CESSÃO DE DIREITOs sobre o referido bem.
    Ok!
    Abcs.
  7. CRISTIAN GOMES

    CRISTIAN GOMES Membro Pleno

    Mensagens:
    307
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    ACREDITO QUE ESTA SEJA A MELHOR OPÇÃO E TAMBÉM A MAIS SIMPLES. CONTRATO DE CESSÃO DE DIREITOS

    OBRIGADO AMIGO FRAGOSO
  8. HeryckDM

    HeryckDM .∙.

    Mensagens:
    221
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Norte
    Não seria mais facil uma fiança não?
  9. CRISTIAN GOMES

    CRISTIAN GOMES Membro Pleno

    Mensagens:
    307
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    COMO UMA FIANÇA? O CARRO JÁ FOI COMPRADO E JÁ ESTA SENDO PAGO PELO PROPRIETÁRIO, POREM CONSTA NO NOME DA MINHA CLIENTE.
Tópicos Similares: Emprestar Nome
Forum Título Dia
Modelos de Petições Mandado de Segurança para emprestar efeito 25 de Dezembro de 2007
Direito de Família Retificação de Assento (Registro Civil - sobrenome errado de genitora falecido) 20 de Julho de 2022
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Curatelas e processos judiciais em nome do curatelado 08 de Junho de 2022
Regras Mudança de nome: Dúvida 14 de Abril de 2020
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Curso não publicou nome do DO 18 de Novembro de 2019