Estabilidade Provisória - Gestante - Contrato De Experiência - Súmula 244 Tst

Discussão em 'Direito do Trabalho' iniciado por lypao2006@hotmail.com, 06 de Março de 2013.

  1. lypao2006@hotmail.com

    lypao2006@hotmail.com Membro Pleno

    Mensagens:
    59
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa noite.


    A súmula 244 do TST, em seu item III, asseverava que não se aplicava estabilidade provisória à gestante quando o contrato de trabalho era de experiência.

    No entanto, desde 28 de setembro de 2012, está em vigor uma alteração neste item III da súmula 244, garantindo a aplicação de estabilidade provisória à gestante nos contratos por tempo determinado.


    Eis a dúvida:


    Em um fato que aconteceu antes da alteração de entendimento do TST (quando se aplicava o entendimento de que não se aplicava estabilidade provisória à gestante em contratos de experiência), mas que somente foi reclamado na justiça do trabalho agora, em 2013, após a mudança de entendimento, deve-se aplicar o entendimento antigo ou o novo?

    Alguém possui uma resposta fundamentada?



    Desde já agradeço,



    Neo...
    verquietini curtiu isso.
  2. Roberto César

    Roberto César Membro Pleno

    Mensagens:
    583
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Boa noite, Neofitolegis,

    Nesse caso, o entendimento é no sentido de que as alterações jurisprudenciais podem ser aplicadas a casos pretéritos por conta da não obediência ao princípio do 'tempus regit actum' aplicável às legislações, o que afronta a segurança jurídica, mas, a modulação dos efeitos, p. ex., é privativa do STF nas ADi's e ADPF's:

    ENTENDIMENTO JURISPRUDENCIAL. NÃO SUJEIÇÃO AO PRINCIPIO TEMPUS REGIT ACTUM. Na interpretação jurisprudencial, diversamente do que ocorre com a legislação, não vige o princípio "o tempo rege o ato" (tempus regit actum), ou seja, é possível julgar fatos passados com base em mais recente posicionamento do TST sobre a questão em debate. No que se refere à legislação, há o princípio da irretroatividade, segundo o qual à lei não é permitido reger situações que lhe são anteriores. Entretanto, assim como no princípio "tempus regit actum", a jurisprudência não se submete a tal restrição. Por isso, as alterações nas orientações jurisprudenciais e súmulas do TST se aplicam até aos casos antecedentes às suas publicações ou cancelamento. (TRT 3ª Região. Quarta Turma. 0000977-65.2011.5.03.0044 RO. Rel.: Juíza Convocada Taísa Maria M. de Lima. DEJT 05/11/2012 P.157).
    verquietini curtiu isso.
  3. gustavocastro

    gustavocastro Membro Pleno

    Mensagens:
    367
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Ceará
    Acerca do tema sei pouco, mas estou começando a acreditar que um dia, vai poder tudo.

    Olhe essa matéria.

    Link
    TST dá estabilidade a trabalhadora que ficou grávida no aviso-prévio
  4. Roberto César

    Roberto César Membro Pleno

    Mensagens:
    583
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Verdade, Gustavo! Isso gera enorme insegurança jurídica, pois, estão tramitando várias ações de grávidas na época do contrato determinado.
    verquietini curtiu isso.
  5. verquietini

    verquietini Membro Pleno

    Mensagens:
    196
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia caros colegas

    Apenas para complementar o que o Dr. R. Cesar ponderou, não é nem mesmo questão de aplicação da Súmula, mas sim de aplicação da Constituição.

    A Súmula não pode criar ou modificar o Direito, mas na verdade apenas interpretá-lo. (sabemos que nem sempre esse princípio é verdadeiro, mas é o que deveria ser).

    O que o TST fez ao modificar o entendimento contido na Súmula 244, III, foi apenas corrigir uma falha histórica de interpretação constitucional.

    O preceito normativo principiológico e legal sempre existiu, pois estão contidos na interpretação do art. 7º, XVIII, da CF/88; e art. 10, II, "b", do ADCT.

    Por isso, caso tenha uma empregaga que foi demitida grávida em período de experiência e sua pretensão ainda não estiver prescrita, pode entrar com a ação que conseguirá uma indenização.

    Por fim, a insegurança jurídica foi criado por que editou a antiga Súmula 244, III, do TST, e não por que a corrigiu agora.

    E ainda o princício da segurança jurídica deve ceder espaço ao super princípio da dignidade da pessoa humana.

    Abraço a todos

    Wagner
  6. fmbaldo

    fmbaldo Editores

    Mensagens:
    844
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Prezados, não é tão simples assim a resposta.

    O próprio TST não tem entendimento firmado sobre o momento da aplicação da súmula. Ouvi isso da boca de um Ministro de lá.

    Ainda, existe um Rext no STF com repercussão geral sobre o tema.

    Muita gente escreveu sobre o tema, em especial o Prof. Estevão Mellet (um artigo de 2005 na RT) questionando como seriam aplicadas as modificações das Súmulas nos Tribunais.

    Quanto a estabilidade da gestante no aviso prévio não é surpresa nenhuma, tendo em vista que o aviso incorpora "para todos os efeitos" o contrato e tempo de trabalho.
  7. Cjardim

    Cjardim Membro Pleno

    Mensagens:
    207
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Colegas,

    a matéria é semelhante à estabilidade do empregado que sofre acidente de trabalho com afastamento superior a 15 dias, durante o contrato de experiência.

    Divergindo um pouco sobre as opiniões, me atrevo a fazer outra colocação: creio que não é o caso de aplicação ou não aplicação da súmula, e não se trata de direito intertemporal. Súmula não é lei, e sim uma reiteração de interpretações da própria lei. Portanto, imagino, vá acontecer como já aconteceu, v.g., com a base de cálculo do adicional de insalubridade. Quando a matéria cair no Judiciário, vai ser interpretada de acordo com a jurisprudência majoritária ou pacífica, o que, por consequência, vai fazer com que os empregadores passem a respeitar também tal situação, e... voi la, está consolidada a matéria :rolleyes:

    Acho que é por aí...

    []s
    verquietini curtiu isso.
  8. gustavocastro

    gustavocastro Membro Pleno

    Mensagens:
    367
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Ceará
    Pelo seu ponto de vista, sim, mas o senhor não acredita que isso gera insegurança? Não consigo imaginar que a autora concebeu o filho durante o período do aviso prévio, de boa-fé, só para assegurar a relação de trabalho.

    Eu, na qualidade de empregador não contrataria mulher em idade de ter filhos, ou que não os tenha. O direito do trabalho é muito importante, mas em certos casos a justiça força demais.
  9. Cjardim

    Cjardim Membro Pleno

    Mensagens:
    207
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Gustavo,
    até acho que gera sim, certa insegurança. Mas veja você, que, NESSE CASO ESPECÍFICO, você mesmo deu a resposta: "não consigo imaginar que a autora concebeu o filho durante o período do aviso prévio só para assegurar a relação de trabalho". É óbvio (ao menos em 99,999% dos casos) que a trabalhadora não irá conceber um filho só para ver assegurada a estabilidade por curto período. Seria estupidez sem tamanho. Mas, SE acontecer de ter concebido um filho, terá a estabilidade como proteção contra a despedida (o que não protege da despedida por justa causa).

    Já a sua outra ideia, se demonstrada, gerará direito à reparação de danos morais, pela conduta absolutamente discriminatória.

    []s
    verquietini curtiu isso.
  10. gustavocastro

    gustavocastro Membro Pleno

    Mensagens:
    367
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Ceará
    Só tenho isso a dizer: Prove a conduta discriminatória.
  11. Cjardim

    Cjardim Membro Pleno

    Mensagens:
    207
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Pode ser difícil, mas não é impossível... E, de qualquer forma, não estou tentando provar nada contra você, só estamos debatendo o direito :lol: ... E o que eu falei é como o direito é hoje interpretado, ou seja, diante da prova de que você deixa de contratar mulheres só porque estão em idade de procriação ou sem filhos, a jurisprudência entende haver conduta discriminatória e condena ao pagamento de danos morais. Esta é só uma das inúmeras situações de conduta discriminatória passíveis de reparação de danos...

    []s
    gustavocastro e verquietini curtiram isso.
  12. Alberto_tt

    Alberto_tt Membro Pleno

    Mensagens:
    351
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Concordo com Cjardim e principalmente com o Wagner que afirma que o TST corrigiu uma falha histórica de interpretação constitucional. Ao longo de 10 anos já entrei com várias reclamações pedindo a estabilidade para gestante, mesmo com vários colegas dizendo que não dava em nada e juízes obrigando a reclamada a oferecer alguma coisa para não prejudicar a reclamante pela "imperícia" do advogado (isso mesmo, tive que ouvir cada coisa), finalmente o TST abriu os olhos e corrigiu essa falha histórica.
    gustavocastro e verquietini curtiram isso.
  13. gustavocastro

    gustavocastro Membro Pleno

    Mensagens:
    367
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Ceará
    Cjardim, estava apenas brincando. O assunto rendeu bastante. : ]
  14. Cjardim

    Cjardim Membro Pleno

    Mensagens:
    207
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Tranquilo Gustavo, o que vale é o debate ;)

    []s
Tópicos Similares: Estabilidade Provisória
Forum Título Dia
Direito do Trabalho Gestante. Estabilidade Provisória No Contrato De Experiência. Indenização Substituva. Verbas. 30 de Maio de 2013
Direito do Trabalho Após A Dispensa, Estabilidade Provisória E Aviso Prévio-Integram O Contrato De Trabalho? 19 de Janeiro de 2012
Direito do Trabalho estabilidade provisória 21 de Outubro de 2008
Direito do Trabalho Período de Estabilidade de Gestante 07 de Outubro de 2019
Direito do Trabalho Responsabilidade da Tomadora de Serviços (Estabilidade) 08 de Julho de 2019