Execução De Cheque Sustado

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por refacul, 19 de Fevereiro de 2009.

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.
  1. refacul

    refacul Em análise

    Mensagens:
    4
    Estado:
    Espírito Santo
    :unsure: Boa tarde caros colegas,

    Sou acadêmica de direito, e fui procurada para fazer uma ação.
    O caso é o seguinte:
    A cliente recebeu de determinada pessoa inúmeros cheques como forma de pagamento de uma dívida. Desses cheques, alguns eram da própria devedora, outros de terceiros, e alguns nominais a pessoas diversas.
    Ocorre que TODOS esses cheques voltaram, pelo motivo 21 (sustação).
    Insta destacar que todos esses cheques ainda se encontram dentro do prazo de 6 meses.

    Agora não sei o que fazer. Se entro com ação de cobrança, de execução de título extrajudicial, ou monitória.

    Gostaria urgente da ajuda de vocês!

    Desde já, grata pela atenção.

    Renatta
  2. Fábio Jr

    Fábio Jr A Vida é Um Fator Incontrolável

    Mensagens:
    420
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rondônia
    Desculpem!

    Retirei minha resposta para não causar mais alvoroço!
  3. drrafaelfeliciojr

    drrafaelfeliciojr Membro Pleno

    Mensagens:
    468
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Depois passa ali no departamento de premiações que você vai ganhar sua medalha.

    Ninguém se pronunciou, provavelmente porque a autora do tópico, por ser acadêmica de direito, não pode agir como advogada e ajuizar ações.

    Se for estagiária, tem que se consultar com o advogado responsável pelo seu estágio.

    Agora, agir como advogada e atender clientes, ainda com o incentivo de membros deste fórum deveria ser inaceitável.

    Imagino a colega. Deve atender as vítimas, digo, clientes, e depois pensar: "vou fazer a ação com a ajuda dos otários do Fórum Jurídico". E os nossos honorários?
  4. drrafaelfeliciojr

    drrafaelfeliciojr Membro Pleno

    Mensagens:
    468
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Cópia de segurança.
  5. bladoborges

    bladoborges Membro Pleno

    Mensagens:
    249
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa Rafael

    Quando comecei a ler o tópico fiz a mesma observação.
  6. Fábio Jr

    Fábio Jr A Vida é Um Fator Incontrolável

    Mensagens:
    420
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rondônia
    E eu pergunto:

    E daí?!

    Sabe bixo, eu não sei, mas, a sua ironia reina absoluta aqui no fórum?

    Kra quando ela disse ser acadêmica de direito, e foi procurada para fazer uma ação, É CLARO que ela não vai fazer sozinha!

    É obvio que, SE caso ela chegar a fazer, algum advogado vai ler a petição e irá corrigir se for o caso (e pode ter certeza que ela vai errar), para, posteriormente, assinar e protocolar a ação.

    E se ela realmente for só estagiária, mas, optou por nossa ajuda, talvez queira mostrar entendimento sobre o assunto ao advogado responsável pelo estágio, já pensaram nisso? Quem não gosta de se mostrar dentro do assunto?!

    Agora, se realmente ela está agindo como advogada, ela está errada, mas eu só respondi a pergunta que ela fez, como fizeram com comigo, eu perguntei (sobre embargos à penhora on line) e obtive resposta, simples, direta, mas obtve uma resposta!

    Me desculpe se eu estiver errado.
    Obrigado pela ironia.

    PS.: Cadê a minha medalha?
  7. drrafaelfeliciojr

    drrafaelfeliciojr Membro Pleno

    Mensagens:
    468
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Se você pergunta "e daí?" é porque provavelmente ainda não teve a matéria Deontologia Jurídica (particulamente conhecida como ÉTICA).

    Se você já percebeu a incidência da minha ironia aqui no fórum, deve ser porque está acompanhando minhas postagens por ser meu fã, motivo pelo qual fico envaidecido.

    Bem, como você está errado, você deve pedir desculpas ao dono do fórum, que já inclusive lhe deu um puxão de orelhas em outro tópico.
  8. Fábio Jr

    Fábio Jr A Vida é Um Fator Incontrolável

    Mensagens:
    420
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rondônia
    Realmente, me desculpe.

    O Fórum tem suas regras e elas DEVEM ser respeitadas.

    E não devo pedir desculpas ao dono do fórum, devo me desculpar aqui, e para as pessoas q estão lendo esse absurdo.

    Acho melhor, então, editar a minha resposta!
  9. refacul

    refacul Em análise

    Mensagens:
    4
    Estado:
    Espírito Santo
    Nossa, não sabia que a minha pergunta iria causar tantas discussões...

    Gente, relaxa, eu não estou "me passando por advogada", longe de mim fazer isso... Até porque eu jamais seria capaz de mentir dessa forma... Eu aprendi valores de berço, que me são muito mais preciosos do que o dinheiro que poderia ganhar enganando as pessoas...

    Sou apenas uma estagiária, de fato.

    Só que sou um pouco diferente dos demais estagiários... Pq meus advogados (que eu amo e respeito muito) sempre me dão matérias controvertidas para que eu faça pesquisas e traga alguma resposta para eles...

    Com isso, eu perguntei aos meus professores sobre esse caso dos cheques, e até eles ficaram em dúvida. Não sei nem se eu soube colocar em palavras aqui no Fórum o grau de complexidade da ação...

    Daí, como não obtive êxito na faculdade, resolvi postar aqui a minha dúvida, na esperança de obter alguma resposta...

    Acho que não devemos julgar de forma tão severa uma pessoa, só porque ela fez uma pergunta em um Fórum de discussão...

    Gostaria de agradecer ao Fabio Jr por sua compreensão e bondade... Pois não adianta termos aula de deontologia, se não aprendemos o que nos fora ensinado em sociologia, a lidar com o outro, a entendê-lo e buscar sempre analisar o outro sem julgá-lo e condená-lo antecipadamente.

    E que Deus os abençoe SEMPRE.

    Renatta
  10. Thereza Fernandes

    Thereza Fernandes Em análise

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Brasil
    Adorei a sua resposta Renata, tambem sou academica de direito e consultar o Fórum é uma forma de estudo e acrescimo de conhecimento a materia estudada.
    Nao sei porque a sua pergunta causou tanto alvoroco.Tambem nao entendi , porque alguns advogados se preocuparam até mesmo com honorarios advocaticios.
    Pessoal creio que todos voces que hoje sao advogados ja foram academicos e, por esse motivo deveriam estar do nosso lado, ajudando sim. porque nao? nos aqui estudantes , para que a classe deixe de ser tao desunida .
    Cada um tem o seu lugar ao sol, basta agir com responsabilidade, fidelidade e conhecimento de causa.
    Abs
    Thereza Fernandes
  11. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Saudações Thereza Fernandes,

    Isso foi resolvido.

    Na época em que esse tópico foi criado, estávamos bastante preocupados com a questão ética, porque vários leigos estavam usando nosso espaço como um verdadeiro consultório virtual (do tipo "meu ex não paga pensão, e agora???"), o que fugia ao objetivo do site e inclusive é proibido pelo Estatuto da OAB.

    Criamos as Regras, e agora a primeira mensagem de novos usuários é revista antes de incluída. Essas duas medidas resolveram o problema.

    Obrigado, seja bem-vinda,
  12. Valladares

    Valladares Em análise

    Mensagens:
    4
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Boa tarde Renata,

    Acredito que seja execução, pois ainda se encontra dentro dos seis meses. Com relação aos cheques estarem nominais a uma terceira pessoa eu não sei, por que era para ter sido endossado para o detentor do mesmo.

    Att,

    Valladares.
  13. drrafaelfeliciojr

    drrafaelfeliciojr Membro Pleno

    Mensagens:
    468
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Eu nem tinha visto a resposta da Renatta.

    Tamném não sei porque uma usuária se prestou a comentar resposta de QUATRO meses atrás. Só pode ser para semear a discórdia.

    Se os professores não tiveram solução, recomendaria buscar outra faculdade. Mesmo porque uma faculdade que na matéria de sociologia ensina "a lidar com o outro" deveria ser arrasada por um meteoro.

    Ademais, a colega se apresentou da seguinte forma: "Sou acadêmica de direito, e fui procurada para fazer uma ação." Ora, não soube explicar algo simples (se é que o que disse sobre os advogados supervisores era verdade).

    Também não entendi o porquê da condenação por eu mencionar os honorários. Faça o seguinte, quando se formar, monte uma barraquinha, faça uma placa escrito "Advogada grátis" e seja feliz.

    Tópico trancado.
Tópicos Similares: Execução Cheque
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Execução ou MOnitoria para cheque? 12 de Setembro de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Execução de Cheques nominal a terceiros 25 de Julho de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Execução de cheque no JEC 13 de Junho de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Execução de Cheques em nome diverso de Cliente 03 de Junho de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Honorários na execução de cheque 01 de Abril de 2016

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.