Excelentíssimo Ou Esselentíssimo

Discussão em '"Causos" Jurídicos' iniciado por athieri, 19 de Julho de 2010.

  1. athieri

    athieri Em análise

    Mensagens:
    4
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Recebi um e-mail um dia desses com o seguinte fato transcrito:

    "EXCELENTÍSSIMO OU ESSELENTÍSSIMO?

    Um Juiz do foro central da Capital de São Paulo recebeu uma petição solicitando sobrestamento para localizar o Réu, na qual a mesma começava com os seguintes dizeres:

    ESSELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ...

    Estranhando a utilização do termo Esselentíssimo despachou o pedido acreditando que fora um erro de digitação do Advogado.

    Pouco tempo depois o mesmo advogado peticiona novamente nos autos informando desta vez o paradeiro do Réu para a citação, eis que o advogado inicia novamente sua petição com:

    ESSELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ...

    O Juiz incredulo com a repetição do erro do advogado, e sabendo que o mesmo é sócio de renomado escritório da cidade e que por ventura fora um Juíz amigo dele que ministrou aulas de processo civil para o advogado, resolveu, o magistrado, questionar a forma pela qual o ex-aluno de seu colega tratava o Juízo em suas petições.

    O magistrado-professor ouviu atenciosamente as "chacotas" de seu colega e quando este lhe deu a palavra disse sarcásticamente:

    - Exímio colega está claro aqui que temos uma dupla interpretação na palavra, concordo com voce que meu ex-aluno realmente errou se queria elogiar seu Juízo, sua Senhoria. Mas discordo com o Senhor e concordo com o termo utilizado por ele se o mesmo quis dizer a respeito de Sua lerdeza, de Sua morosidade"

    Devemos mudar nossas petições?

    Abraços
  2. IRON LAW

    IRON LAW Membro Pleno

    Mensagens:
    346
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Amigo,
    o dia que você patrocinar uma ação no Juizado da Barra, verá o que é “Esse Lentíssimo Juízo”. Lá, os processos parecem que andam de marcha a ré. Uma simples petição demora oito meses para ser juntada. Os serventuários já costumam antecipar aos que se mostram menos pacientes: “não adianta procurar a Corregedoria porque ela sabe do nosso problema”. Dá pra aguentar? Já tento levantar um alvará há quase um ano, em uma execução que dura três. A cliente ameaçou contratar novos advogados, pois suspeitava que sofrêssemos de indolência aguda. Nem precisou. Renunciamos antes. É como renascer do inferno. Aliás, eu tinha uma charge a respeito. Só não botei no fórum porque ela está em meu HD e não possui URL.

    Depoimento:
    “O grande problema dos juizados, especialmente o da Barra, é a lentidão. A demora é de seis a oito meses para juntar qualquer tipo de petição. Recentemente foi organizado um mutirão que não adiantou muito, visto que, não raro, audiências marcadas para 11h só começam por volta das 17h.”
    http://pub.oab-rj.org.br/index.jsp?conteudo=12737

    Haja...