Exame Da Ordem Unificado

Discussão em 'Fórum dos Neófitos' iniciado por alsp, 05 de Agosto de 2010.

  1. alsp

    alsp Em análise

    Mensagens:
    42
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Amazonas
    A notícia a seguir foi publicada nos sites da OAB/DF e OAB/MS:
    Fonte: http://www.oabdf.org.br/noticias/457/121671/FgvAplicaraOExameDeOrdemUnificado/

    Pois é galera, novas regras (me refiro ao provimento da OAB) e prova com estilo diferente. Estudem!

    Resolvi publicar este tópico aqui pois diz mais respeito aos acadêmicos.
  2. Adriano Souza Pereira

    Adriano Souza Pereira Adriano

    Mensagens:
    110
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Ô gente fina, quem elabora a prova é a OAB.
    Estão tentando acabar com prova da OAB, existe 3 correntes no congresso, 1- isonomia, só existe prova para o curso de Direito, 2- existe a possibilidade de se estender prova para o resto dos cursos superiores, proposta do Crivela, 3- a OAB não tem prerrogativa Constitucional para elaborar prova, ela teria a faculdade de fiscalizar como outro conselho qualquer, exemplo CREA,CRB e CRM etc...
    O Congresso está bastante divido, mas a chance de se acacabar com o exame de Ordem é enorme.
    A Fundação Getúlio Vargas apens administra a aplicação da prova como era pelo CESP/UNB.
    Um abraço.
  3. Felipe Bittencourt Buss

    Felipe Bittencourt Buss Membro Pleno

    Mensagens:
    81
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Santa Catarina
    Desculpe colega Adriano, mas a chance do Exame da OAB se extinguir não é e nunca foi enorme. Isto é ilusão de bacharéis que não conseguiram passar pelo exame e nutrem este sentimento de esperança.

    Passa pelo Supremo Tribunal Federal o julgamento da (in)constitucionalidade do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil em Recurso Extraordinário que foi reconhecida a repercussão geral. Em uma opinião sincera, nenhum ministro do STF vai julgar inconstitucional o Exame de Ordem, por n motivos, que passam desde a imensa quantidade de bacharéis em direito existentes no Brasil (que tornando-se todos advogados, o Brasil teria o maio número de advogados que todos os países do mundo), até a necessidade de se manter um exame para qualificá-los, isto, sem entrar no fato que o exame possui constitucionalidade (Art. 5º, XIII, da CF).

    O Congresso Nacional, possui estes dois projetos de lei: um para aprimorar o exame para outros cursos, outro para extingui-lo. Qual terá maior clamor popular? É óbvio que para extingui-lo, já que a maioria dos bacharéis não conseguem sequer passar da primeira fase do Exame (o que representa a realidade do ensino jurídico no país). No entanto, o Congresso movimenta-se para a primeira alternativa, eis que estipulou em lei nesse ano mesmo, o exame de proeficiência para graduados em Ciências Contábeis, ou seja, Contadores também passarão por um Exame.

    A OAB defenderá com unhas e dentes o seu Exame, que na minha opinião é muito mais do que necessário, devidos as milhares de faculdades caça-níqueis espalhadas por este Brasil afora.

    A chance de acabar com o Exame é minúscula, para não dizer nula.
  4. freddymarino

    freddymarino Em análise

    Mensagens:
    4
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
  5. freddymarino

    freddymarino Em análise

    Mensagens:
    4
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais

    Caríssimos colegas, os quais tenho a honra de debater assuntos diversos, principalmente aquele que atinge em cheio nosso cotidiano e que causa muitas dúvidas e (in)justiças....

    Com relação a esses comentários diversos citados acima, há que se destacar em primeiro plano que, nunca foi necessário prova(exame) para testar qualidade de ensino no país, muito pelo contrário, ao longo dos 5(cinco) anos de vida acadêmica, os alunos são testados, seus conhecimentos são colocados à prova pelos professores da graduação, vale lembrar que não são de tdo fáceis nao!

    outro ponto que gostaria de destacar é o fato de que a OAB nem outro órgão tem a competência, tanto moral quanto prática de determinar o nível de qualidade das Universidades/faculdades. Isso fica e sempre ficou à cargo do MEC, que é o responsável por isso.... o que a OAB está tentando fazer (e está conseguindo) é medir força dom ele(MEC).

    Se para acabar com as fábricas de baichareis sem condições de se tornarem um profissional, acabe com as faculdades de má qualidade, e nao fortaleça a ilusão de que este bacharel se tornará um dia um advogado!

    Se o MEC permite (autoriza) a criaçao de cursos de direito ou qualquer outro e depois (reconhece) é porque ele atende às expectativas traçadas pelo Governo, e porque outro órgão se opõe??? não há aqui um confito??? este confito sequer é arguido pelo Ministério da Educação.... por que motivos???

    Pra finalizar: Nao creio que o fato de se ter tantos bacharéis por aí sem poder trabalhar e recuperar o dinheiro gasto por esse estudante ao longo dos 5(cinco) anos de faculdade... Acho um absurdo que esse profissional nao possa atuar para pelo menos pagar o que gastou....
    Além do mais, existem tantos Médicos Veterinários por aí... trabalhando..... Tantos Médicos (e tão poucos hospitais) trabalhado.... tantos professores por aí...trabalhando... tantos engenheiros por aí.... trabalhando... porque somente o bacharel nao pode trabalhar... e pior..... NEM SEQUER TEM UMA PROFISSÃO..

    Chamo isso de Vergonha!!!!!!!!!!!

    (que me desculpem os que compartilham de outra visão, apenas escrevo o que eu acredito)
  6. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
  7. WILLIAN1005

    WILLIAN1005 Membro Pleno

    Mensagens:
    65
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Ate concordo em PARTES em fazer o exame da ordem, mas então, TODOS os graduados, bachareis em todos os cursos superiores devem tambem prestar exame para seus devidos conselhos e ordem para se poder obter sua carteira profissional, só assim entao, se tornarem profissionais aptos a trabalhar.... .... Agora quero ver recem formados em medicina, odontologia, engenharia, contabilidade, agronomia, sendo reprovados e fazendo diversas vezes provas para se conseguir o dirieto de registrar a seus conselhos/ordem para obter a carteira profissional.

    Já que fazem isto com os futuros advogados, tem que fazer com todos, e enfrentarem provas de 05 horas de duração com 100 questões para responder, e depois de aprovados fazer prova pratica.


    JUSTIÇA PARA TODOS, IGUALDADE,
Tópicos Similares: Exame Ordem
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor O Exame De Ordem, Pode Ser Visto Juridicamente Como Uma Relação Consumidor E Fornecedor? 13 de Janeiro de 2014
Notícias e Jurisprudências Justiça Não Pode Interferir Em Correção De Exame De Ordem. 10 de Julho de 2013
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Oque Seria Erro Material Para Oab Se Tratando De Segunda Fase Do Exame De Ordem? 17 de Janeiro de 2013
Fórum dos Neófitos Exame Da Ordem 10 de Novembro de 2012
Fórum dos Neófitos Abertas As Inscrições Do V Exame De Ordem Unificado 26 de Setembro de 2011